Interseccionalidade e imagens de controle

os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.44

Palavras-chave:

educação antirracista, interseccionalidade, menina negra

Resumo

A interseccionalidade, conceito elaborado originariamente por mulheres negras, evidencia desigualdades e opressões dentro da estrutura social. Pensar de modo interseccional alude à revelação das múltiplas exclusões. Trata-se de como a identidade de um grupo social é perpassado não só pelo racismo como por outras estruturas e opressões ao considerar conjuntamente dados relacionados à etnia, gênero e contexto socioeconômico.  Este artigo visa a relacionar conceitos fundamentais como: identidade, raça, etnia e infância a fim de alimentar o debate sobre o espaço social das meninas negras no Brasil. Para atingir este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica priorizando a produção de pesquisadores negros e negras com o intuito de contribuir para a reflexão sobre ambientes e relações favoráveis à edificação de uma identidade negra positiva.

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Biografia do Autor

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP ) e do Programa de Pós- Graduação em Ensino e Processos Formativos. Vice- coordenadora da Coordenadoria de ações afirmativas diversidade e equidade na UNESP. Líder do Grupo de  Pesquisa  CNPq  em  Direitos  Humanos,  Educação  e  Diversidades  (DiHEDi).

Juliana dos Santos Costa, Universidade Estadual Paulista

Mestra em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto. Doutoranda em Educação pela UNESP de Presidente Prudente. Pesquisadora do  Grupo  de  Pesquisa  CNPq  em  Direitos  Humanos,  Educação  e  Diversidades  (DiHEDi)  e consultora  de  diversidade, equidade e inclusão.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

KLEIN, Ana Maria; COSTA, Juliana dos Santos.
Interseccionalidade e imagens de controle: os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 174–202, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21551. Acesso em: 19 dez 2024.