Resultados e percepções da política educacional na cidade do Rio de Janeiro (2009-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.9

Palavras-chave:

políticas públicas, educação, Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho procura analisar uma política pública educacional, caracterizando a nova política estabelecida, apresentando os resultados objetivos alcançados e o volume de recursos utilizados, bem como, de forma complementar, apresentar as percepções dos profissionais que fizeram parte dela, atuando de forma operacional. Para tanto, todo esse retrato transcrito tem como objetivo identificar se, no período estudado, a política educacional deixou um legado positivo, ou seja, se os resultados esperados foram alcançados e se tudo isso é corroborado ou não pela percepção dos profissionais de educação que atuaram nessa política e que responderam a um instrumento de pesquisa. Esses profissionais ocupam diversas funções dentro das escolas, estão em diversas unidades escolares da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro e, como todos são professores, um grande grau de homogeneidade está presente nesse sentido. Observamos, apesar do enorme volume de recursos públicos utilizados, uma tímida execução positiva das metas e uma aceitação extremamente baixa da política pelos profissionais – um fato preocupante, pois demonstra que mais uma geração poderá se perder com um fraco aprendizado na parte mais preciosa da Educação Básica, na qual são enraizados conceitos e valores importantes para o desenvolvimento da vida coletiva e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jairo Campos dos Santos, Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Mestre em Gestão e Estratégia e Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento da cidade do Rio de Janeiro - SMFP - PCRJ.

Luiza Alves de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Linguística pela UFRJ. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da UFRRJ. Coordena o GRUPES - Grupo de Estudo, Espaço e Saberes.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. Resultados e percepções da política educacional na cidade do Rio de Janeiro (2009-2016). Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 232–255, 2022. DOI: 10.18764/2358-4319v15n1.2022.9. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19156. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos