Um nó de memórias

reflexões e potências a partir de rememorações da Escuela Célestin Freinet de La Pintana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.15

Palavras-chave:

educação, ditadura, Chile

Resumo

A ditadura pinochetista (1973 - 1990) produziu no Chile profundas transformações políticas, sociais, econômicas e culturais através de reformas estruturais e abusos contra os direitos humanos. Teve como objetivo “refundar” o país sob o ditame do neoliberalismo - sistema que se configura enquanto contrarevolução permanente em busca de cooptar ou eliminar práticas sociais comunitárias emancipatórias, a partir de formas de controle mais ou menos explícitas. Para essa refundação, as políticas educativas foram um pilar central, modificando especialmente a educação formal escolar. Contudo, não existiu sem processos de resistência. Um exemplo foi a gênese da Escuela Célestin Freinet, localizada na atual comuna de La Pintana, periferia de Santiago. O estudo da experiência se deu por meio de testemunhos de pessoas que fizeram parte daquele processo na década de 1980. Desta forma, o presente trabalho traz reflexões sobre a importância do resgate das memórias. Não só das recordações em si, mas também do próprio processo de rememoração das lutas cotidianas contra o poder hegemônico e das memórias que foram violentamente oficializadas. Trazer a público as vozes que ecoam as experiências é um ato político de resistência, pois se estas não são rememoradas, sistematizadas, compartilhadas e colocadas nas dinâmicas atuais, correm um grande risco de se perderem no esquecimento promovido pelas narrativas hegemônicas, apagando especialmente as lutas construídas coletivamente a partir do território, com suas dores, esperanças e revoltas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juan David Miranda González, Escuela Pública Comunitaria de Santiago do Chile

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Educador da Escuela Pública Comunitaria de Santiago do Chile.

Ian Gabriel Couto Schlindwein, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Educador do Coletivo de Educação Popular Flor de Maio. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2021/03013-2. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Crítica Social (GEPECS).

Lucas Polli Bueno, Universidade Estadual de Campinas

Graduando em História e bolsista de Iniciação Científica PIBIC pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Educador do Coletivo de Educação Popular e militante da União da Juventude Comunista (UJC).

Referências

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. Em: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. Revista – São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

BOSI, E. Cultura e desenraizamento. Em: Cultura Brasileira: temas e situações. Organizado por Alfredo Bosi. 2. ed. São Paulo, SP: Ática, 1992.

BOSI, E. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê, 2003.

BRANDÃO, C. R. Pensar a prática: escritos de viagem e estudos sobre a educação. São Paulo, SP: Edições Loyola, 1984.

BRANT CARVALHO, M. O conhecimento da vida cotidiana: base necessária a prática social. En: J. P. Netto y M.C. Brant Carvalho. Em: Cotidiano: Conhecimento e crítica. Sao Paulo: Cortez Editora, 1994.

BRUNNER, J. La cultura autoritaria en Chile. Em: Chile: Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, 1981.

CRESPO BURGOS, C. Semillas y caminos para la educación latinoamericana en tiempos de incertidumbre. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 11, n. 3, set./dez. 2018.

EQUIPO REVISTA DOCENCIA. Escuela Célestin Freinet de La Pintana: educando para la autonomía y la dignidad. Revista docencia, Año XVII (46), pp. 74 - 83, 2012.

FALS, O. El problema de cómo investigar la realidad para transformarla. Bogotá: Tercer Mundo, 1985.

FREINET, C. La escuela moderna francesa. Guía práctica para la organización material, técnica y pedagógica de la escuela popular. Madrid, Ediciones Morata, 1996.

GARCÉS, M. Tomando su sitio: El movimiento de pobladores de Santiago, 1957-1970 / Mario Garcés Durán. – 1ª ed. Santiago: LOM Ediciones, 2002.

GOICOVIC, I. Movimiento de Izquierda Revolucionaria. Concepción: Ediciones Escaparate, 2012.

LIMA, A. P. M. de; SOUZA, F. das C. S. Pirata de si: viagem aos mares da memória e experiências de Paulo Freire. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 11, n. 1, p.p.36–57, 2018.

MARTINIC, S. Identificación de las necesidades educativas básicas en la Población La Bandera. Em: S. Martinic, R. Añazco, M. Muñoz y colaboradores de la CEPAC (cords.). Identificación de las necesidades educativas básicas. Investigación en una comunidad urbano-marginal del Gran Santiago (Chile). Chile: Oficina Regional de Educación de la UNESCO, 1981.

POLLACK, M. “Memória, esquecimento, silêncio”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 02, n. 03, 1989.

MARCOS, S. La Cuarta Guerra Mundial. Motion Magazin, 2001. Disponível em: <https://inmotionmagazine.com/auto/cuarta.html>. Acesso em 13 de março de 2022.

SOL Y LUVIA. Para Que Nunca Más. Em: Canto + Vida. Alerce. CD, 1999.

TORRES, A. Comunidades en movimento. Perspectivas, renascencias y emergencias comunitarias en América Latina. Bogotá. D.C.: Ediciones desde abajo, 2020.

TREVISOL, M.G. & ALMEIDA, M.P. de. A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, n. 3, pp. 200 – 222, 2019.

TROUILLOT, M. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Curitiba: huya, 2016.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

GONZÁLEZ, Juan David Miranda; SCHLINDWEIN, Ian Gabriel Couto; BUENO, Lucas Polli.
Um nó de memórias: reflexões e potências a partir de rememorações da Escuela Célestin Freinet de La Pintana
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 366–391, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19585. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos