Escola e prática pedagógica

representações sociais de estudantes de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.4

Palavras-chave:

ensino médio, representações sociais, escola, prática pedagógica

Resumo

Este artigo identifica as representações sociais de estudantes de ensino médio a respeito da escola em que estudam e da prática pedagógica nessas instituições. Representações sociais são modos de interpretar a realidade que orientam as práticas dos sujeitos. Desenvolvemos um estudo de campo com 33 estudantes de primeiro ano do ensino médio de diferentes escolas situadas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes-PE. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram representações sociais de escola centradas na qualidade do ensino, abrangência da formação, boa convivência no espaço e infraestrutura deficitária. No que se refere à prática pedagógica identificamos, com algumas restrições, compromisso e boa convivência por parte dos docentes; funcionários dedicados, equipe gestora burocrática e distante do cotidiano dos estudantes. Constatamos indícios representacionais diversificados nas práticas de estudantes de escolas técnicas, de referência e regulares. Os achados sugerem um repensar das políticas de ensino médio no estado de Pernambuco que, mesmo voltadas para inclusão da juventude, têm sido excludentes para grande parte desse grupo social.

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Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq. 

Wilma Nayra Santos Severo, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Bolsista da Iniciação Cientifica / FACEPE. Integrante do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

MACHADO, Laêda Bezerra; SEVERO, Wilma Nayra Santos.
Escola e prática pedagógica: representações sociais de estudantes de ensino médio
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 99–123, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19521. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos