Trajetórias de diretoras de grupos escolares do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.13

Palavras-chave:

grupos escolares, professoras, diretoras

Resumo

Trata-se de resultado de pesquisa sobre a formação e as práticas de diretoras dos grupos escolares no Maranhão. Analisamos as memórias sobre a formação de diretoras dos grupos. Uma das questões investigadas foi de que modo as professoras se constituem diretoras? Desse modo, estudamos sua formação e trajetória profissional docente. O conceito de memória norteia os pressupostos teóricos da investigação uma vez que se trabalha com a perspectiva metodológica da História Oral. A memória também apresenta suas limitações, é uma reconstrução continuamente atualizada do passado. Realizamos entrevistas com diretoras que atuaram nos Grupos Escolares da capital e do interior maranhense. O estudo mostra a importância de conhecermos suas experiências, saberes e práticas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria das Dores Cardoso Frazão, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga. Mestra e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação II, da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

BASTOS, Maria Helena Câmara. O ensino monitoral/mútuo no Brasil (1827-1854). In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil: volume II, século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 34-51.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BOURDIEU. Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

CATANI, Denice Barbara. Práticas de formação docente. In: CATANI, Denice Barbara; Cyintia Pereira de Sousa (orgs). In: A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras Editora, 1998. p. 23-30.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2007.

FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. Mulher e pedagogia: um vínculo re-significado. Salvador: Helvécia, 2005.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: forma e cultura escolares em Belo Horizonte (1906/1918). Uberlândia: EDUFU, 2014.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

MELO, Sandra Maria Barros Alves. Formação de professores: o Instituto de Educação do Maranhão (1939-1973). Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas. Programa de Pós Graduação em Educação. Campinas: PPPG/ Edu. UNICAMP, 2009.

MOTTA, Diomar das Graças; MACHADO, Raimunda Nonata da Silva. O Maranhão e a reconstrução educacional (1952-1964). In: ARAÚJO, Marta Maria de; BRZEZINSKI, Iria (Org.). Anísio Teixeira na direção do Inep: programa para reconstrução da nação brasileira (1952-1964). Brasília: INEP, 2006, p. 227-249.

MOTTA, Diomar das Graças; NUNES, Iran de Maria Leitão. Escola Normal: uma instituição tardia no Maranhão. In.: ARAÚJO, José Carlos Souza et al. As Escolas Normais no Brasil: do Império à República. Campinas: Editora Alínea, 2008. p. 299-306.

MOTTA, Diomar das Graças. Os reflexos da Escola Nova no Maranhão. In: MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; VIDAL, Diana Gonçalves; ARAÚJO, José Carlos Souza (orgs.). Reformas educacionais: as manifestações da Escola Nova no Brasil (1920 e 1946). Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2011.

RODRIGUES, Fernanda Lopes. A invisibilidade da mulher negra maranhense no estudo sobre a formação da professora na Escola Normal pública em São Luís (1930-1945). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação. São Luís: PPPG Edu/ UFMA, 2011.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: (1930-1973). Petrópolis: Vozes, 2008.

SALDANHA, Lilian Leda. A instrução pública maranhense na primeira década republicana (1889-1899). Imperatriz: Ética, 2008.

SCOTT, Joan. Experiência. In: SILVA, Alcione Leite da (Org.). Falas de gênero: teorias, análises, leituras. Florianópolis: Editora Mulheres, 1999. p.11-55.

SILVA, Diana Rocha da. A institucionalização dos Grupos Escolares no Maranhão. São Luís: Editora UEMA, 2015.

VIDAL, Diana Gonçalves. Tecendo história (e recriando memória) da escola primária e da infância no Brasil: os grupos escolares em foco. In: VIDAL, Diana Gonçalves (org). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso.
Trajetórias de diretoras de grupos escolares do Maranhão
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 317–343, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18252. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)