Um nó de memórias

reflexões e potências a partir de rememorações da Escuela Célestin Freinet de La Pintana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.15

Palavras-chave:

educação, ditadura, Chile

Resumo

A ditadura pinochetista (1973 - 1990) produziu no Chile profundas transformações políticas, sociais, econômicas e culturais através de reformas estruturais e abusos contra os direitos humanos. Teve como objetivo “refundar” o país sob o ditame do neoliberalismo - sistema que se configura enquanto contrarevolução permanente em busca de cooptar ou eliminar práticas sociais comunitárias emancipatórias, a partir de formas de controle mais ou menos explícitas. Para essa refundação, as políticas educativas foram um pilar central, modificando especialmente a educação formal escolar. Contudo, não existiu sem processos de resistência. Um exemplo foi a gênese da Escuela Célestin Freinet, localizada na atual comuna de La Pintana, periferia de Santiago. O estudo da experiência se deu por meio de testemunhos de pessoas que fizeram parte daquele processo na década de 1980. Desta forma, o presente trabalho traz reflexões sobre a importância do resgate das memórias. Não só das recordações em si, mas também do próprio processo de rememoração das lutas cotidianas contra o poder hegemônico e das memórias que foram violentamente oficializadas. Trazer a público as vozes que ecoam as experiências é um ato político de resistência, pois se estas não são rememoradas, sistematizadas, compartilhadas e colocadas nas dinâmicas atuais, correm um grande risco de se perderem no esquecimento promovido pelas narrativas hegemônicas, apagando especialmente as lutas construídas coletivamente a partir do território, com suas dores, esperanças e revoltas.

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Biografia do Autor

Juan David Miranda González, Escuela Pública Comunitaria de Santiago do Chile

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Educador da Escuela Pública Comunitaria de Santiago do Chile.

Ian Gabriel Couto Schlindwein, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Educador do Coletivo de Educação Popular Flor de Maio. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2021/03013-2. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Crítica Social (GEPECS).

Lucas Polli Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Graduando em História e bolsista de Iniciação Científica PIBIC pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Educador do Coletivo de Educação Popular e militante da União da Juventude Comunista (UJC).

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

GONZÁLEZ, Juan David Miranda; SCHLINDWEIN, Ian Gabriel Couto; BUENO, Lucas Polli.
Um nó de memórias: reflexões e potências a partir de rememorações da Escuela Célestin Freinet de La Pintana
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 366–391, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19585. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos