O corpo ausente: a pesquisa educacional em tempos de pandemia (2020-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.13

Palavras-chave:

identidade corpórea, neurociências, pesquisa educacional, ensino remoto, pandemia

Resumo

Esse estudo almeja mensurar a produção educacional interessada em discutir os impactos do modelo remoto de ensino, considerando os artigos publicados ao longo do intervalo 2020 e 2021 em periódicos alocados nos estratos A1 e A2 da tabela Qualis-CAPES. Parte-se da seguinte hipótese, aventada por Nikolas Rose e Francisco Ortega: assistimos nas últimas décadas a uma mudança de paradigmas em relação ao nosso corpo que, de mero invólucro de algo maior – a consciência ou a alma –, transmutou-se em um signo privilegiado de identidade, gerando toda uma cultura voltada ao aprimoramento de nossas potências corpóreas. Em decorrência dessa mudança, diversos discursos que tomam o corpo como objeto, mormente aqueles ligados a neurociências, ganharam fôlego e impactaram o campo dos estudos pedagógicos. Desse modo, propomos investigar a seguinte problemática: qual papel restou ao corpo, bem como aos discursos neuropedagógicos que o tomavam como objeto de ação, dentro da produção pedagógica surgida no período pandêmico? Por meio de um inventário discursivo, alinhada aos pressupostos defendidos por Michel Foucault, a partir dos artigos publicados nesse período e que levam em consideração a atual conjuntura, foi possível averiguar que a preocupação com o corpo desapareceu, cedendo espaço para uma discussão em relação a necessidade de ressignificarmos a tarefa de educar as novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante dos grupos de pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade (NEPECS-UEMG) e Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento (UNIMONTES).

Lidia Vasconcelos Rodrigues

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RODRIGUES, Lidia Vasconcelos.
O corpo ausente: a pesquisa educacional em tempos de pandemia (2020-2021)
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 1, p. 337–360, 6 Mai 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos