Confluências, diálogo e acolhimento na Educação Escolar Quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.42

Palavras-chave:

quilombolas, educação, pedadogia antirracista

Resumo

O ensaio analisa as compreensões da cultura escolar construídas por estudantes quilombolas e seus responsáveis, observando as relações estabelecidas com sua presença nos ambientes de ensino. Apresenta conclusões de projeto de pesquisa aplicada sobre Educação Escolar Quilombola (EEQ). Possui abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa-ação colaborativa, focando análise em respostas de questionários. Problematiza, a partir da categoria cunhada por Antônio Bispo dos Santos – confluências, os caminhos do acolhimento dos jovens quilombolas na cultura escolar em que se inserem. Relaciona confluência com a concepção freireana de diálogo. Conclusões do estudo apontam o pouco conhecimento do que seja EEQ, por parte dos quilombolas e dos professores, e o vínculo dela com pedagogias e estudos de educação antirracista. Observa que os temas do ser quilombola são basicamente trabalhados na disciplina de história ou em datas comemorativas. A base conceitual para tais conclusões está em referências teóricas dos estudos interculturais e contra coloniais.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professor na educação básica da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (SMED/POA). 

Rita de Cássia dos Santos Camisolão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Servidora técnico-administrativa no Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão (UFRGS).

Carla Beatriz Meinerz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS. 

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

SILVA, Paulo Sérgio da; CAMISOLÃO, Rita de Cássia dos Santos; MEINERZ, Carla Beatriz.
Confluências, diálogo e acolhimento na Educação Escolar Quilombola
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 126–151, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21484. Acesso em: 22 dez 2024.