Educação e Política

sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.6

Palavras-chave:

educação, política, pedagogia do conflito

Resumo

O presente trabalho se organiza na forma de um ensaio que toma como base para suas reflexões uma análise da realidade política e social do Brasil nos últimos anos e seus possíveis impactos no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes. Nessa seara, são feitas também discussões que abarcam a educação, a escola e a política no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica que se baseia no conflito como ferramenta educativa, bem como o diálogo com autores como Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) e Boaventura de Sousa Santos (2009) com vistas a problematizar o processo educativo contemporâneo e as práticas docentes. Ao fim, sem qualquer pretensão de prescrever modelos a serem seguidos, o trabalho aponta as potencialidades de uma prática docente progressista e dos estudantes como atores envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Efetivo Nível VI da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu – Mestrado em Educação e Formação Humana – FaE – (UEMG). Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão – Observatório das Juventudes – FaE – (UEMG). Membro do NEPEJA – Núcleo de Pesquisa e Extensão da FaE-(UEMG).

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

MARTINS, Francisco André Silva.
Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 154–178, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615. Acesso em: 24 jul 2024.

Edição

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Artigos