(De)Formação humana a partir da música

análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.14

Palavras-chave:

música, formação humana, teoria crítica

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender o conceito de (de)formação humana a partir da música por meio do estudo da teoria crítica adorniana. A pesquisa, de caráter bibliográfico, tomou como foco a relação entre música, educação e sociedade. A importância dessa pesquisa se justificou pela falta de estudos sobre música e educação que adotam a teoria crítica, portanto, a pesquisa visou estabelecer uma contribuição para a área e propiciar novas pesquisas sobre a temática. A partir das análises, pôde-se observar que a música tem grande potencial (de)formativo, podendo levar à deformação, perda da autonomia e alienação, quando estandardizada, mas podendo também se revelar um caminho para a formação, permitindo a apreensão da promesse du bonheur pelo indivíduo, não o deixando conformado ou contentado com a situação social vigente.

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Biografia do Autor

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Goiás

Pós-doutor em Educação. Docente do Instituto Federal de Goiás. Participa Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA).

Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Instituo Federal de Goiás

Doutor em Ciências da Educação. Docente do Instituo Federal de Goiás. Participa do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ).

Apolo de Souza Sá, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Música. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFGo). Participa do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA).

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

COSTA, Cristiano Aparecido da; PEREIRA, Eliton Perpétuo Rosa; SÁ, Apolo de Souza.
(De)Formação humana a partir da música: análise conceitual à luz da teoria crítica adorniana
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 344–365, 6 Mai 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 2 mai 2024.

Edição

Seção

Artigos