Tecnologias digitais e práticas interdisciplinares no ensino médio: possibilidades e implicações pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v19e28242%20Palavras-chave:
tecnologias digitais, interdisciplinaridade, ensino médioResumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar como as tecnologias digitais têm sido utilizadas em práticas interdisciplinares no Ensino Médio. A pesquisa analisou 10 dissertações acadêmicas brasileiras produzidas entre 2019 e 2025, selecionadas em bases de dados nacionais. Os estudos revelam que as tecnologias digitais vêm sendo integradas como apoio a propostas pedagógicas mais colaborativas e contextualizadas, contribuindo para maior engajamento dos estudantes e conexão entre os conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios, como limitações na formação docente, infraestrutura inadequada e dificuldades na articulação entre as disciplinas. Conclui-se que a efetiva integração entre tecnologias e interdisciplinaridade exige investimentos em políticas públicas, formação continuada e melhores condições nas escolas.
Downloads
Metrics
Referências
BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas. 23. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, [s.d.]. 229 p.
BELARMINO, Auricelia Pires de Vasconcelos. TDICs nas aulas de Língua Portuguesa: um estudo sobre concepções e práticas de docentes do Ensino Médio 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2021. Acesso aberto.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2012.
KITCHENHAM, Barbara Ann; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Technical Report EBSE01, Keele University, 2007.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2020.
OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva de. Ensino de Ciências Naturais em espaços educativos: o tema da exploração da seringa em uma perspectiva interdisciplinar. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. Acesso aberto.
SCARTON, Elisson Spoladori. M-learning e o ensino de matemática: o uso do aplicativo GeoGebra para o ensino de equação do 1º grau na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020. Acesso aberto.
SILVA, Gilberg Pereira da. Inserção do tema de Física Nuclear no ensino médio: desconstruindo e construindo um novo olhar sobre radioatividade e energia nuclear. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação, Seropédica, 2019. Acesso aberto.
SILVA, John Wirley Cavalcante da. A interdisciplinaridade e as tecnologias digitais nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) do Ensino Médio (PNLD 2021). 2023. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em História e Letras – MIHL) – Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2023. Acesso aberto.
SILVA, Lygia Maria de Faria Lima e. Saberes e fazeres de práticas interdisciplinares em contextos pedagógicos da microrregião de Santo Antônio de Pádua. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2019. Acesso aberto.
SILVA, Marcelo Lima da. Cultura digital na educação básica: avaliação da aprendizagem por competência no currículo do novo Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2025. Acesso aberto.
SILVA, Maria Lúcia Castro da. Aprendizagem ativa: educação STEAM e o uso das tecnologias digitais. 2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022. Acesso aberto.
SILVA, Uanderson Jurandir da. Desafios na integração de tecnologias digitais da informação e comunicação na práxis docente: um estudo com professores de Matemática do Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) – Universidade de Pernambuco, Petrolina, 2025. Acesso aberto.
SOUZA, Hunilson Luiz de. M-Semear: aplicativo desenvolvido como ferramenta de apoio ao Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica do Instituto Terra – Aimorés-MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. Acesso aberto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










