Trajetórias de diretoras de grupos escolares do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.13

Palavras-chave:

grupos escolares, professoras, diretoras

Resumo

Trata-se de resultado de pesquisa sobre a formação e as práticas de diretoras dos grupos escolares no Maranhão. Analisamos as memórias sobre a formação de diretoras dos grupos. Uma das questões investigadas foi de que modo as professoras se constituem diretoras? Desse modo, estudamos sua formação e trajetória profissional docente. O conceito de memória norteia os pressupostos teóricos da investigação uma vez que se trabalha com a perspectiva metodológica da História Oral. A memória também apresenta suas limitações, é uma reconstrução continuamente atualizada do passado. Realizamos entrevistas com diretoras que atuaram nos Grupos Escolares da capital e do interior maranhense. O estudo mostra a importância de conhecermos suas experiências, saberes e práticas.

 

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Biografia do Autor

Maria das Dores Cardoso Frazão, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga. Mestra e Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação II, da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso.
Trajetórias de diretoras de grupos escolares do Maranhão
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 317–343, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18252. Acesso em: 22 dez 2024.

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