Outras educações

narrativas de professoras negras periféricas do Rio de Janeiro e quilombolas do Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.48

Palavras-chave:

mulheres negras, narrativas, educação antirracista

Resumo

O presente trabalho envolve olhares atravessados de três investigadores que compõem o mesmo grupo de pesquisa, que dialogam sobre as marcas causadas pela modernidade/colonialidade na trajetória de mulheres negras, apontando semelhanças e diferenças no modo ser e de se constituir professoras, a partir de contextos e realidades complexas em periferias urbanas e rurais do Rio de Janeiro e Mato Grosso.  Consideramos urgente o debate sobre outras epistemologias, decolonialidade, luta antirracista e formação docente nas escavações expedicionárias que realizamos. As metodologias que envolvem a narrativa das histórias de vida, as escrevivências e a autodefinição como “forasteiras de dentro” são levadas a cabo quando o que está em jogo envolve mudanças estruturais no sistema de ensino e da própria sociedade.

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Biografia do Autor

Luciano da Silva Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, em Barra do Garças - MT. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Diversidade e História em contextos socioculturais e educacionais – GEPDSE e Více-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais – GFPPD.

Célia Regina Cristo de Oliveira, SME - Duque de Caxias

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental SME- Duque de Caxias/RJ Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais – GFPPD.

Larissa Melo Mendes , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais – GFPPD.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

PEREIRA, Luciano da Silva; OLIVEIRA, Célia Regina Cristo de; MENDES , Larissa Melo.
Outras educações: narrativas de professoras negras periféricas do Rio de Janeiro e quilombolas do Mato Grosso
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 281–306, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21575. Acesso em: 21 nov 2024.