Mapeamento da produção acadêmica científica brasileira sobre “afetividade na educação a distância”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.12

Palavras-chave:

afetividade, educação a distância (EAD), produção acadêmica científica brasileira

Resumo

Esse estudo tem como objetivo apresentar o mapeamento construído a partir de uma pesquisa bibliométrica sobre como a Afetividade é apresentada em dissertações, teses, e/ou artigos sobre “Afetividade na Educação a Distância”, em cursos de graduação. Será exposta uma análise qualitativa e quantitativa sobre os 33 trabalhos selecionados para, em seguida, apresentar os resultados no mapa conceitual construído com os dados desses trabalhos. Foram escolhidas como bases de pesquisa: o Portal da Capes, Scielo, Google Acadêmico, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), PUC Minas, UERJ e UFSM. Com a construção desse mapa conceitual sobre a Afetividade na Educação, espera-se que esse material seja consultado como um guia em pesquisas acadêmicas sobre o tema, contribuindo, dessa forma, para a expansão de futuras produções científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jovanka Mariana de Genova Ferreira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade - GEICS, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora  em Educação: Psicologia da Educação na PUC-São Paulo. Pós-doutora em Educação na USP com ênfase em currículo e formação de professores. Líder do grupo de pesquisa GEICS CNPq/CEFT.

Referências

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. S.D. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 28 abr. 2019.

FERREIRA, Jovanka. M. de Genova. Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.

GOOGLE ACADÊMICO. S.d. Disponível em: https://scholar.google.com.br/. Acesso em: 28 abr. 2019.

HERCULANO, R. D.; NORBERTO, A. M. Q. Análise da produtividade dos docentes da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília/SP. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.2, p.57-70, abr./jun. 2012. Disponível em: https://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/39733/S1413-99362012000200005.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 mar. 2019.

INEP. Sinopse estatísticas da educação superior 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2015.pdf. Acesso em: 31 out.2019.

MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. A dimensão afetiva e o processo ensino – aprendizagem. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; ALVARENGA, Abigail (orgs.). Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. 4 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15 -24.

NUTED. NUTED- Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação. s/d. Disponível em: http://www.nuted.ufrgs.br/. Acesso em: 30 out. 2019.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Apresentação. In. MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2004. p. 09-11.

PUC MINAS. Biblioteca. S.d. Disponível em: http://portal.pucminas.br/biblioteca/index_padrao.php. Acesso em: 02 dez. 2019.

SCIELO. A Scientific Electronic Library Online. S.d. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 28 abr. 2019.

UERJ. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ. S.d. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/. Acesso em: 02 dez. 2019.

UFSM. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM). S.d. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/25. Acesso em: 02 dez. 2019.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1968.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

FERREIRA, Jovanka Mariana de Genova; VIEIRA, Marili Moreira da Silva.
Mapeamento da produção acadêmica científica brasileira sobre “afetividade na educação a distância”
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 292–316, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16944. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos