Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Início
Archivi
Comitato Scientifico ed Editoriale
Avvisi
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Info
Sulla rivista
Proposte
Indexadores
Contatti
Cerca
Cerca
Cerca
Registrazione
Login
Cerca
Cerca
Home
/
Archivi
/
v. 16, n. 1, jan./abr. 2023
v. 16, n. 1, jan./abr. 2023
Pubblicato:
2023-05-06
Expediente
Lélia Cristina Silveira de
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
Lélia Cristina Silveira de
13-14
PDF (Português (Brasil))
Artigos
O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil
Mariana Martins Lemes, Allan de Moura Assis
15-44
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.1
Professores readaptados do município de Mossoró/RN
reflexões sobre o mal-estar docente
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Maria Jarleide da Silva, Francisca Leidiana de Souza
45-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.2
A educação depois da pandemia
ideologia neoliberal, formação para mercado precarizado e desigualdade social
João Lorandi Demarchi
74-98
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.3
Escola e prática pedagógica
representações sociais de estudantes de ensino médio
LAEDA BEZERRA, Wilma Nayra Santos Severo
99-123
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.4
Reformas no ensino médio no Brasil
o chão da escola em areia movediça
Raimundo Clecionaldo Vasconcelos Neves, Anselmo Alencar Colares
124-153
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.5
Educação e Política
sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
Francisco André Silva Martins
154-178
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.6
FORMAIC e suas contribuições educacionais
Pedro Demo, Renan Antônio da Silva
179-196
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.7
A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior
Jéssica De Marco, Chanauana de Azevedo Canci, Valesca Brasil Costa
197-221
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.8
Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal
Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Maria José Pires Barros Cardozo
222-250
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.9
Práticas pedagógicas no 3º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-cultural
desafios e possibilidades
ELIETE ZANELATO, Joice Kely Ribeiro Ferreira, Josué José de Carvalho Filho
251-271
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.10
Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde e Escola
possibilidades e desafios das práticas pedagógicas
Luiza Ferreira Rezende de Medeiros, Edinalva Barbosa Queiroz
272-291
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.11
Mapeamento da produção acadêmica científica brasileira sobre “afetividade na educação a distância”
Jovanka Mariana de Genova Ferreira, Marili Moreira da Silva Vieira
292-316
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.12
Trajetórias de diretoras de grupos escolares do Maranhão
Maria das Dores Cardoso Frazão
317-343
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.13
(De)Formação humana a partir da música
análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
Cristiano Aparecido da Costa, Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Apolo de Souza Sá
344-365
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.14
Um nó de memórias
reflexões e potências a partir de rememorações da Escuela Célestin Freinet de La Pintana
Juan David Miranda González, Ian Gabriel Couto Schlindwein, Lucas Polli Bueno
366-391
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.15
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
Carla Cristina Dutra Búrigo, Janes Teresinha Fraga Siqueira, Monica Feitosa de Carvalho
392-413
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.16
Questões de gênero em movimento na educação física escolar
tensionamentos e reflexões na perspectiva inclusiva
Michele Pereira de Souza da Fonseca, Luiza Fagundes Cardozo, Victor Barreto Gonçalves de Oliveira
414-439
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.17
Estratégias de validação da veracidade de vídeos do YouTube que estudantes utilizam para estudar
Lúcio França Teles, Estevon Nagumo
440-464
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.18
Indicadores de qualidade na educação superior brasileira
uma análise do ENADE nos cursos EAD/UFPI
Marcus Vinícius de Sousa Lopes, Jairo de Carvalho
465-492
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.19
A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
Stephany de Souza Pereira, Simone Regina Manosso Cartaxo
493-525
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.20
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de
1-525
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Keywords
Fai una proposta
Fai una proposta
Titolo del blocco
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1178
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
1123
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1036
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
978
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
967
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
749
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
741
O Ensino Médio no Brasil: desafios históricos, reformas recentes e perspectivas futuras
567
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
556
Sistema de escrita alfabética: problematizando um sistema conceitual
490
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
466
“Eu vou falar de nós ganhando...”: confabulando outros currículosvidas para juventudes LGBTTQIAPNb+ nômadesdissidentes em gênerosexualidades à flor da pele
464
Representações sociais sobre o “ser aluno do Proeja”
456
O discurso neoliberal no Ensino Médio: o Projeto de Vida e a construção do empreendedor de si
449
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
448
O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas
447
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
444
Educação escolar de adolescentes privados de liberdade: análise bibliográfica sobre teses e dissertações
442
Interseccionalidade e imagens de controle
375
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
366