Práticas pedagógicas no 3º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-cultural

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.10

Palavras-chave:

enfoque histórico-cultural, anos iniciais, práticas pedagógicas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar os desafios e as possibilidades identificadas nas práticas pedagógicas de professores do 3º ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Ariquemes/RO. O referencial teórico, que embasou as reflexões, se estruturou por autores que se sustentam no Enfoque Histórico-Cultural (EHC), tais como: Vygotski (2001), Saviani (2008, 2011) e Gasparin (2012). Para a coleta/produção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e observações das aulas. Os resultados demonstram que, dentre os desafios encontrados pelas professoras, encontra-se: o atraso na aprendizagem de leitura e escrita em decorrência do período de isolamento social, a ausência de um auxiliar em sala de aula, a falta de atenção e foco dos alunos durante as aulas e as formações continuadas dissociadas da realidade específica de algumas escolas municipais. Contudo, apesar dos desafios encontrados, as professoras criam possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas significativas, se utilizando de avaliações diagnósticas constantes, e interrelacionando conhecimentos científicos com a prática social dos estudantes.

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Biografia do Autor

Eliéte Zanelato, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Mestrado Profissional). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural (GEPEEHC).

Joice Kely Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de Rondônia

Pedagoga pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural (GEPEEHC).

Josué José de Carvalho Filho, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Práxis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

ZANELATO, Eliéte; FERREIRA, Joice Kely Ribeiro; CARVALHO FILHO, Josué José de.
Práticas pedagógicas no 3º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-cultural: desafios e possibilidades
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 251–271, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20619. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos