Indicadores de qualidade na educação superior brasileira

uma análise do ENADE nos cursos EAD/UFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.19

Palavras-chave:

educação superior a distância, ENADE, HEdPERF

Resumo

O presente estudo tem o propósito de analisar o indicador de qualidade dos cursos de Graduação na modalidade ensino a distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da percepção dos discentes nos questionários obtidos no ENADE no período de 2014, 2015, 2017 e 2018. Quanto ao objetivo específico, visa desenvolver uma análise crítica acerca dos dados obtidos, no que concerne ao contexto avaliativo dos Cursos de Graduação EaD/UFPI, adaptado para a escala de desempenho da Educação Superior (HEdPERF), desenvolvida por Firdaus (2005). Tomam-se por base teórica as indicações de Dias Sobrinho (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), os quais discorrem sobre avaliação e qualidade da Educação Superior. O estudo tem abordagem quantitativa, e é desenvolvido, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais com base nos dados do ENADE. Nas análises realizadas, constatou-se, entre todas as cincos dimensões analisadas no decorrer da pesquisa, os cursos de Ciências Biológicas com (5,45) e com Filosofia (4,94) encontram-se com as melhores médias, já os cursos de Bacharelado em Administração e Sistemas de Informação possuem as menores notas nas médias gerais, o primeiro com (4,13) e o segundo com (4,15). Isso demonstra que há cursos com pontos, no decurso das dimensões analisadas, que precisam de uma maior atenção por parte da gestão. Logo, o presente estudo teve o intuito de auxiliar os gestores para a orientação nas tomadas de decisões e de planejamento das ações de melhoria contínua da qualidade da Educação Superior a Distância nas IES públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Sousa Lopes, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fiscal Estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI).

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/CCHL/UFPI) Curso de Administração - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).

Referências

BATISTA, Maria do Carmo de Souza. Políticas de inclusão universitária: permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí. 2019. 402 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24959/9/PoliticasPermanenciaUniversitaria.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

BATISTA, Michelle Espíndola. Possibilidades de (des) articulações entre autoavaliação e avaliação institucional externa no marco do Sinaes. 2020. 382 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38947/1/2020_MichelleEspindolaBatista.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

BERTOLIN, Júlio Cesar. Godoy. Qualidade em Educação Superior: da diversidade de concepções a inexorável subjetividade conceitual. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 1, p. 127-149, mar. 2009.DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/Tmy8NgyjrW9LB45XbNvcSQJ/?lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2022.

BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos? EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 28 mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709/284. Acesso em: 18 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 06 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para Educação Superior à Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf . Acesso em: 12 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de Educação Superior e dos cursos superiores de Graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art107. Acesso em: 12 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/legislacao_normas/2018/portaria_normativa_GM-MEC_n840_de_24082018.pdf. Acesso em 27 abr. 2022.

DAVOK, Delsi Fries. Qualidade em educação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 12, n. 3, p. 505-513, set. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/TfPxvYmL6vMpKMFnpJnzbTF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 abr. 2022.

DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, Avaliação: do SINAES a Índices. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 03, p. 817-825, nov. de 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4trQr3brp3FM4XRvp96ZHqK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2022.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v15n1/v15n1a11.pdf. Acesso em 02 de abr. 2021.

FIRDAUS, Abdullah,. HEdPERF versus SERVPERF: A busca pelo instrumento ideal de medição da qualidade do serviço no setor de ensino superior. Quality Assurance in Education, Brandford, v. 13, n. 4, p. 305-328, 2005. DOI: https://doi.org/10.1108/09684880510626584. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09684880510626584/full/html. Acesso em: 05 abr. 2022.

GRIBOSKI, Cláudia Maffini. O ENADE como indutor da qualidade da Educação Superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 178-195, set/dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121920. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/1920/1904. Acesso em: 12 abr. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio. Censo da Educação Superior 2019 – divulgação dos principais resultados. CENSUP/INEP/MEC, Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 16 jan. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados ENADE 2014, 2015, 2017 e 2018. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 29 jul. 2022.

MARINHO Sidnei Vieira; POFFO Gabriella Depiné. Diagnóstico da qualidade em uma IES: a percepção da comunidade acadêmica. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 455-477, jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/NvtYKhYBS7gWP63zfVzCGhQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 set. 2022.

MOROSINI, Marília Costa. Qualidade da Educação Superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/qZF8Fpz8MjgWHNdC38frh5Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2022.

RISTOFF, Dilvo. Os desafios da avaliação em contexto de expansão e inclusão. Espaço Pedagogico. Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 9-32, jan./abr. 2019. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8406/114114385. Acesso em 09 set. 2022.

SACCARO, Alice; CATALDO, Bruna; WALTENBERG, Fábio. Qualidade da educação superior: para que serve, o que é, como é medida e como deveria ser. Rio de Janeiro. 2022. Disponível em: https://cede.uff.br/wp-content/uploads/sites/251/2022/02/TD-169-SACCARO-A.-CATALDO-B.-WALTENBERG-F.-2022.-Qualidade-da-educacao-superior.-Para-que-serve-o-que-e-como-e-medida-e-como-deveria-ser.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI. Pró-Reitoria de Planejamento. Ciclo avaliativo do ENADE na UFPI. Teresina: Pró-Reitoria de Planejamento, 2022. Disponível em: https://proplan.ufpi.br/index.php/component/content/article?id=112. Acesso em: 25 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

LOPES, Marcus Vinícius de Sousa; GUIMARÃES, Jairo de Carvalho.
Indicadores de qualidade na educação superior brasileira: uma análise do ENADE nos cursos EAD/UFPI
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 465–492, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20728. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos