Sobre a Revista

Revista Educação e Emancipação

A  Revista Educação e Emancipação é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação, de acesso aberto que publica trabalhos originais de pesquisadores e estudiosos brasileiros e de outros países que tratem de educação, oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos, entrevista sobre a temática e resenha. Os conceitos e posicionamentos emitidos são de inteira responsabilidade de seus autores.

10.18764 | 2358-4319 |   A3

Edição Atual

v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023
Imagem de Capa da Edição Número 3 de 2023
Publicado: 2023-11-20

Editorial

  • Editorial

    Patrícia Baroni, Allan Rodrigues, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Luís Paulo Cruz Borges

Artigos

  • Rotas epistemológicas para pluri-versar a universidade contribuições para descolonizar o conhecimento

    Gabriela da Nóbrega Carreiro, Tânia Rodrigues Palhano
    22-46
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.38
  • Perspectivas multi/interculturais e engajamento antirracista no fazer e pensar docente em arte

    Jorge Paulino, Ana Ivenicki, Rodrigo Campos
    47-70
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.39
  • A imprescindibilidade da interculturalidade crítica ao Ensino Religioso não confessional para a escola

    Laura Patrícia Aguiar Cardoso, Heiberle Hirsgberg Horácio
    71-97
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.40
  • Racialidade e encarceramento um olhar para o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes na escola prisional feminina

    Suzianne Silva Tavares, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    98-125
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.41
  • Confluências, diálogo e acolhimento na Educação Escolar Quilombola

    Paulo Sérgio da Silva, Rita de Cássia dos Santos Camisolão, Carla Beatriz Meinerz
    126-151
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.42
  • Currículo, políticas de ações afirmativas e pedagogia antirracista empoderamento de mulheres negras no ensino superior

    Ozerina Victor de Oliveira, Andresa Fernanda Almeida de Oliveira
    152-173
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.43
  • Interseccionalidade e imagens de controle os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras

    Ana Maria Klein, Juliana dos Santos Costa
    174-202
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.44
  • Pedagogia Ubuntuísta epistemologia antirracista na formação inicial docente

    Soraia Lima Ribeiro de Sousa, Raimunda Nonata da Silva Machado
    203-231
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.45
  • Um currículo de relações análise de práticas de (auto)conhecimento e diversidade étnico-racial no espaço escolar

    Ana Cristina Silva Daxenberger, Ângela Cristina Alves Albino, Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho
    232-258
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.46
  • Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes

    Flávia Paloma Cabral Borba, Jean Carlo de Carvalho Costa, Swamy de Paula Lima Soares
    259-280
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.47
  • Outras educações narrativas de professoras negras periféricas do Rio de Janeiro e quilombolas do Mato Grosso

    Luciano da Silva Pereira, Célia Regina Cristo de Oliveira, Larissa Melo Mendes
    281-306
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.48
  • Epistemologias do Quilombo a emergência de uma pedagogia decolonial em territórios quilombolas na Amazônia brasileira

    Isaac Fonseca Araújo
    307-335
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.49
  • Conhecimentos provenientes das epistemologias antirracistas postos em circulação nos currículos por professores negros

    Rose Cristiani Franco Seco Liston, José Licínio Backes
    336-360
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.50
  • Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora

    Carlos Horácio Correia, Maria da Conceição dos Reis
    361-384
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.51
  • No movimento também tem educação perspectivas emancipatórias da luta antirracista

    Valdenia Guimarães e Silva Menegon, Sâmia Valéria Nascimento de Oliveira, Geyciele Quézia Silva Dourado
    385-410
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.52
  • Educação antirracista e sua (in)aplicabilidade um estudo de caso das práticas de gestores e professores em uma instituição de educação infantil do município de Messias/AL

    Sheyla Maria Rodrigues da Silva, Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Edna Cristina do Prado
    411-439
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.53
  • Decolonizando a periferia vivências e práticas do Coletivo Perifala (Teresina-PI)

    Kary Emanuelle Reis Coimbra
    440-469
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.54
  • Educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências Biológicas uma pedagogia decolonial da branquitude

    Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Reinaldo Gomes de Arruda, Maria Eduarda de Almeida Santos
    470-498
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.55
  • Uma proposta de letramento racial crítico e antirracista a partir da história em quadrinhos “Os Santos: uma tira de humor ódio”

    Andressa Queiroz da Silva
    499-524
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.56
  • Por uma pedagogia antirracista no ensino de Ciências discussões acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais no processo formativo de professores/as de Biologia

    Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
    525-554
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.57
  • História da África um levantamento bibliográfico com vista aos 20 anos da Lei 10.639/2003

    Mírian Cristina de Moura Garrido, Isabella Cristine Cesar dos Santos, Anna Romancene Dias da Silva
    555-584
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.58
  • Tornar-se mulher epistemologias e pedagogias outras

    Eliada Mayara Alves Krakhecke, Helén de Oliveira Soares Jardim, Dulce Mari da Silva Voss
    585-608
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.59
  • Gênero e raça no ensino de Biologia alternativas em (dis) curso para uma pedagogia antirracista e antissexista

    Jucenilde Thalissa de Oliveira, Ana Patrícia Sá Martins Martins, Manoela Pessoa Matos
    609-637
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.60
  • As políticas afirmativas e seus enquadramentos na iniciação científica performances dos egressos do PIBIC-AF

    Luciana Rodrigues Lessa, Tamiris Pereira Rizzo, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
    638-663
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.61
  • Professoras universitárias negras e outras educações um diálogo sobre pedagogia decolonial no curso de Letras da UFRRJ

    Rafael dos Santos Lazaro, Claudia Miranda
    664-689
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.62
  • A pedagogia da caboclagem em Patativa do Assaré caboclo em trânsito

    Vanderly Vitoriano de Oliveira
    690-718
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.63
  • Wakanda só existe em filmes Black Panther e o racismo institucional na indústria de videogames

    Maria Silvia Rosa Santana, Micheli Cristina Hayashi Custódio, Renato de Almeida Bezerra
    719-740
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.64
  • Trajetória alternativa mulheres quilombolas explorando o PROINQ

    Maria Aparecida Rezende, Cynthia Cristina do Nascimento
    741-767
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.65
  • A implementação da Lei 10.639/2003 nas escolas públicas brasileiras desafios e perspectivas para a promoção de uma educação antirracista

    Liana Barcelos Porto, José Rodolfo Lopes da Silva, Nilcelio Sacramento de Sousa
    768-793
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.66

Entrevista

Resenha

Pareceristas

Edição Completa

Ver Todas as Edições