O corpo ausente: a pesquisa educacional em tempos de pandemia (2020-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.13

Palavras-chave:

identidade corpórea, neurociências, pesquisa educacional, ensino remoto, pandemia

Resumo

Esse estudo almeja mensurar a produção educacional interessada em discutir os impactos do modelo remoto de ensino, considerando os artigos publicados ao longo do intervalo 2020 e 2021 em periódicos alocados nos estratos A1 e A2 da tabela Qualis-CAPES. Parte-se da seguinte hipótese, aventada por Nikolas Rose e Francisco Ortega: assistimos nas últimas décadas a uma mudança de paradigmas em relação ao nosso corpo que, de mero invólucro de algo maior – a consciência ou a alma –, transmutou-se em um signo privilegiado de identidade, gerando toda uma cultura voltada ao aprimoramento de nossas potências corpóreas. Em decorrência dessa mudança, diversos discursos que tomam o corpo como objeto, mormente aqueles ligados a neurociências, ganharam fôlego e impactaram o campo dos estudos pedagógicos. Desse modo, propomos investigar a seguinte problemática: qual papel restou ao corpo, bem como aos discursos neuropedagógicos que o tomavam como objeto de ação, dentro da produção pedagógica surgida no período pandêmico? Por meio de um inventário discursivo, alinhada aos pressupostos defendidos por Michel Foucault, a partir dos artigos publicados nesse período e que levam em consideração a atual conjuntura, foi possível averiguar que a preocupação com o corpo desapareceu, cedendo espaço para uma discussão em relação a necessidade de ressignificarmos a tarefa de educar as novas gerações.

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Biografia do Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante dos grupos de pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade (NEPECS-UEMG) e Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento (UNIMONTES).

Lidia Vasconcelos Rodrigues

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RODRIGUES, Lidia Vasconcelos.
O corpo ausente: a pesquisa educacional em tempos de pandemia (2020-2021)
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 1, p. 337–360, 6 Mai 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19160. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos