Tecnologias digitais e práticas interdisciplinares no ensino médio: possibilidades e implicações pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v19e28242%20

Palavras-chave:

tecnologias digitais, interdisciplinaridade, ensino médio

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar como as tecnologias digitais têm sido utilizadas em práticas interdisciplinares no Ensino Médio. A pesquisa analisou 10 dissertações acadêmicas brasileiras produzidas entre 2019 e 2025, selecionadas em bases de dados nacionais. Os estudos revelam que as tecnologias digitais vêm sendo integradas como apoio a propostas pedagógicas mais colaborativas e contextualizadas, contribuindo para maior engajamento dos estudantes e conexão entre os conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios, como limitações na formação docente, infraestrutura inadequada e dificuldades na articulação entre as disciplinas. Conclui-se que a efetiva integração entre tecnologias e interdisciplinaridade exige investimentos em políticas públicas, formação continuada e melhores condições nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação (UFPB) com pós-doutorado pela UERJ. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da UERN. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (CNPq), coordena projetos em ensino, diversidade, políticas educacionais e currículo. Editor-chefe da Revista Científica Eletrônica Ensino Interdisciplinar (RECEI).

Luana Ester da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Historiadora e mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/UFERSA/IFRN). Integrante do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação e bolsista CAPES.

Jucieude de Lucena Evangelista, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGCS/UFRN). Docente do Departamento de Comunicação Social da UERN, do Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO UERN/UFERSA/IFRN e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas – PPGCISH/UERN.

Referências

BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas. 23. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, [s.d.]. 229 p.

BELARMINO, Auricelia Pires de Vasconcelos. TDICs nas aulas de Língua Portuguesa: um estudo sobre concepções e práticas de docentes do Ensino Médio 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2021. Acesso aberto.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2012.

KITCHENHAM, Barbara Ann; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE01, Keele University, 2007.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2020.

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva de. Ensino de Ciências Naturais em espaços educativos: o tema da exploração da seringa em uma perspectiva interdisciplinar. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. Acesso aberto.

SCARTON, Elisson Spoladori. M-learning e o ensino de matemática: o uso do aplicativo GeoGebra para o ensino de equação do 1º grau na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020. Acesso aberto.

SILVA, Gilberg Pereira da. Inserção do tema de Física Nuclear no ensino médio: desconstruindo e construindo um novo olhar sobre radioatividade e energia nuclear. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Seropédica, 2019. Acesso aberto.

SILVA, John Wirley Cavalcante da. A interdisciplinaridade e as tecnologias digitais nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) do Ensino Médio (PNLD 2021). 2023. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em História e Letras – MIHL) – Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2023. Acesso aberto.

SILVA, Lygia Maria de Faria Lima e. Saberes e fazeres de práticas interdisciplinares em contextos pedagógicos da microrregião de Santo Antônio de Pádua. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019. Acesso aberto.

SILVA, Marcelo Lima da. Cultura digital na educação básica: avaliação da aprendizagem por competência no currículo do novo Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2025. Acesso aberto.

SILVA, Maria Lúcia Castro da. Aprendizagem ativa: educação STEAM e o uso das tecnologias digitais. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022. Acesso aberto.

SILVA, Uanderson Jurandir da. Desafios na integração de tecnologias digitais da informação e comunicação na práxis docente: um estudo com professores de Matemática do Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2025. Acesso aberto.

SOUZA, Hunilson Luiz de. M-Semear: aplicativo desenvolvido como ferramenta de apoio ao Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra – Aimorés-MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. Acesso aberto.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Luana Ester da; EVANGELISTA, Jucieude de Lucena.
Tecnologias digitais e práticas interdisciplinares no ensino médio: possibilidades e implicações pedagógicas
. Revista Educação e Emancipação, v. 19, p. e–28242, 8 Jan 2026 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/28242. Acesso em: 9 jan 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)