Perspectivas multi/interculturais e engajamento antirracista no fazer e pensar docente em arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.39

Palavras-chave:

pratica pedagógica em arte, pedagogias antirracistas, perspectivas multi/interculturais

Resumo

A pesquisa de caráter qualitativo interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006) apresentada neste artigo traz à luz relatos de professoras e professores de Arte, os quais foram produzidos por meio de entrevistas episódicas individuais (FLICK, 2009, 2013). A partir da compreensão do multiculturalismo aberto interativo (CANDAU, 2008, 2018, 2020) e do multiculturalismo pós-colonial (IVENICKI, 2018, 2020), analisamos como se dá a implicação política e teórica de professores de Arte na efetivação de práticas pedagógicas antirracistas nas aulas de Arte na Educação Básica e na formação docente de futuros profissionais da área. Neste artigo, concluímos que aspectos biográficos dos professores entrevistados foram/são determinantes para a construção de seus olhares interessados e comprometidos com a diversidade cultural, o que os levaram/levam a mover seus fazeres docentes sob perspectivas e abordagens multi/interculturais, sobretudo quando o que está em foco é a promoção crítica das produções culturais/estéticas afro-referenciadas e a visibilidade das identidades negras diaspóricas, ou seja, a efetivação da Lei 10.639/03, a qual obriga o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras.

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Biografia do Autor

Jorge Paulino, Secretaria de Educação de Maricá

Doutor em Educação (UFRJ). Professor de Arte na Prefeitura de Maricá-RJ. Integra o Grupo de Estudos Multiculturais (GEM). Pesquisador sobre pedagogias antirracistas, educação multi/intercultural e materiais didáticos. 

Ana Ivenicki, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em Educação pela University of Glasgow. Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora 1A do CNPq. Desenvolve pesquisas em Multiculturalismo e Formação de Professores, tendo especial interesse nas áreas de Currículo, Educação Comparada, Educação de Adultos para a Diversidade e Questões Epistemológicas de Pesquisa e Avaliação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Multiculturais (GEM), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Rodrigo Campos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Letras. Professor Adjunto de Língua Espanhola do Instituto de Letras da UERJ.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

PAULINO, Jorge; IVENICKI, Ana; CAMPOS, Rodrigo.
Perspectivas multi/interculturais e engajamento antirracista no fazer e pensar docente em arte
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 47–70, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21043. Acesso em: 22 dez 2024.