A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita

Autores

  • Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi Universidade Federal do Maranhão/UFMA.
  • André Gobbo Faculdade Avantis de Balneário Camboriú (SC).
  • Simoni Urnau Bonfiglio Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Mapa Mental, Metacognição, Autorregulação, Produção Textual, Ensino Superior.

Resumo

Ao contrário dos métodos lineares de registro das informações, o MapaMental é um instrumento que auxilia o educando a registrar e organizar as informações processando os pensamentos, ideias ou fatos de acordo com o tema central. Este não depende de grandes quantidades de texto escrito, mas linhas, símbolos, palavras-chave, cores e imagens ou qualquer outra forma de comunicação estabelecida pelo usuário. Este artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos quanto à eficácia do uso do mapa mental na produção científica textual. A pesquisa bibliográfica aborda conceitos do processo metacognitivo, deautorregulação e a inclusão desta ferramenta em estudo no processo de aprendizagem. Tem abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que se caracteriza como um estudo exploratório-descritivo para o qual se utilizou, como procedimento metodológico, o emprego de um questionário com perguntas fechadas e abertas, as quais exigiram uma análise descritiva e de discurso. O questionário é uma adaptação do instrumento criado e validado por Wille (2010). A população investigada é composta por 104 acadêmicos de duas instituições do ensino superior do Estado de Santa Catarina. O estudo emprega o método de abordagem indutivo e também se utiliza do método de procedimentocomparativo, por meio do qual se investigam fatos nas duas instituições e se busca explicá-los segundo suas semelhanças e diferenças.Notadamente, o mapa mental se mostra um instrumento regulatório da aprendizagem e um facilitador do processo de produção textual assim como um gerenciador na aquisição do conhecimento por se tratar de um instrumento autorregulatório do processo metacognitivo da aprendizagem, podendo ser utilizado no cotidiano do estudante desde que este esteja motivado e tenha objetivos claros e bem definidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi, Universidade Federal do Maranhão/UFMA.

Professora adjunta do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/BCT, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Design/UFMA. Doutora em Mídia e Conhecimento.

André Gobbo, Faculdade Avantis de Balneário Camboriú (SC).

Professor da Faculdade Avantis de Balneário Camboriú (SC). Mestre em Ciências daEducação.

Simoni Urnau Bonfiglio, Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Mestre em Educação UCSA/EDAN.

Downloads

Como Citar

ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira; GOBBO, André; BONFIGLIO, Simoni Urnau.
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
. Revista Educação e Emancipação, p. p. 11–48, 4 Set 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3915. Acesso em: 10 fev 2026.

Edição

Seção

Artigos