Indicadores de qualidade na educação superior brasileira

uma análise do ENADE nos cursos EAD/UFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.19

Palavras-chave:

educação superior a distância, ENADE, HEdPERF

Resumo

O presente estudo tem o propósito de analisar o indicador de qualidade dos cursos de Graduação na modalidade ensino a distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da percepção dos discentes nos questionários obtidos no ENADE no período de 2014, 2015, 2017 e 2018. Quanto ao objetivo específico, visa desenvolver uma análise crítica acerca dos dados obtidos, no que concerne ao contexto avaliativo dos Cursos de Graduação EaD/UFPI, adaptado para a escala de desempenho da Educação Superior (HEdPERF), desenvolvida por Firdaus (2005). Tomam-se por base teórica as indicações de Dias Sobrinho (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), os quais discorrem sobre avaliação e qualidade da Educação Superior. O estudo tem abordagem quantitativa, e é desenvolvido, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais com base nos dados do ENADE. Nas análises realizadas, constatou-se, entre todas as cincos dimensões analisadas no decorrer da pesquisa, os cursos de Ciências Biológicas com (5,45) e com Filosofia (4,94) encontram-se com as melhores médias, já os cursos de Bacharelado em Administração e Sistemas de Informação possuem as menores notas nas médias gerais, o primeiro com (4,13) e o segundo com (4,15). Isso demonstra que há cursos com pontos, no decurso das dimensões analisadas, que precisam de uma maior atenção por parte da gestão. Logo, o presente estudo teve o intuito de auxiliar os gestores para a orientação nas tomadas de decisões e de planejamento das ações de melhoria contínua da qualidade da Educação Superior a Distância nas IES públicas.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Sousa Lopes, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fiscal Estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI).

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/CCHL/UFPI) Curso de Administração - Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

LOPES, Marcus Vinícius de Sousa; GUIMARÃES, Jairo de Carvalho.
Indicadores de qualidade na educação superior brasileira: uma análise do ENADE nos cursos EAD/UFPI
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 465–492, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20728. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

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Artigos