A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.8

Palavras-chave:

formação pedagógica, ensino superior, profissão docente, internacionalização da educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar alguns aspectos sobre a formação pedagógica na docência universitária, discutindo seus consequentes impactos na internacionalização da educação superior. Para isso, abordamos a atuação dos professores, com vistas ao atendimento das exigências endereçadas à sua prática pedagógica, quando não possuem formação qualificada para tal. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, baseado em revisão de literatura, que investigou a internacionalização da educação superior e de que forma ela vem se constituindo como uma das principais questões de debate dentro das universidades, na contemporaneidade. Abordamos a formação de professores como um dos fatores de forte impacto na constituição da internacionalização, considerando que se destaca por estar relacionada à qualidade, inovação, conhecimento, solidariedade e interculturalidade, o que acaba por ressaltar uma contribuição positiva no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. Neste contexto, a docência tem sido compreendida como uma das possibilidades para a construção de uma universidade mais internacionalizada, em que a formação pedagógica do docente é primordial, diante da realidade experimentada, exigindo uma formação integral para atender à nova demanda que se apresenta, desenvolvendo práticas que articulem ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica De Marco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Frederico Westphalen/RS.  Membro ativo na JCI Rodeio Bonito e Diretora Nacional do Programa Escola de Líderes da JCI Brasil 2022. 

Chanauana de Azevedo Canci, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestra pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Frederico Westphalen/RS.  Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Frederico Westphalen/RS. Integra a Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI) e a Rede Nacional de Pesquisas sobre Ensino Médio (EMpesquisa).

Valesca Brasil Costa, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora na Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPEL). Membro no Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária (UFPEL). Membro do grupo de pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM/UCS).

Referências

ALTBACH, P. G. (1998). Educación Superior Comparada: el conocimeniento, la Universidad y el desarrollo. Madrid, España: Artes Gráficas Grupo Sª. Nicolas Morales.

AZEVEDO, M. L. N. (2015). Internacionalização ou transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 1, n. 1, p. 56-75, jan./jun.

BONETI, L. W. (2006). Políticas públicas por dentro. Ijuí: Unijuí.

BOTELHO, A. F. (2015). Das propostas do Banco Mundial à avaliação institucional na educação. In: SILVA, M. A.; SILVA, K. A. C. P. Pensamento político e pedagógico na formação do pesquisador em educação. Belo Horizonte: Traço Fino, p. 235-249.

CUNHA, M. I. (2005). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados.

CUNHA, M. I. (2010). O campo da iniciação à docência universitária como um desafio. Biblioteca ANPED.

FAGUNDES, M. C. V.; BROILO, C. L.; FORSTER, M. M. S. (2008). É possível construir a docência universitária? Apontamos caminhos. Biblioteca ANPED.

IMBERNÓN, F. (2012). Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez.

MAUÉS, O. C; BASTOS, R. S. As políticas de educação superior na esteira dos organismos internacionais. Revista RBPAE, v. 32, n. 3, p. 699-717, set./dez. 2016.

MOROSINI, M. C. (2000). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

MOROSINI, M. C.; NASCIMENTO, L. M. (2017). Internacionalização da Educação Superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33.

MOROSINI, M. C.; MOROSINI, L. (2006). Pedagogia universitária: entre a convergência e a divergência na busca do alomorfismo. UNIrevista, vol. 1, n. 2, abril.

MOROSINI, M. C.; USTÁRROZ, E. (2016). Impactos da internacionalização da educação superior na docência universitária: construindo a cidadania global por meio do currículo globalizado e das competências interculturais. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 35-46, set./dez.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. (2002). Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez.

SANTOS, F.S.; ALMEIDA FILHO, N. (2012). A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Portugal: Coimbra.

SOUSA SANTOS, B. (2004). A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez.

SUDBRACK, E. M.; NOGARO, A. (2017). Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 2, p. 417-431, maio/ago.

VEIGA, I. P. A. (Org.) (2006). Projeto político‐pedagógico da escola: uma construção possível. 22. ed. Campinas: Papirus.

WÄCHTER, B. (2000). Internationalisation at home: the context. In: CROWTHER, P. Internationalisation at home: a position paper. Amsterdam: EAIE, p. 5-13.

ZABALZA, M. A. (2004). O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

DE MARCO, Jéssica; CANCI, Chanauana de Azevedo; COSTA, Valesca Brasil.
A formação pedagógica na docência universitária e seu consequente impacto na internacionalização da educação superior
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 197–221, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17865. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos