Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023
v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023
Publicado:
2023-11-20
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Editorial
Editorial
Patrícia Baroni, Allan Rodrigues, Rafael Ferreira de Souza Honorato, Luís Paulo Cruz Borges
PDF
Artigos
Rotas epistemológicas para pluri-versar a universidade
contribuições para descolonizar o conhecimento
Gabriela da Nóbrega Carreiro, Tânia Rodrigues Palhano
22-46
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.38
Perspectivas multi/interculturais e engajamento antirracista no fazer e pensar docente em arte
Jorge Paulino, Ana Ivenicki, Rodrigo Campos
47-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.39
A imprescindibilidade da interculturalidade crítica ao Ensino Religioso não confessional para a escola
Laura Patrícia Aguiar Cardoso, Heiberle Hirsgberg Horácio
71-97
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.40
Racialidade e encarceramento
um olhar para o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes na escola prisional feminina
Suzianne Silva Tavares, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
98-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.41
Confluências, diálogo e acolhimento na Educação Escolar Quilombola
Paulo Sérgio da Silva, Rita de Cássia dos Santos Camisolão, Carla Beatriz Meinerz
126-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.42
Currículo, políticas de ações afirmativas e pedagogia antirracista
empoderamento de mulheres negras no ensino superior
Ozerina Victor de Oliveira, Andresa Fernanda Almeida de Oliveira
152-173
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.43
Interseccionalidade e imagens de controle
os conceitos de raça, gênero e infância e a constituição da autoidentificação de meninas negras
Ana Maria Klein, Juliana dos Santos Costa
174-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.44
Pedagogia Ubuntuísta
epistemologia antirracista na formação inicial docente
Soraia Lima Ribeiro de Sousa, Raimunda Nonata da Silva Machado
203-231
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.45
Um currículo de relações
análise de práticas de (auto)conhecimento e diversidade étnico-racial no espaço escolar
Ana Cristina Silva Daxenberger, Ângela Cristina Alves Albino, Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho
232-258
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.46
Museus comunitários, educação antirracista e reconhecimento
um diálogo entre Charles Taylor, Axel Honneth e Nilma Lino Gomes
Flávia Paloma Cabral Borba, Jean Carlo de Carvalho Costa, Swamy de Paula Lima Soares
259-280
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.47
Outras educações
narrativas de professoras negras periféricas do Rio de Janeiro e quilombolas do Mato Grosso
Luciano da Silva Pereira, Célia Regina Cristo de Oliveira, Larissa Melo Mendes
281-306
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.48
Epistemologias do Quilombo
a emergência de uma pedagogia decolonial em territórios quilombolas na Amazônia brasileira
Isaac Fonseca Araújo
307-335
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.49
Conhecimentos provenientes das epistemologias antirracistas postos em circulação nos currículos por professores negros
Rose Cristiani Franco Seco Liston, José Licínio Backes
336-360
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.50
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
Carlos Horácio Correia, Maria da Conceição dos Reis
361-384
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.51
No movimento também tem educação
perspectivas emancipatórias da luta antirracista
Valdenia Guimarães e Silva Menegon, Sâmia Valéria Nascimento de Oliveira, Geyciele Quézia Silva Dourado
385-410
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.52
Educação antirracista e sua (in)aplicabilidade
um estudo de caso das práticas de gestores e professores em uma instituição de educação infantil do município de Messias/AL
Sheyla Maria Rodrigues da Silva, Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Edna Cristina do Prado
411-439
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.53
Decolonizando a periferia
vivências e práticas do Coletivo Perifala (Teresina-PI)
Kary Emanuelle Reis Coimbra
440-469
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.54
Educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências Biológicas
uma pedagogia decolonial da branquitude
Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Reinaldo Gomes de Arruda, Maria Eduarda de Almeida Santos
470-498
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.55
Uma proposta de letramento racial crítico e antirracista a partir da história em quadrinhos “Os Santos: uma tira de humor ódio”
Andressa Queiroz da Silva
499-524
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.56
Por uma pedagogia antirracista no ensino de Ciências
discussões acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais no processo formativo de professores/as de Biologia
Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
525-554
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.57
História da África
um levantamento bibliográfico com vista aos 20 anos da Lei 10.639/2003
Mírian Cristina de Moura Garrido, Isabella Cristine Cesar dos Santos, Anna Romancene Dias da Silva
555-584
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.58
Tornar-se mulher
epistemologias e pedagogias outras
Eliada Mayara Alves Krakhecke, Helén de Oliveira Soares Jardim, Dulce Mari da Silva Voss
585-608
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.59
Gênero e raça no ensino de Biologia
alternativas em (dis) curso para uma pedagogia antirracista e antissexista
Jucenilde Thalissa de Oliveira, Ana Patrícia Sá Martins Martins, Manoela Pessoa Matos
609-637
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.60
As políticas afirmativas e seus enquadramentos na iniciação científica
performances dos egressos do PIBIC-AF
Luciana Rodrigues Lessa, Tamiris Pereira Rizzo, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
638-663
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.61
Professoras universitárias negras e outras educações
um diálogo sobre pedagogia decolonial no curso de Letras da UFRRJ
Rafael dos Santos Lazaro, Claudia Miranda
664-689
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.62
A pedagogia da caboclagem em Patativa do Assaré
caboclo em trânsito
Vanderly Vitoriano de Oliveira
690-718
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.63
Wakanda só existe em filmes
Black Panther e o racismo institucional na indústria de videogames
Maria Silvia Rosa Santana, Micheli Cristina Hayashi Custódio, Renato de Almeida Bezerra
719-740
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.64
Trajetória alternativa
mulheres quilombolas explorando o PROINQ
Maria Aparecida Rezende, Cynthia Cristina do Nascimento
741-767
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.65
A implementação da Lei 10.639/2003 nas escolas públicas brasileiras
desafios e perspectivas para a promoção de uma educação antirracista
Liana Barcelos Porto, José Rodolfo Lopes da Silva, Nilcelio Sacramento de Sousa
768-793
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.66
Entrevista
Conversa de porta aberta com Fátima Lima
“EPISTEMOLOGIA DA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: alternativas ao pensamento hegemônico estrutural”
Patrícia Baroni, Allan Rodrigues, Luís Paulo Cruz Borges
794-807
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.67
Resenha
CASTILLO LADINO, Patricia; GUEVARA BERMÚDEZ, Guillermo (org.). Educación intercultural y sociedad. Oportunidades y desafíos. Chile: Ril editores, 2021. 290 p.
Jonathan Espinosa, Maxim Repetto
808-814
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.68
FONSECA, Ivonildes da Silva; SILVA, Vaneide Lima (org.). Democratização do Ensino Superior: equilibrando igualdade e diferença. Campina Grande: EDUEPB, 2022. 165 p.
Vilma Helena Malaquias, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Rafael Ferreira de Souza Honorato
815-820
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.69
Pareceristas
Parecerista Ad hoc (2023)
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Artigos mais lidos
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1181
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
916
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
913
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
411
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
411
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
361
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
353
Educação e Política
352
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
315
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
298
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
286
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
281
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
268
Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil
263
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
253
Entre insurgências e ataques a educação
247
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
241
Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores
213
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
212
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
210