O servidor técnico-administrativo em educação cotista racial na UFSC

o olhar dos gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.26

Palavras-chave:

política institucional de inclusão, inclusão de cotistas raciais, gestão universitária

Resumo

O presente artigo é resultante de uma pesquisa sobre o servidor técnico-administrativo em educação cotista racial na UFSC. A pesquisa tem como objetivo compreender como se materializa as diretrizes da Política Institucional de Acesso, Inclusão e Permanência dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (STAE) Cotistas Raciais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir do olhar dos gestores. Para fundamentar esta pesquisa, são apresentadas a revisão bibliográfica da Política Institucional e a Política Pública de Acesso, Inclusão e Permanência de Servidores Cotistas Raciais no Serviço Público. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores ocupantes de cargos estratégicos na Instituição. Os resultados apontam que, ao mesmo tempo que a Universidade é inclusiva conforme a legislação vigente de ingresso de servidores cotistas raciais, a mesma nega a inclusão por falta de uma Política Institucional de Inclusão e Permanência de Servidores cotistas raciais na Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Artur Rocha Silva

Mestre em Administração pela Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Carla Cristina Dutra Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina.  Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores do CONE SUL/ MERCOSUL da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Instituto de Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

SILVA, Artur Rocha; BÚRIGO, Carla Cristina Dutra.
O servidor técnico-administrativo em educação cotista racial na UFSC: o olhar dos gestores
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20406. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)