No movimento também tem educação

perspectivas emancipatórias da luta antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.52

Palavras-chave:

movimento negro, educação, UNEGRO/Caxias-MA

Resumo

Nos últimos três anos toda a humanidade vivenciou o poder de uma pandemia, que afetou todos os países e povos e deixou marcas indeléveis. No que se refere à realidade brasileira, a pandemia da Covid-19 afetou de formas diferentes os grupos sociais e raciais, escancarando, assim, a desigualdade racial e social do País. No campo da educação, os dados indicam a ampliação do abandono e evasão escolar, cujos números estão mais próximos de populações que residem em territórios marcados pela pobreza. Este artigo é um estudo de caso que tem como foco a análise do trabalho educacional desenvolvido pela UNEGRO/Caxias no Maranhão, entre os anos de 2020 e 2022. O objetivo do artigo é analisar como a Unegro/Caxias, movimento social, estruturou um planejamento de formação que perpassa assuntos relativos ao enfrentamento ao racismo e à valorização da história e da memória dos povos africanos do continente ou em diáspora, garantindo a discussão sobre a questão racial no Brasil. A pesquisa apontou que a entidade possui uma rede de contatos que incide diretamente sobre o sucesso da sua empreitada educacional.

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Biografia do Autor

Valdenia Guimarães e Silva Menegon, SEDUC, MA

Doutora em História-PPGH/UNISINOS. Gestora escolar na SEDUC-MA. Professora na SEMECTI/Caxias-MA. Presidenta de honra do Instituto Valdenia Menegon. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR.

Sâmia Valéria Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda do Mestrado Acadêmico em Educação – UNIR; UNIR. Pesquisadora em Produtividade do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR.

Geyciele Quézia Silva Dourado, Universidade Federal de Rondônia

Acadêmica de Serviço Social do UniFacema. Presidenta do Instituto Valdenia Menegon. Pesquisadora em Produtividade do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

MENEGON, Valdenia Guimarães e Silva; OLIVEIRA, Sâmia Valéria Nascimento de; DOURADO, Geyciele Quézia Silva.
No movimento também tem educação: perspectivas emancipatórias da luta antirracista
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 385–410, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21571. Acesso em: 3 dez 2024.