Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.51

Palavras-chave:

afrocentricidade, educação afrocentrada, epistemologias antirracistas

Resumo

O objetivo do texto é discutir o processo de resistência e afirmação de outras formas de produção de conhecimento diante da imposição hegemônica da epistemologia ocidental, especificamente em sociedades africanas. A pesquisa justifica-se pela necessidade de aprofundarmos os fundamentos teóricos da afrocentricidade em articulação com outras epistemologias antirracistas enquanto alternativas ao pensamento hegemônico estrutural. O estudo baseou-se na metodologia da pesquisa exploratória, de fontes bibliográficas atreladas ao paradigma teórico da afrocentricidade defendida por Molefi Asante (2014), Ama Mazama (2009) e as suas principais categorias conceituais de Agência, Centralidade/Marginalidade e Conscientização, dialogadas com a pedagogia libertadora de Paulo Freire (2011) e Carlos Brandão e Raiane Assumpção  (2009), junto ao pensamento decolonial de Anibal Quijano (1992) e Walter Mignolo (2005). Os resultados do estudo sugerem  uma educação afrocentrada adequada à realidade dos africanos e das africanas, em harmonia com outras formas de produção de conhecimento, pautada pela diversidade epistêmica trabalhada na perspectiva de Ramón Grosfoguel (2016), Santos e Meneses (2010), opondo-se à contra-hegemonia ocidental e aos seus modelos monótonos e universais.        

 

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Biografia do Autor

Carlos Horácio Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório da Educação das Relações Étnico-Racial (Laberer/UFPE).

Maria da Conceição dos Reis , Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Líder do Laberer/UFPE.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

CORREIA, Carlos Horácio; REIS , Maria da Conceição dos.
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 361–384, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21304. Acesso em: 19 dez 2024.