Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 15, n. 1, jan./abr. 2022
v. 15, n. 1, jan./abr. 2022
Publicado:
2022-05-06
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
1-11
PDF
Editorial
Editorial
Ilma Vieira do Nascimento
12-13
PDF
Artigos
Do normal a um novo normal, onde a educação precisa estar?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.1
Valdete Gusberti Cortelini, Geraldo Antônio da Rosa, Dilnei Abel Daros
14-46
PDF
Análise semiótica do discurso e perspectivas educacionais na mídia: quando o negro é colocado como figurante
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.2
Renan Antônio da Silva, Maria Cecília de Souza Minayo
47-72
PDF
A formação do professor da educação profissional técnica de nível médio: contextos e contradições
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.3
Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos, Bernadete de Souza Porto, Francisca Rejane Bezerra de Andrade
73-103
PDF
Cultura escrita em um espaço de privação de liberdade: é possível garantir uma formação humana integral?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.4
Daniela Cristina da Silva-Garcia
104-128
PDF
Docência no Quilombo Itambé: história, memória e vivências
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.5
Nilce Vieira Campos Ferreira, Luisa Bomdespacho Rodrigues, Joira Aparecida Leite de Oliveira Amorim Martins
129-155
PDF
Educação de Pessoas Jovens e Adultas: uma perspectiva realista ou simples utopia?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.6
Márcia Isabel Gentil Diniz, Leandro Alcasar Rodrigues
156-178
PDF
A formação na educação profissional e tecnológica no ensino técnico integrado: expectativas para uma formação humana em uma instituição do norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.7
Wanderson Pereira Araújo, Cláudio Wilson dos Santos Pereira, Maurício Gabriel Mendes Gaia
179-202
PDF
Diversos olhares sobre o Pibid no Subprojeto de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.8
Joelma de Fátima Mendes, Ivy Daniela Monteiro Matos, Rute Meira Ribeiro
203-231
PDF
Resultados e percepções da política educacional na cidade do Rio de Janeiro (2009-2016)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.9
Jairo Campos dos Santos, Luiza Alves de Oliveira
232-255
PDF
‘Cadê? Tá aqui!’: uma história de cantar e de brincar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.10
Giana Amaral Yamin, Míria Izabel Campos, Juliane Ferreira Vieira
256-282
PDF
A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11
Hellen Vivian Moreira dos Anjos, Remi Castioni, Fernando Barreto Rodrigues
283-307
PDF
A corporeidade e o desenvolvimento pessoal na formação continuada de professoras
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.12
Fernanda Pastori Franzé, Fernanda Rossi
308-336
PDF
O corpo ausente: a pesquisa educacional em tempos de pandemia (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.13
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Lidia Vasconcelos Rodrigues
337-360
PDF
Edição Completa
Edição Completa
Lélia Cristina Silveira de Moraes
1-361
pdf
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Educação
educação
EJA
currículo
Currículo
BNCC
Educação Infantil
Professor
políticas públicas
Inclusão
Ensino
antirracismo
Enviar Submissão
Enviar Submissão
ARTIGOS MAIS LIDOS DO ANO
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1360
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
1303
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1020
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
784
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
619
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
586
Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil
424
Feminização da Profissão Docente: as representações das professoras sobre a relação entre ser mulher e ser professora do ensino fundamental
419
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
401
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
368
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
362
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
347
A cor do fracasso escolar: o lugar do jovem autor de ato infracional para a escola brasileira
330
Capitalismo e Racionalidade Neoliberal: implicações na política educacional e no processo de formação humana
320
Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades na alfabetização
277
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
274
Interseccionalidade e imagens de controle
259
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
256
Por uma pedagogia antirracista no ensino de Ciências
255
Competências Pedagógicas em Masetto
243