O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.1

Palavras-chave:

acesso à educação superior , direito à educação, direitos humanos

Resumo

Desde 1984, com a criação da atual Lei de Execução Penal (nº 7.210), a assistência educacional de presos e internados tornou-se oficialmente uma estratégia voltada a contribuir para o retorno desses indivíduos à sociedade, graças ao seu caráter “reformador”. O sistema prisional brasileiro, porém, apresenta características que dificultam a efetivação desse direito – cenário ainda mais complexo no caso do acesso ao ensino superior. Objetivamos apresentar uma breve contextualização sobre a assistência educacional no sistema prisional brasileiro, discutindo os principais aspectos que influem no acesso da população encarcerada ao ensino superior, e analisar duas experiências que podem contribuir para indicar possíveis caminhos para garantir o direito à Educação Superior dessa população no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica narrativa sobre a temática, mobilizando também dados apresentados por órgãos oficiais e legislação pertinente. O estudo concluiu que, em que pesem os avanços legislativos e as particularidades de cada ente federado, as circunstâncias vividas por pessoas em privação de liberdade no Brasil ainda envolvem diversos empecilhos ao prosseguimento dos estudos dessa população. Condições de infraestrutura e contradições inerentes ao sistema prisional são elementos que contribuem com esse cenário, prejudicando a efetivação da assistência educacional prevista em lei e o acesso da população encarcerada ao ensino superior. Ainda assim, projetos-piloto, desenvolvidos nacional e internacionalmente, podem indicar caminhos possíveis para superar ao menos alguns desses entraves.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mariana Martins Lemes, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Geografia na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Discente do curso de Especialização em Docência na Educação Superior no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Allan de Moura Assis, Instituto Federal de São Paulo

Professor particular de Língua Inglesa. Discente do curso de Especialização em Docência na Educação Superior no Instituto Federal São Paulo (IFSP). Graduado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Referências

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. Pólen, 2019.

ALVISI, C.; ZAN, D. D. P. e. Cárcere, currículo e o cotidiano prisional: desafios para o direito humano à educação. Revista Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/35731. Acesso em: 08 fev. 2022.

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. 1 ed. São Paulo: Musa Editora, 2004.

BRASIL. Casa Civil. Lei de Execução Penal. Lei nº 7.210. Brasília, 1984.

BRASIL. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, 2019. Disponível em: http://antigo.depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen. Acesso em: 27 dez. 2021.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 dez. 2021.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências correlatas. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1. Acesso em: 17 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Oferta de ensino a detentos vai ser ampliada em todos os níveis. 24 nov. 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/17265-oferta-de-ensino-a-detentos-vai-ser-ampliada-em-todos-os-niveis. Acesso em: 16 jan. 2022.

BRASIL. Departamento Penitenciário Nacional. Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Depen, autoriza investimentos de cerca de R$ 150 milhões em construção de vagas prisionais padronizadas em 2022. 14 dez. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/depen/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-justica-e-seguranca-publica-por-meio-do-depen-quer-investir-cerca-de-r-150-milhoes-em-construcao-de-vagas-prisionais-padronizadas-em-2022. Acesso em: 16 fev. 2022.

CANÉ, J. F. da S. Educação pública: o acesso à educação superior no sistema prisional. Análise sobre as dificuldades de acesso à educação superior dentro de uma unidade prisional. 2016. 91 f. Trabalho Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

CARREIRA, D. Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação: Educação nas Prisões Brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA Brasil, 2009. Disponível em: https://www.cmv-educare.com/wp-content/uploads/2013/07/FINAL-relatorioeduca%C3%A7%C3%A3onasprisoesnov2009.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.

CURY, C. R. J. A educação como desafio na ordem jurídica. In.: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de Educação no Brasil. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

DAVIS, A. Estarão As Prisões Obsoletas?. Tradução. 1. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2018.

DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias Infopen – Junho de 2014. Ministério da Justiça, 2014. Disponível em: https://www.justica.gov.br/news/mj-divulgara-novo-relatorio-do-infopen-nesta-terca-feira/relatorio-depen-versao-web.pdf. Acesso em: 09 fev. 2022.

