Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 16, n. 1, jan./abr. 2023
v. 16, n. 1, jan./abr. 2023
Publicado:
2023-05-06
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
PDF
Editorial
Editorial
Lélia Cristina Silveira de Moraes
13-14
PDF
Artigos
O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil
Mariana Martins Lemes, Allan de Moura Assis
15-44
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.1
Professores readaptados do município de Mossoró/RN
reflexões sobre o mal-estar docente
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Maria Jarleide da Silva, Francisca Leidiana de Souza
45-73
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.2
A educação depois da pandemia
ideologia neoliberal, formação para mercado precarizado e desigualdade social
João Lorandi Demarchi
74-98
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.3
Escola e prática pedagógica
representações sociais de estudantes de ensino médio
Laêda Bezerra Machado, Wilma Nayra Santos Severo
99-123
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.4
Reformas no ensino médio no Brasil
o chão da escola em areia movediça
Raimundo Clecionaldo Vasconcelos Neves, Anselmo Alencar Colares
124-153
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.5
Educação e Política
sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
Francisco André Silva Martins
154-178
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.6
FORMAIC e suas contribuições educacionais
Pedro Demo, Renan Antônio da Silva
179-196
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.7
A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior
Jéssica De Marco, Chanauana de Azevedo Canci, Valesca Brasil Costa
197-221
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.8
Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal
Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Maria José Pires Barros Cardozo
222-250
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.9
Práticas pedagógicas no 3º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-cultural
desafios e possibilidades
Eliéte Zanelato, Joice Kely Ribeiro Ferreira, Josué José de Carvalho Filho
251-271
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.10
Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde e Escola
possibilidades e desafios das práticas pedagógicas
Luiza Ferreira Rezende de Medeiros, Edinalva Barbosa Queiroz
272-291
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.11
Mapeamento da produção acadêmica científica brasileira sobre “afetividade na educação a distância”
Jovanka Mariana de Genova Ferreira, Marili Moreira da Silva Vieira
292-316
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.12
Trajetórias de diretoras de grupos escolares do Maranhão
Maria das Dores Cardoso Frazão
317-343
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.13
(De)Formação humana a partir da música
análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
Cristiano Aparecido da Costa, Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Apolo de Souza Sá
344-365
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.14
Um nó de memórias
reflexões e potências a partir de rememorações da Escuela Célestin Freinet de La Pintana
Juan David Miranda González, Ian Gabriel Couto Schlindwein, Lucas Polli Bueno
366-391
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.15
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
Carla Cristina Dutra Búrigo, Janes Teresinha Fraga Siqueira, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves
392-413
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.16
Questões de gênero em movimento na educação física escolar
tensionamentos e reflexões na perspectiva inclusiva
Michele Pereira de Souza da Fonseca, Luiza Fagundes Cardozo, Victor Barreto Gonçalves de Oliveira
414-439
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.17
Estratégias de validação da veracidade de vídeos do YouTube que estudantes utilizam para estudar
Lúcio França Teles, Estevon Nagumo
440-464
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.18
Indicadores de qualidade na educação superior brasileira
uma análise do ENADE nos cursos EAD/UFPI
Marcus Vinícius de Sousa Lopes, Jairo de Carvalho Guimarães
465-492
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.19
A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
Stephany de Souza Pereira, Simone Regina Manosso Cartaxo
493-525
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.20
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
1-525
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Artigos mais lidos
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1181
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
916
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
913
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
411
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
411
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
361
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
353
Educação e Política
352
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
315
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
298
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
286
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
281
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
268
Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil
263
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
253
Entre insurgências e ataques a educação
247
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
241
Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores
213
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
212
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
210