Educação antirracista e sua (in)aplicabilidade

um estudo de caso das práticas de gestores e professores em uma instituição de educação infantil do município de Messias/AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.53

Palavras-chave:

Educação Infantil, currículo, relações étnico-raciais

Resumo

O presente trabalho é fruto de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, em que se objetivou analisar se os postulados de uma educação antirracista estavam de fato incorporados às práticas de uma instituição de educação infantil, do município de Messias-Alagoas, ou se o que se encontrava ali reproduzido são práticas pouco inovadoras, com a manutenção de paradigmas ainda não alinhados ao fomento do respeito à diversidade, mais especificamente às relações étnico-raciais. Como metodologia, adotou-se a abordagem de natureza qualitativa (GODOY, 1995), mais especificamente configurada em um estudo de caso, já que, por meio da pesquisa de campo, pode-se coletar os dados e analisá-los com maior densidade. Para a análise dos dados encontrados, lançou-se mão da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os aportes teóricos centrais deste trabalho foram: Canavieira e Palmen (2015), Trinidad (2012), Cavalleiro (2003), entre outros. Como principais resultados, pode-se inferir que as práticas antirracistas ainda não são uma realidade concreta, existindo um abismo inegável entre o que se encontra preconizado em lei e o chão da sala de aula.

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Biografia do Autor

Sheyla Maria Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional – GAE. Professora da rede pública municipal de Alagoas.

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com estágio pós doutoral em Educação pela UFS. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional – GAE. Professora Adjunta da UFAL.

Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com estágio pós doutoral em Educação pela Universidade de Lisboa. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional – GAE. Professora Associada da UFAL.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

SILVA, Sheyla Maria Rodrigues da; PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; PRADO, Edna Cristina do.
Educação antirracista e sua (in)aplicabilidade: um estudo de caso das práticas de gestores e professores em uma instituição de educação infantil do município de Messias/AL
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 411–439, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21444. Acesso em: 21 nov 2024.