Práticas pedagógicas no 3º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-cultural

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.10

Palavras-chave:

enfoque histórico-cultural, anos iniciais, práticas pedagógicas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar os desafios e as possibilidades identificadas nas práticas pedagógicas de professores do 3º ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Ariquemes/RO. O referencial teórico, que embasou as reflexões, se estruturou por autores que se sustentam no Enfoque Histórico-Cultural (EHC), tais como: Vygotski (2001), Saviani (2008, 2011) e Gasparin (2012). Para a coleta/produção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e observações das aulas. Os resultados demonstram que, dentre os desafios encontrados pelas professoras, encontra-se: o atraso na aprendizagem de leitura e escrita em decorrência do período de isolamento social, a ausência de um auxiliar em sala de aula, a falta de atenção e foco dos alunos durante as aulas e as formações continuadas dissociadas da realidade específica de algumas escolas municipais. Contudo, apesar dos desafios encontrados, as professoras criam possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas significativas, se utilizando de avaliações diagnósticas constantes, e interrelacionando conhecimentos científicos com a prática social dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliéte Zanelato, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Mestrado Profissional). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural (GEPEEHC).

Joice Kely Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de Rondônia

Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural (GEPEEHC).

Josué José de Carvalho Filho, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Práxis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Referências

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), edição 2016. Brasília-DF, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75181-resultados-ana-2016-pdf/file>. Acesso em: 14 jan. 2022.

FERNANDES, N. A. Uso de jogos educacionais no processo de ensino e de aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso. Alegrete – RS: UFRGS, 2010. Disponível em:

<https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/141470/000990988.pdf?>. Acesso em: 06 jan. 2022.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GASPARIN, J. L; PETENUCCI, M. C. Pedagogia Histórico Crítica: da teoria à prática no contexto escolar. 2014. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf> Acesso em: 26/07/2022.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MACIEL, Talita Santana; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. As contribuições dos estudos de Vygotski à educação: notas sobre um pensamento revolucionário. Revista Educação e Emancipação, São Luís - MA, v. 11, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em: DOI: <http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p83-107>. Acesso em: 10 dez. 2022.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Rumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético. Revista HISTEDBR On-line, Campinas - SP, v. 19, p. 1-28, 2019. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653380/19234>. Acesso em: 19 de maio 2022.

PIRES, M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a educação. Interface-comunicação, saúde, educação, v. 1, p. 83-94, 1997.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações (11ª ed.). Campinas: Autores Associados, 2011.

SOUZA, E. R. S.; FERNANDES, M. A.; FREIRE, K. M. de A. Dificuldades de aprendizagens segundo teorias de Vygotski e Skinner. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59913>. Acesso em: 05/09/2022

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid, ES: Visor Distribuciones, 1997. (Tomo I).

VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. Madrid, ES: Visor Distribuciones, 2000. (Tomo III).

VYGOTSKI, L. S. V. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

ZANELATO, Eliéte; FERREIRA, Joice Kely Ribeiro; CARVALHO FILHO, Josué José de.
Práticas pedagógicas no 3º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-cultural: desafios e possibilidades
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 251–271, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20619. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos