Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.9

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação, gestão escolar, participação

Resumo

Este artigo contempla parte dos resultados obtidos em nossa pesquisa de mestrado e tem por objetivo analisar as relações e contradições existentes entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão das escolas da rede municipal da capital maranhense. Para tanto, realizamos um estudo de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica substanciada em autores como Souza (2003), Gohn (2008), Bordignon (2009, 2020) e Marcelino (2013) e pesquisa de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas com conselheiros representantes do governo, professores e sociedade civil desse colegiado e diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de educação ludovicense. Neste trabalho, discorreremos sobre as funções e atribuições dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs), enquanto mecanismos de democratização, e analisaremos as relações entre esse órgão e a gestão escolar de São Luís, mediante dados coletados. Concluímos que a relação atualmente existente entre o CME/SL e os gestores escolares está assentada em uma relação mais burocrática, pautada em assessoramento técnico voltado, especialmente, para o processo de regularização das escolas, limitando o exercício da dimensão política por esse conselho.

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Biografia do Autor

Bruna Cibelle de Andrade Abreu, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora Pedagógica na Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão Educacional da UFMA.

Maria José Pires Barros Cardozo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutorado na Universidade Federal do Oeste do Pará. Professora associada do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Coordenadora o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão Educacional com registro no CNPQ.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

ABREU, Bruna Cibelle de Andrade; CARDOZO, Maria José Pires Barros.
Relações e contradições entre o Conselho Municipal de Educação de São Luís e a gestão escolar da rede municipal
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 222–250, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20060. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

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Artigos