A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23583

Palavras-chave:

fracasso escolar, medida socioeducativa, exclusão social

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir o lugar de marginalização sistemática de adolescentes em conflito com a lei, com foco especial em jovens negros (pretos e pardos), no contexto escolar brasileiro. A análise crítica destaca como o processo formativo, ao longo de sua história social, corrobora para a segregação desses estudantes, perpetuando desigualdades sociais e econômicas em consonância com os interesses da sociedade moderna capitalista, tal qual, com a sociedade pautada na lógica do pan-óptico. Ao explorar a dinâmica educacional, ou pelo menos parte dela, o artigo destaca que as práticas pedagógicas, na maioria das vezes, falham em compreender as complexas realidades enfrentadas por esses adolescentes, resultando em estigmatização, discriminação e exclusão. Neste sentido, o fracasso escolar é convertido em uma produção individualista e reducionista, cujo mot se resume tão somente numa quase “classificação das espécies”.  A falta de sensibilidade cultural e a ausência de abordagens pedagógicas de fato inclusivas, exacerbam as disparidades existentes, prejudicando ainda mais a trajetória educacional e social desses jovens em conflito com a lei. Além disso, a análise propõe uma reflexão sobre como as estruturas educacionais podem, inadvertidamente, perpetuar as desigualdades sociais, contribuindo para a manutenção de um sistema que beneficia a sociedade capitalista em detrimento das populações marginalizadas. Este artigo busca não apenas evidenciar as lacunas existentes na esfera escolar, mas também oferecer uma visão crítica que proporcione reflexão e discussão sobre o lugar ocupado pela pedagogia nestes tempos e suas predileções.

Downloads

Metrics

PDF views
509
Jan 31 '25Feb 01 '25Feb 04 '25Feb 07 '25Feb 10 '25Feb 13 '25Feb 16 '25Feb 19 '25Feb 22 '25Feb 25 '25Feb 28 '25Mar 01 '2514
|

Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Professor Assistente no Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Campus Rio Claro). Coordenador do Núcleo de Estudos Violência, Democracia e Direitos Humanos.

Kathy Briones Barbi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP- Rio Claro

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela UNESP (Rio Claro/SP). Psicóloga Educacional na Prefeitura de Araras.

Nathiara Cristina Capobianco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP- Rio Claro

Mestranda em Educação pelo Instituto de Biociências na UNESP (Rio Claro/SP). Integrante do grupo de pesquisa GEPEPDH – Grupo de Pesquisa em Educação, Participação Democrática e Direitos Humanos.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (Orgs.). Para além do fracasso escolar. Campinas, SP; Papirus, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Relatório do Panorama Nacional –A execução das Medidas Socioeducativas de Internação. Programa Justiça Jovem. Brasília, DF: CNJ, 2012a.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: Constituição da República Federativa do Brasil Acesso em: 05 jan. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. ______. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Censo da Educação Superior. 2022.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CARVALHO, Sérgio Rego; MARTINS, Lélio Moura. A sociedade capitalista e a inclusão/exclusão. In: FACCI, M.G.D; MEIRA, M.E.M; TULESKI, S.C. (Orgs.). A exclusão dos “incluídos”: uma crítica da psicologia da educação à patologização e medicalização dos processos educativos. Maringá, PR: EDUEM, 2012.

CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020.

CORREIA, Fábio Caires; SILVA, Joaquim Alberto Andrade. O que é uma escola justa? apontamento a partir de François Dubet. Imagens Da Educação, 13(1), 153-167. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i1.62521

DIAS, Aline Fávaro. O jovem autor de ato infracional e a educação escolar: significados, desafios e caminhos para a permanência na escola. São Carlos: UFSCar, 2011.

DUBET, François. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: n.119, julho/2003, p. 29-45.

DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal São Paulo: Global, 2003.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

LOGEION (comp.). σχολή. Desenvolvido pela Universidade de Chicago. Disponível em: https://logeion.uchicago.edu/%CF%83%CF%87%CE%BF%CE%BB%CE%AE. Acesso em: 24 dez. 2024.

MOYSÉS, Maria. Aparecida. Affonso. A instituição invisível: crianças que não-aprendem-na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

SILVA, Carlos Antônio da; BARROS, Francisco; HALPERN, Sônia; SILVA, Lilian Aparecida da. De como a escola participa da exclusão social: trajetórias de reprovação das crianças negras. In: ABRAMOWICZ, Anete. & MOLL, Jaqueline. Para além do fracasso escolar. Campinas: Papirus, 1998, p. 27-46.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. As múltiplas dimensões da pobreza na infância e na adolescência no Brasil: Estudo sobre as privações de direitos que afetam crianças e adolescentes no País. Disponível em AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA POBREZA. Acesso em 13 de maio de 2023.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. O direito de aprender: potencializar avanços e reduzir desigualdades. Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009. Brasília, DF: UNICEF, 2009.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

CORREIA, Fábio Caires; BARBI, Kathy Briones; CAPOBIANCO, Nathiara Cristina.
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23583, 31 Jan 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23583. Acesso em: 21 mai 2025.

Edição

Seção

Artigos