FORMAIC e suas contribuições educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.7

Palavras-chave:

formação continuada, currículo escolar, educação especial, iniciação científica

Resumo

Este texto decorre de uma pesquisa advinda do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia, face ao objetivo de investigar concepções sobre Currículo Escolar e Educação Especial subjacentes aos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros nos últimos cinco anos. O recorte, adotou por objetivo central apresentar os Encontros Formativos de Iniciação Científica em Educação Especial (FormaIC Educação Especial) e suas implicações no âmbito do estudo realizado. Os encontros da formação contínua sistematizados presencialmente e virtualmente, haja vista a pandemia da Covid 19 e seus efeitos para os centros de pesquisa, são descritos quanto ao conteúdo, participação e desdobramentos e indicam a relevância de apoiar pesquisadores em formação com vistas a atingir objetivos previamente postos, a despeito das condições enfrentadas. Indubitavelmente, a discussão sobre o currículo escolar em suas interfaces com a educação especial requer a vigilância nas/das concepções norteadoras das experiências acadêmicas de discentes em formação.

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Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Doutor  em  Sociologia  -  Universität  Des  Saarlandes/Alemanha.  Pós-doutor  pela  UCLA/Los   Angeles   (1999-2000).   Professor   titular   aposentado   da   Universidade   de   Brasília (UNB),   Departamento  de  Sociologia.  Professor e pesquisador emérito e na UNB.   Bolsista Produtividade 1A CNPq.

Renan Antônio da Silva, Universidade de Brasília

Doutor  em  Educação  Escolar - UNESP/Araraquara.  Pós-doutor  em  Ciências  Sociais - UNESP/Marília.  Professor  na  Universidade  de  Mogi  das  Cruzes  e  no  Centro  Universitário  do  Sul  de  Minas Gerais (UNIS). Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDIC) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Docente Permanente no Programa de Pós – Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do Programa de Desenvolvimento  Científico e Regional (PDCR) do CNPq/FAPEAL.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da.
FORMAIC e suas contribuições educacionais
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 179–196, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20631. Acesso em: 22 dez 2024.

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Artigos