O servidor técnico-administrativo em educação cotista racial na UFSC

o olhar dos gestores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.26

Mots-clés :

política institucional de inclusão, inclusão de cotistas raciais, gestão universitária

Résumé

O presente artigo é resultante de uma pesquisa sobre o servidor técnico-administrativo em educação cotista racial na UFSC. A pesquisa tem como objetivo compreender como se materializa as diretrizes da Política Institucional de Acesso, Inclusão e Permanência dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (STAE) Cotistas Raciais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir do olhar dos gestores. Para fundamentar esta pesquisa, são apresentadas a revisão bibliográfica da Política Institucional e a Política Pública de Acesso, Inclusão e Permanência de Servidores Cotistas Raciais no Serviço Público. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores ocupantes de cargos estratégicos na Instituição. Os resultados apontam que, ao mesmo tempo que a Universidade é inclusiva conforme a legislação vigente de ingresso de servidores cotistas raciais, a mesma nega a inclusão por falta de uma Política Institucional de Inclusão e Permanência de Servidores cotistas raciais na Instituição.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Artur Rocha Silva

Mestre em Administração pela Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina.  Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Téléchargements

Publié-e

2022-11-24

Comment citer

SILVA, Artur Rocha; BÚRIGO, Carla Cristina Dutra.
O servidor técnico-administrativo em educação cotista racial na UFSC: o olhar dos gestores
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 nov. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20406. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s