DOROTEU, L. R. et al. O acesso à Educação Superior do preso em regime fechado através do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade. Revista Projeção, Direito e Sociedade, v 8, n. 2, p. 13-24, 2017. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao2/article/view/918. Acesso em: 08 fev. 2022.

EPEA. European Prison Education Association, 2007. Projects, Pipeline. Disponível em: https://www.epea.org/portfolio/pipeline-project/. Acesso em: 23 mar. 2023.

FBAC. Relatório sobre as APACs. 2022. Disponível em: http://www.fbac.org.br/infoapac/relatoriogeral.php. Acesso em: 16 jan. 2022.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FRANCO, C. A. de O.; MIYAZAKI, M. H. Z.; CONINCK, N. K. Método APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados: uma alternativa ao sistema penitenciário brasileiro. Revista liberdades, São Paulo, v. 11, n. 29, jan./jun. de 2020. Disponível em: https://ibccrim.org.br/publicacoes/edicoes/88/935. Acesso em: 08 fev. 2022.

IBGE. PNAD contínua – Características gerais dos domicílios dos moradores 2019. Informativo. 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101707_informativo.pdf. Acesso em: 27 dez. 2021.

INFOPEN. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Dados de jul./dez. de 2019. 2020. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMmU4ODAwNTAtY2IyMS00OWJiLWE3ZTgtZGNjY2ZhNTYzZDliIiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9. Acesso em: 12 jul. 2021.

LERMEN, H. S. et al. Saúde no cárcere: análise das políticas sociais de saúde voltadas à população prisional brasileira. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 905-924, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/zJDxMf6BFhqhN5NX5DmjptH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 fev. 2022.

LOCKITT, W.G. LICOS – Learning Infrastructure for Correctional Services. Project Avaluation Report. Disponível em: https://williamlockitt.co.uk/download/licos-learning-infrastructure-for-correctional-services-october-2008-to-december-2010-project-evaluation-report/. Acesso em: 23 mar. 2023.

MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J. P.; GARCIA, M. S. dos S. Tecnologias digitais da informação e comunicação: novos desafios na educação superior. In.: VEIGA, I. P. A; FERNANDES, R. C. de A. (org.). Por uma didática da Educação Superior. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020.

MEC. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para Educação em Estabelecimentos Penais. Resolução nº 2. Brasília, 2010.

MOREIRA, F. A. Educação Prisional: gênese, desafios, nuances do nascimento de uma política pública de Educação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

MOREIRA, J. A.; MACHADO, A.; DIAS-TRINDADE, A. Educação a distância no ensino superior em contexto de reclusão enquanto política de formação humana em Portugal. Arquivos Analíticos de Políticas Educacionais, v. 26, n. 118, 2018.

NONATO, E. M. N.; SILVA, C. A. da. Educação superior no contexto do cárcere: um relato de experiência sobre a inclusão no ensino superior de mulheres apenadas. Revista de Educação do COGEIME, ano 19, n. 36, jan./jun. 2010. Disponível em: http://www.cogeime.org.br/wp-content/uploads/2011/11/36Artigo05.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Unicef Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 30 jan. 2022.

RIBEIRO, J. L. P. Revisão de investigação e evidência científica. Revista Psicologia, Saúde & Doenças, ano 15, n. 3, 2014. Porto, Portugal. Disponível em: https://scielo.pt/pdf/psd/v15n3/v15n3a09.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.

ROTHER, E. T. Revisão Sistemática X Revisão Narrativa. Editorial. Acta Paulista de Enfermagem, ano 20, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/. Acesso em: 23 mar.2023.

SANTIAGO, G. A. da S. A política de ressocialização no Brasil: Instrumento de Reintegração ou de Exclusão Social? Monografia (Mestrado em Educação) – Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2011.

UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos. V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (V CONFINTEA). Alemanha, UNESCO, jul. 1997.

WACQUANT, L. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: F. Bastos, 2001, Revan, 2003.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

LEMES, Mariana Martins; ASSIS, Allan de Moura.
O acesso à educação superior de pessoas em privação de liberdade no Brasil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 15–44, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19843. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos