Escola e prática pedagógica

representações sociais de estudantes de ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.4

Palavras-chave:

ensino médio, representações sociais, escola, prática pedagógica

Resumo

Este artigo identifica as representações sociais de estudantes de ensino médio a respeito da escola em que estudam e da prática pedagógica nessas instituições. Representações sociais são modos de interpretar a realidade que orientam as práticas dos sujeitos. Desenvolvemos um estudo de campo com 33 estudantes de primeiro ano do ensino médio de diferentes escolas situadas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes-PE. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram representações sociais de escola centradas na qualidade do ensino, abrangência da formação, boa convivência no espaço e infraestrutura deficitária. No que se refere à prática pedagógica identificamos, com algumas restrições, compromisso e boa convivência por parte dos docentes; funcionários dedicados, equipe gestora burocrática e distante do cotidiano dos estudantes. Constatamos indícios representacionais diversificados nas práticas de estudantes de escolas técnicas, de referência e regulares. Os achados sugerem um repensar das políticas de ensino médio no estado de Pernambuco que, mesmo voltadas para inclusão da juventude, têm sido excludentes para grande parte desse grupo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de professores e prática pedagógica. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq. 

Wilma Nayra Santos Severo, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Bolsista da Iniciação Cientifica / FACEPE. Integrante do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisas sobre a escola e pesquisas no cotidiano da escola. Eccos Revista Científica. V. 10. Número especial. p. 133-145, 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins, 2007.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-eindicadores/censo-escolar/resultados Acesso em: 02.06. 2022

CERQUEIRA, T. C. S. Representações sociais da escola: percepção de professores de escolas públicas do Distrito Federal. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE-. PUC-PR, Curitiba, nov. 2011.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016

KRAWCZYK, N.; FERRETTI C. J. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Revista retratos da escola, Brasília, v.11, n.20, p.33-44, jan./jun. 2017.

LIMA, K. P; POERSCH, K. G; EMMEL, R. Dificuldades de ensino e de aprendizagem em Matemática no oitavo ano do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 1, p. 01-15, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3420

LOUREIRO, V. Dificuldades na aprendizagem da matemática: um estudo com alunos do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Matemática) 159f. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas. 2014

LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002

MACHADO, L. B. Escola pública e seus professores nas representações sociais de estudantes universitários. Processo CNPq nª 304759/2017-1(relatório final), 2021 (texto digitalizado)

ORTENZI, A. A relação professor - aluno: contribuições para o ensino da matemática. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-SP.

PERNAMBUCO. Lei complementar 125, de10 de julho de 2008. Diário Oficial do Estado de Pernambuco – Poder Executivo, Pernambuco, PE, 11 jul. 2008. p.3. Disponível em: <https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=5148&tipo=textoatualizado>. Acesso em 14 jan. 2020

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis, Vozes, 2003, 404p.

SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994

SILVA, T. G. da. Protagonismo na adolescência: a escola como espaço e lugar de desenvolvimento humano. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009

SOUZA, J. F. Prática pedagógica e formação de professores. In: BATISTA NETO, J; SANTIAGO, E. (Orgs.). Prática pedagógica e formação de professores. Recife: EDUFPE, 2009.

VASCONCELOS J.C. LIMA, P. V. P. S; ROCHA, L. A; KHAN, A.S. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.113, p. 874-898, out./dez. 2021

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, 22, (44): 203-220, ago./dez. 2014

WEBER, R.G. Estudo das dificuldades de alunos de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio. 2012. 84f Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-05-06

Como Citar

MACHADO, Laêda Bezerra; SEVERO, Wilma Nayra Santos.
Escola e prática pedagógica: representações sociais de estudantes de ensino médio
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 99–123, 6 Mai 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19521. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos