Educação de Pessoas Jovens e Adultas: uma perspectiva realista ou simples utopia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.6

Palavras-chave:

educação de pessoas jovens e adultas, políticas educacionais, desigualdade social

Resumo

A Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) deveria ser uma modalidade educacional direcionada a se almejar uma identidade responsável e adequada a todos que a ela recorressem e não apenas uma simples proposta de inserção de um sujeito estudante-aprendiz no mercado de trabalho. Objetiva-se então neste estudo refletir sobre a necessidade de uma proposta pedagógica diferenciada, que pudesse ser planejada com uma concepção educacional que responda amplamente as necessidades da população jovem e adulta. Para tanto, procedeu-se uma análise crítica da literatura acerca dos obstáculos que envolvem educação de pessoas jovens e adultos buscando refletir quanto aos dilemas e perspectivas presentes neste contexto, pontuando-se também o papel das políticas públicas educacionais no Brasil que historicamente vem sendo marcadas por experiências frágeis e descontínuas alicerçadas pelo descaso governamental que foram estudadas sob metodologia de revisão narrativa. Quanto aos resultados, pode-se afirmar que se vivencia uma apreensão em não se ajustar mudanças estruturais na ordem societária, fomentado medidas que clareiam as consequências das opções sociopolíticas e econômicas oriundas da classe dominante com seus interesses corporativos do capital. O que se conclui através do estudo é que os obstáculos político-pedagógicos evidenciam que a EPJA está inserida em notórias imprecisões com recuos nos escassos avanços políticos que vinham sendo conquistados, sendo agora ainda mais intensificados com as decisões tomadas recentemente pelo governo federal que retratam o desinteresse ideológico e político que reforçam acentuadamente a exclusão social e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Isabel Gentil Diniz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosário/Argentina (UNR). Professora Adjunta IV na Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder de Pesquisa no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária-NUPEESC/UFF/CNPq.

Leandro Alcasar Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Jardinópolis

Doutorando em Educação na UNR – Universidad Nacional de Rosário/ Argentina (UNR). Professor Efetivo II na Prefeitura Municipal de Jardinópolis. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária-NUPEESC/UFF/CNPq.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

DINIZ, M. I. G.; RODRIGUES, L. A. Educação de Pessoas Jovens e Adultas: uma perspectiva realista ou simples utopia?. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 156–178, 2022. DOI: 10.18764/2358-4319v15n1.2022.6. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19153. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos