BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.11

Palavras-chave:

Bell Hooks, educação como prática da liberdade, comunidade pedagógica

Resumo

Neste ensaio, tecemos reflexões sobre a Comunidade Pedagógica elaborada por Bell Hooks (2017), trazendo os contributos de sua ética amorosa, comprometida com as diferenças, para o processo criativo da sala da aula libertadora ancorada na Educação como Prática da Liberdade. Objetiva este ensaio dialogar com princípios éticos e pilares educacionais presentes na Comunidade Pedagógica de Bell Hooks que orientam práticas educativas de enfrentamento ao racismo e todas as formas de exclusão social. Trata-se de um ensaio teórico com reflexões ancoradas em obras de Bell Hooks (2017, 2019, 2020, 2021a, 2021b) e de autores afins ao seu pensamento libertador. Entre os resultados, identificou-se que a ética inscrita na obra de Bell Hooks permite a sensibilização de educadores/as e educando/as para assumirem posturas inclusivas na sala de aula e os pilares educacionais da comunidade pedagógica: abraçar a mudança, a conversação, o ensinar o pensamento crítico, o compartilhar histórias são colaborativos com a práxis da sala de aula libertadora.

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Biografia do Autor

Teresa Christina da Cruz Bezerra, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Terapeuta Ocupacional pela UEPA.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará. Bolsista produtividade do CNPq2.

Kássya Christinna Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire- Nep/Uepa; Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos/Ufopa. 

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

BEZERRA, Teresa Christina da Cruz; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; RODRIGUES, Kássya Christinna Oliveira.
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 1, p. 206–227, 31 Mar 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21528. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos