Professores readaptados do município de Mossoró/RN

reflexões sobre o mal-estar docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.2

Palavras-chave:

mal-estar docente, in/satisfação profissional, readaptação

Resumo

Este estudo objetiva discutir a relação estabelecida entre a precarização do trabalho e o adoecimento do professor readaptado da rede municipal de Mossoró/RN. O adoecimento de professores no exercício da profissão, tem sido cada vez mais objeto de estudos por parte de pesquisadores. O trabalho é de caráter qualitativo, compreendendo uma revisão bibliográfica, a fim de se conhecer o processo histórico do adoecimento dos professores, as causas e as consequências, e realiza entrevistas com seis professoras da rede municipal de Mossoró. Os dados obtidos e analisados, revelaram que a atuação do docente nas instituições, vem gerando cada vez mais a incidência de problemas de saúde, tanto no início como no final do percurso profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora no IFRN. Participa do G-TRES, relação entre Trabalho, Educação e Sociedade/IFRN.

Maria Jarleide da Silva, Secretaria da Educação e da Cultura do município de Mossoró – RN

Especialista em Educação e contemporaneidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. IFRN, campus Mossoró/RN. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Atuou como professora na Educação Infantil (2015). Tem experiencia como vice diretora na Escola Municipal Francisco De Assis Batista (2016). Foi coordenadora pedagógica da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus (2017).

Francisca Leidiana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Profissional (IFRN). Mestra no Programa de Pós-graduação em Ensino (IFRN/UFERSA/UERN) 2018. Especialista em Educação e Contemporaneidade - IFRN (2015). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013). Técnica em Meio Ambiente - SENAC (2016). Experiência como docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; na Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ/UFRN; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/Mossoró e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte - IFRN.

Referências

ALVES, Francisco Cordeiro. Estudo da satisfação/insatisfação dos professores efetivos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de Bragança. 1994. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1994.

AMARAL, Graziele Alves. Sofrimento no “trabalho” de professoras readaptadas: da docência ao trabalho morto da readaptação. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade. Belo Horizonte, v. 7 n. 18, p. 164-227, 2020.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Bomtempo, 2009.

ANTUNES, Sandra Maria Pateiro Salgado Noveletto. Readaptação docente: trajetória profissional e identidade. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, SBC, 2014.

ARRAIS NETO, Enéas de Araújo et al. Trabajo docente en el formato remoto: contradicciones en el entorno doméstico durante la pandemia de covid-19. Revista Paradigma. Edición Temática-Docência, Pesquisa e Formação, Vol. XLIII, septiembre de 2022, p. 627-647.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BRASIL. Ministério da Saúde. Formação pedagógica em educação profissional na área da saúde/enfermagem: guia do aluno. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARDOSO, Jafé da Silva; NUNES, Claudio Pinto; MOURA, Juliana Silva. Adoecimento docente: uma breve análise da saúde de professores do município de Medeiros Neto/BA. Revista Teias. v. 20, n. 57, abr./jun. p. 125-140, 2019.

CHIZOTTI, Antônio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1995.

CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

CODO, Wanderley; VASQUES, Menezes. O que é Burnout? In: CODO, Wanderley (Org.). Educação: Carinho e trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1999, p. 237-254.

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

ESTEVE, José Zaragoza. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Tradução: Durley de Carvalho Cavicchia. 3. ed. Bauru: EDUSC, 1999.

FELDFEBER, Myriam; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas educativas y trabajo docente: nuevas regulaciones, nuevos sujetos? Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2006.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 2010.

GONÇALVES, José Alberto. A carreira das professoras no ensino primário. In: NÓVOA, Antonio. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 141-169.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000. p. 31-61.

MAGALHÃES, Jacineide Santos. O sofrimento/adoecimento no exercício laboral Docente: uma revisão de literatura. Revista Científica Educ@ção. v. 3, n. 5, mai. p. 566-576, 2019.

MOSELLI, Luciana Daniella Lages; ASSUNÇÃO, Ada Ávila; MEDEIROS, Adriane Mesquita de. Absenteísmo por distúrbios da voz em professores: revisão da literatura, 2005-2015. Distúrbios da Comunicação. São Paulo, n. 29, set. p. 579-587, 2017.

NÓVOA, António. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 13-38.

PAPARELLI, Renata. Desgaste mental do professor da rede pública de ensino: trabalho sem sentido sob a política de regularização de fluxo escolar. 2009. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PENTEADO, Regina Zanella; SOUZA NETO, Samuel de. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde Soc. São Paulo, v. 28, n.1, p.135-153, 2019.

PEREIRA, Terezinha do Socorro Lira; AGUIAR, Alessandra Lima; COSTA, Sinara Almeida da. Mal-Estar Docente: reflexões sobre os desconfortos presentes no desempenho da profissão. Revista Educação e Emancipação. São Luís, v. 8, n. 2, jul./dez. p. 161-181, 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ. Gabinete da Prefeita. Lei complementar n° 29, de 16 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Município de Mossoró e das fundações públicas - Estatuto do Servidor Municipal. Mossoró: Palácio da Resistência, 2008. Disponível em: http://www.sindiserpum.com/p/leis.html/ Acesso em: 25 de outubro de 2019.

PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DE MOSSORÓ. Previ Mossoró. Disponível em: http://www.previmossoro.com.br/. Acesso em: 27 de out. 2019.

RAMOS, Susana. Satisfação/insatisfação profissional em professores de educação Física do quadro de nomeação definitiva de Coimbra: Um estudo descritivo. 2003. Tese. (Doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física) - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2003.

WERTHER, Junior Willian; KEITH, Davis. Administração de Pessoal e Recursos Humanos. São Paulo: Mc Graw Hill, 1983.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; SILVA, Maria Jarleide da; SOUZA, Francisca Leidiana de.
Professores readaptados do município de Mossoró/RN: reflexões sobre o mal-estar docente
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 45–73, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19382. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos