História da África

um levantamento bibliográfico com vista aos 20 anos da Lei 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.58

Palavras-chave:

história da África, lei 10.639/2003, levantamento bibliográfico

Resumo

Em 2003, a promulgação da Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de História africana e afro-brasileira, e mais tarde a indígena, de acordo com a Lei 11.645, de 2008, que atualizou a anterior, possibilitou a entrada desses temas no ensino básico e acadêmico, porém há desafios em torno de sua efetivação. Neste artigo, apresenta-se uma análise das pesquisas levantadas em revisão bibliográfica cujo tema central foi a História da África. Utilizando-se a metodologia do Estado da Arte (EA), investiga-se o que se tem produzido acerca da temática e expõem-se suas lacunas. Conclui-se que apesar dos avanços, ainda que de forma lenta, como apontado em geral nas pesquisas, é preciso formular e aplicar eficientemente políticas públicas em prol da efetivação do tema na formação dos professores e nas práticas do ensino básico. O artigo faz parte de um projeto de iniciação científica composto por duas pesquisadores e a orientadora sobre História da África e afro-brasileira, que objetiva desenvolver um material didático como produto final.

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Biografia do Autor

Mírian Cristina de Moura Garrido, Universidade de Taubaté

Pós-doutora em História pela UNIFESP. Professora Visitante Universidade de Taubaté.

Isabella Cristine Cesar dos Santos, Universidade de Taubaté

Graduanda em História (Licenciatura) na Universidade de Taubaté. Bolsista PIBIC/CNPq,

Anna Romancene Dias da Silva , Universidade de Taubaté

Graduanda em História (Licenciatura) na Universidade de Taubaté. Bolsista PIBIC/UNITAU.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

GARRIDO, Mírian Cristina de Moura; SANTOS, Isabella Cristine Cesar dos; SILVA , Anna Romancene Dias da.
História da África: um levantamento bibliográfico com vista aos 20 anos da Lei 10.639/2003
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 555–584, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21451. Acesso em: 22 dez 2024.