Um currículo de relações

análise de práticas de (auto)conhecimento e diversidade étnico-racial no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.46

Palavras-chave:

Lei 10.639/2002, práticas antirracistas, etnicidade

Resumo

Após vinte anos de promulgação da Lei 10.639/2002, ainda há muito o que se fazer quando pensamos o debate sobre o enfrentamento à discriminação, ao preconceito e ao racismo em um país de raízes escravocratas como Brasil. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo apresentar algumas ações de pesquisaextensão no âmbito educacional, na perspectiva de pensar a reconstrução do currículo com práticas de (auto)conhecimento da diversidade étnico-racial no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa teórica e bibliográfica permeada de elementos de prática docente em atividades de extensão universitária desenvolvidas no campus II, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desde 2011. Destacamos que tais atividades são formativas com a atuação de futuros licenciandos em escolas públicas e/ou comunidades quilombolas do município e com a participação de docentes, discentes e agentes sociais. Os resultados, nos permitem apontar a urgência de formação docente e a criação de espaços de debates e de exposição da cultura afro-brasileira nos municípios, além de ratificar a responsabilidade social das instituições de ensino superior e da escola básica junto às comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação Escolar pela Unesp. Mestre em Educação pela Umesp. Professora Associada III do Departamento de Ciências Sociais e Fundamentais/UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação especial. Membro do Neabi/UFPB.

Ângela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais da UFPB. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Políticas e Práticas Curriculares – GEPPC/UFPB. Editora da Revista Espaço do Currículo.

Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Sociologia, Universidade Federal Da Paraíba. Grupo de Pesquisa Extensão Rural Contemporânea, do(a) Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

Referências

ALBINO. Ângela Cristina Alves. Currículo e autonomia docente: enunciações políticas. Curitiba: Appris, 2018.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural / Silvio Luiz de Almeida. -- São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 264 p. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/bak/a/8R37NgQt56Sf5P58KRfMFzq/?format=pdf&lang=pt>. Acessado em: 21 maio 2022.

ANDRADE, É. A opacidade do iluminismo: o racismo na filosofia moderna. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-512X2017000200291&script=sci_arttext. Acesso em 05/08/2020.

APPLE, Michael W., BURAS, Kristen L. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

APPLE, M. A política de conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F.; TADEU, T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011.

BOLLE, Willi, KUPFER, Eckhard E. Cinco séculos de relações brasileiras e alemães. Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2013, p. 222.

BETHENCOURT, F. Racismos: das cruzadas ao século XX. São Paulo: Companhia da letras, 2018.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN). Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 22 de maio de 2022.

BRASIL. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394. Casa Civil. Casa Civil: Brasília, 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/110.639.htm>. Acesso em: 23 maio 2022.

CAMPOS, Luis Augusto. Racismo em três dimensões: Uma abordagem realista-crítica. in Revista Brasileira de Ciências Sociais- volume 32 N° 95, 2017.

CARVALHO, José Jorge. Cantos Sagrados do Xangô do Recife. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 1993.

COSTA, Renata Savana Dias, DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. Um olhar avaliativo sobre a implementação das leis 10.639 e 11.645 em escolas da rede pública municipal na cidade de Remígio/PB. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Editora Tempo, 2015, p. 129 a 148.

DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de. SILVA, Magna Lúcia da (Organizadores). Educação E Etnicidade: Diálogos Interdisciplinares - João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. 197 p.: il. Acessado em: 20/05/2022. Disponível em: <http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/download/114/9/362-1?inline=>.

DIETRICH. Ana Maria. Organização política e propaganda Nazista no Brasil (1930-1945): O Nazismo tropicalizado, in Anais da ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/bitstream/handle/bdtse/7120/2005_dietrich_organizacao_politica_propaganda.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 24 de Março de 2023.

DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2006.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classe: São Paulo: Globo, 2008.

FERREIRA, Michele Guerreiro, SILVA, Jassen Felipe. Currículo e educação das relações étnico-raciais: elementos para a construção de práxis curriculares antirracistas, in RODRIGUES, Ana Claudia da Silva, ALBINO, Angela Cristina Alvez, SÜSSEKIND, Maria Luiza. Democracia, Educação e Políticas curriculares nas pesquisas com currículo. João Pessoa: Editora UFPB, 2020. p. 79-99.

GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019, p. 473.

GOMES, Nilma Lino. Educação e identidade negra; ALETRIA, 2002. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2ª Ed. 1998.

LIMA, Débora Michele Sales, MENDES, Rodrigo Cirino, LIMA, Gleicy Deisse Santos, DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. Comunidade Negra Senhor do Bonfim: a beleza e a autoestima de suas mulheres quilombolas. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Editora Tempo, 2015, p. 25 a 37.

MAIA, M. E., & Mendes J. E., & Brito, L. H. Discurso e Formação Identitária Negra na Escola. Linguagem em Foco. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, 8(2), ano 2016 - Volume Temático: Linguagem e Raça: diálogos possíveis.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (eds.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-168. Disponível em: http://www.unsa.edu.ar/histocat/hamoderna/ grosfoguelcastrogomez.pdf. Acesso em: 17 abril. 2023

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010. Disponível em: https://antropologiadeoutraforma.files.wordpress

MOURA. C. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Perspectiva,2019.

MUNANGA, K. (1990). Negritude Afro-Brasileira: Perspectivas E Dificuldades. Revista De Antropologia, 33, 109-117. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.1990.111217>. Acessado em: 03 jun. 2022

MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos E Sentidos/ Kabengele Munanga. - 3. ed. - 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. - (coleção Cultura Negra e Identidade)

SANTOS, S. Boaventura. Pela Mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

SANTOS, Vanessa da Silva, MENDES, Rodrigo Cirino, DAXENBERGER, Ana Cristina Silva. Quem foi que disse que o meu cabelo é ruim? Meu cabelo, minha identidade. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Editoa Tempo, 2015, p. 15 a 24.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil de 1870-1930. São Paulo: Companhia da letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz, “As teorias raciais, uma construção histórica de finais do século XIX. O contexto brasileiro”. In Raça e Diversidade, Op. Cit. nota 32, p. 174.

SKIDMORE, T. E. Preto no Branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

SILVA, Leonardo Souza da, CHAGAS, Waldeci. Práticas pedagógicas e relações étnico raciais para o fortalecimento da identidade negra na escola Anna Elisa Sobreira. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Editora Tempo, 2015, p. 117 a 128.

SILVEIRA, Sergio Roberto. O corpo na religiosidade africana e na cultura religiosa afro-brasileira: implicações na formação do professor. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ

SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá. A diversidade como princípio dos estudos étnico-raciais. João Pessoa: Editora Tempo, 2015, p. 47 a 71.

SILVEIRA, Sergio Roberto. Religiosidade africana e cultura religiosa afro-brasileira. In DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá. Comunidade quilombolas: das reflexões às práticas de inclusão social. João Pessoa: Editora Tempo, 2013. P. 11 a 41.

WALSH, C. Interculturalidade e (des) colonialidade: perspectivas críticas e políticas. Conferência Inaugural. XII Congresso ARIC, Florianópolis, Brasil, 29 jun. 2009.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

DAXENBERGER, Ana Cristina Silva; ALBINO, Ângela Cristina Alves; SOBRINHO, Rosivaldo Gomes de Sá.
Um currículo de relações: análise de práticas de (auto)conhecimento e diversidade étnico-racial no espaço escolar
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 232–258, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21460. Acesso em: 21 nov 2024.