A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.16

Palavras-chave:

trabalho, formação, prática social

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender como se constitui, no olhar dos alunos de pós-graduação, a dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são alunos de pós-graduação de um mestrado profissional de uma universidade pública federal. Os alunos são todos trabalhadores e dedicam-se à formação em nível de pós-graduação, tendo como fim formativo a Gestão Universitária. Acreditamos que a relação da educação com os demais fenômenos sociais necessita ser desvelada historicamente e analisada criticamente, sustentada pela teoria. Ou seja, a teoria e a prática se inter-relacionam na concepção que toda teoria entra em um vazio social, caso não seja sustentada na prática e vice-versa. A teoria e a prática são categorias filosóficas, essenciais ao processo de formação do trabalhador. Na mediação desta relação é que se tem possibilidades de transformar a realidade objetiva. Esta pesquisa se sustenta no campo de uma investigação qualitativa, em um estudo de caso, descritivo. É uma pesquisa bibliográfica que faz parte de um projeto maior na linha de investigação de Políticas Públicas e Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Universitária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Janes Teresinha Fraga Siqueira, Instituto de Estudos de Psicanálise do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psicanalista. Participante do Grupo de Pesquisa Internacional de Formação de Professores do Mercosul/ Cone Sul (UFRGS). 

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina. Pedagoga na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Participante do Grupo de Pesquisa Internacional de Formação de Professores do Mercosul/ Cone Sul (UFRGS).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo Parasitário. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BENSAÏD, Daniel. Marxismo, Modernidade e Utopia. São Paulo: Editora Xamã, 2000.

BOTTONI, Andrea; SARDANO, Edélcio de Jesus; COSTA FILHO, Galileu Bonifácio da. Uma breve história da Universidade no Brasil: de Dom João a Lula e os desafios atuais. Gestão universitária: os caminhos para a excelência. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL. Decreto Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960. Federaliza a Universidade do Rio Grande do Norte, cria a Universidade de Santa Catarina e dá outras providências. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 1960. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-3849-18-dezembro-1960-354412-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Lei nº 4.759 de 20 de agosto de 1965. Dispõe sobre a denominação e qualificação das Universidades e Escolas Técnicas Federais. Coleção de Leis da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 ago. 1965. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4759-20-agosto-1965-368906-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 19 maio. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 01, de 03 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação, Brasília, DF, 03. abril. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/CES0101.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.

BRASIL. Portaria nº 60, de 20 de março de 2019. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais, no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Brasília, DF, 20, mar. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/68157853/do1-2019-03-22-portaria-n-60-de-20-de-marco-de-2019-68157790. Acesso em: 14 fev. 2023.

BÚRIGO, Carla Cristina Dutra. O trabalho acadêmico do professor universitário no processo de desenvolvimento do espaço público na universidade federal: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/4152/000397472.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 jul. 2019.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000300002&script=sci_arttext. Acesso em: 19 maio 2021.

DIAS SOBRINHO, José. Universidade e avaliação. Florianópolis: Insular, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GENRO, Maria Elly Herz; CAREGNATO, Célia Elizabeth; MIORANDO, Bernardo Sfredo. Quais os fios que tecem essa trajetória? Parceria... tão óbvia ela é!? Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite. Revista Pedagógica (Unochapecó Online), v. 17, p. 86-103, 2016.

GODOY, Arilda. Estudo de caso qualitativo. In: GODOI, Christiane K.; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson B. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.

KOBIYAMA, Adriana R. C. E.; SILVA, Elizabeth C. Rosa e; PERARDT, Susany. O Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina: um estudo de caso sobre o processo de criação e implantação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 11., 2011. Anais [...], 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/32856. Acesso em: 10 jul. 2019.

LAFARGUE, Paul. O Direito à Preguiça. Editora Claridade: São Paulo, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Vol. I, Tomo II. São, Paulo: Abril Cultural, 1984.

SILVEIRA, Evandro. Resultados da formação dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária na Gestão da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação – O Positivismo, A Fenomenologia, O Marxismo. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Mestrado em Administração Universitária. Legislação. Regimento do PPGAU. Florianópolis, 2010. Disponível em: http://ppgau.ufsc.br/files/2012/05/REGIMENTO-08.06.11-p-pagina.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Plano de desenvolvimento institucional 2020-2024. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://pdi.paginas.ufsc.br/files/2020/08/PDI-2020-2024-pagina-dupla.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. UFSC. Programa de Pós-graduação em Administração Universitária. O Programa. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://ppgau.ufsc.br/o-programa. Acesso em: 19 maio. 2021.

VERGARA, Sylvia. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

WIGGERS, Ludmila. O Mestrado Profissional em Administração Universitária: desafios e perspectivas no processo da gestão universitária, a partir do olhar dos seus docentes. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/157420. Acesso em: 10 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

BÚRIGO, Carla Cristina Dutra; SIQUEIRA, Janes Teresinha Fraga; GONÇALVES, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo.
A dicotomia da teoria e da prática na relação da formação e do trabalho do aluno de pós-graduação
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 392–413, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19529. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)