Racialidade e encarceramento

um olhar para o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes na escola prisional feminina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.41

Palavras-chave:

racialidade, construção de identidade, escola prisional feminina

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo analisar o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes que são veiculados e/ou produzidos na escola prisional feminina com base no enfoque de como os elementos étnicos, misturas e mestiçagens refletem o processo de formação cultural brasileira, em especial, como a questão da racialidade é trabalhada na escola de modo a compreender a relevância desses saberes no contexto prisional feminino ora marcado pela maioria populacional de cor preta. Com isto, compreender o reflexo de como o racismo e o encarceramento em interface com a transição de saberes que são veiculados na escola prisional feminina estão diretamente relacionados ao processo de construção de identidade o qual sofre influências do sistema modernidade-colonialidade configurado em práticas hegemônicas e excludentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa de estudos relacionados Saos eixos em discussão e que nos leva a refletir melhorias para a escola prisional feminina, como por exemplo, resgatar os saberes construídos durante a trajetória de vida destas mulheres antes e durante o encarceramento, considerando as questões raciais como ponto central desse processo, sobretudo, na situação de cárcere.

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Biografia do Autor

Suzianne Silva Tavares, Universidade do Estado do Pará

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária.

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa-México. Pós-doutora em Educação pela PUC-RJ. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

TAVARES, Suzianne Silva; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.
Racialidade e encarceramento: um olhar para o processo de construção de identidade a partir da transição de saberes na escola prisional feminina
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 98–125, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21068. Acesso em: 22 dez 2024.