Um currículo de relações

análise de práticas de (auto)conhecimento e diversidade étnico-racial no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.46

Palavras-chave:

Lei 10.639/2002, práticas antirracistas, etnicidade

Resumo

Após vinte anos de promulgação da Lei 10.639/2002, ainda há muito o que se fazer quando pensamos o debate sobre o enfrentamento à discriminação, ao preconceito e ao racismo em um país de raízes escravocratas como Brasil. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo apresentar algumas ações de pesquisaextensão no âmbito educacional, na perspectiva de pensar a reconstrução do currículo com práticas de (auto)conhecimento da diversidade étnico-racial no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa teórica e bibliográfica permeada de elementos de prática docente em atividades de extensão universitária desenvolvidas no campus II, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 2011. Destacamos que tais atividades são formativas com a atuação de futuros licenciandos em escolas públicas e/ou comunidades quilombolas do município e com a participação de docentes, discentes e agentes sociais. Os resultados, nos permitem apontar a urgência de formação docente e a criação de espaços de debates e de exposição da cultura afro-brasileira nos municípios, além de ratificar a responsabilidade social das instituições de ensino superior e da escola básica junto às comunidades.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação Escolar pela Unesp. Mestre em Educação pela Umesp. Professora Associada III do Departamento de Ciências Sociais e Fundamentais/UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação especial. Membro do Neabi/UFPB.

Ângela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais da UFPB. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Políticas e Práticas Curriculares – GEPPC/UFPB. Editora da Revista Espaço do Currículo.

Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Sociologia, Universidade Federal Da Paraíba. Grupo de Pesquisa Extensão Rural Contemporânea, do(a) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

DAXENBERGER, Ana Cristina Silva; ALBINO, Ângela Cristina Alves; SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá.
Um currículo de relações: análise de práticas de (auto)conhecimento e diversidade étnico-racial no espaço escolar
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 232–258, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21460. Acesso em: 22 dez 2024.