Decolonizando a periferia

vivências e práticas do Coletivo Perifala (Teresina-PI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.54

Palavras-chave:

coletivismo juvenil, decolonialidade, ações na periferia

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar a prática social do Coletivo Perifala, grupo de jovens estudantes de filosofia social atuante nas periferias da cidade de Teresina-Piauí, à luz da teoria decolonial, evidenciando, assim, como suas ações rompem com o padrão hegemônico de poder/saber/ser imposto pela estrutura colonial-moderna. Em termos metodológicos, foi realizada a análise do discurso crítica da prática social do Perifala a partir das narrativas de uma integrante e de postagens do coletivo em suas redes sociais. Entre os resultados, destaco o Perifala como um agente de questionamento e transformação das estruturas sociais hegemônicas, sobretudo a partir da descentralização do saber acadêmico, ao colocar a periferia urbana como centro das discussões e da ação social dos sujeitos. Nesse sentido, agem diretamente no enfrentamento da colonialidade do saber, do poder e do ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kary Emanuelle Reis Coimbra, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí – Linha de Pesquisa Cultura, Identidade e Processos Sociais. Docente no Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2020.

ARAÚJO, Cláudio Márcio de; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de; ROSSATO, Maristela. O sujeito na pesquisa qualitativa: desafios da investigação dos processos de desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, p. 1-7, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/chGpCqDwPprVkbyDXKXqWGj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 fev. 2022.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; ASSUMPÇÃO, Raiane. Cultura rebelde: escritos sobre a educação popular ontem e agora. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Segregação socioespacial e o “direito à cidade”. GEOUSP, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 412-424, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/177180/166548. Acesso em: 15 fev. 2022.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

COIMBRA, Kary Emanuelle Reis; MORAIS, Maria Dione Carvalho de. Coletivismo juvenil em Teresina: desenhando um panorama a partir das mídias sociais Instagram e Facebook. Simbiótica, Vitória, v. 7, n. 3, p. 161-195, jul./dez. 2020.

Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/33699. Acesso em: 15 jan. 2022.

COIMBRA, Kary Emanuelle Reis. Pedagogias decoloniais em ações culturais de coletivos e coletivas juvenis de Teresina. 2022. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11691877. Acesso em: 22 fev. 2023.

CONNEL, Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, n. 80, out. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/ZZZqDf3h5FwNbfCMQ66jPqF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jan. 2022.

COSTA, Bárbara Regina Lopes. Bola de neve virtual: o uso das redes sociais virtuais no processo de coleta de dados de uma pesquisa científica. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, Salvador, v. 7, n. 1, p. 15-37, jan./abr. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24649. Acesso em: 15 jan. 2022.

CUNHA, Marcelo Perini Peralta. O pixo como ato político. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura – Projeto e Cidade) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

DISCUSSÃO do texto: “A máscara” de Grada Kilomba, 2019. Teresina, 18 nov. 2019. Instagram: @perifala_. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B5AtvQsFRoH/. Acesso em: 15 fev. 2021.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade: conferências de Frankfurt. Petrópolis: Vozes, 1993.

DUSSEL, Enrique. Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. Trad. Sandra Tarbaucco Valenzuela. São Paulo: Paulinas, 1997.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. 2. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2016.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FBSP. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, São Paulo, ano 14, 2020. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-14/. Acesso em: 22 abr. 2021.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: edições Loyola, 1996.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 39. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-361, maio/ago. 2011.

GONZÁLEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização de Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

GROSFOGUEL, Ramón; ONESKO, Gabriel. A complexa relação entre modernidade e capitalismo: uma visão descolonial. Revista X, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 6-23, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/78186. Acesso em: 22 abr. 2021.

HORI, Paula. Os coletivos urbanos da cidade de São Paulo: ações e reações. In: ECONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANJAMENTO URBANO E REGIONAL, 27., 2017, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ENANPUR, 2017.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas da Violência 2020. Brasília: IPEA, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/24/atlas-da-violencia-2020. Acesso em: 22 abr. 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019.

LARRUSCAHIM, Paula Gil; SCHWEIZER, Paul. A criminalização da pixação como cultura popular na metrópole brasileira na virada para o século XXI. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, Vitória, v. 15, n. 1, p. 13-32, jan./jun. 2014.

Disponível em: https://sisbib.emnuvens.com.br/direitosegarantias/article/view/650/200. Acesso em: 22 abr. 2021.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. 3. reimp. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MIGNOLO, Walter. Postoccidentalismo: el argumento desde América Latina. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (coord.). Teorías sin disciplina: latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate. México: Miguel Ángel Porrúa, 1998.

MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Gedisa: Barcelona, 2007.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Argentina: Ediciones del Signo, 2010a.

MIGNOLO, Walter. Aiesthesis decolonial. Calle 14 Revista de Investigación en el campo del arte, Bogotá, v. 4, n. 4, p. 10-25, jan./jun. 2010b.

MONASTERIOS, Sylvia. Arte ou ocupação? O grafitti na paisagem urbana de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio negro brasileiro: processo de racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.

NJERI, Aza. O Sol da nossa humanidade e a educação pluriversal. In: FRANÇA, Rodrigo; RAYMUNDO, Jonathan. Pretagonismos. Rio de Janeiro: Agir, 2022.

NOVO PERFIL | Perifala. Teresina, 15 set. 2019. Instagram: @perifala_. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B2bvduWFeGz/. Acesso em: 15 fev. 2021.

PASTI, Renato; OLIVEIRA JR., Gilson Brandão. Qual quilombo? O pensamento pós-colonial e decolonial na reelaboração simbólica dos quilombos. Revista de História da UEG, Porangatu, v. 8, n. 1, e811908, jan./jun. 2019. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8533/6690. Acesso em: 22 abr. 2021.

PEREZ, Olivia Cristina; SILVA FILHO, Alberto Luís. Coletivos: um balanço da literatura sobre as novas formas de mobilização da sociedade civil. Latitude, Maceió, v. 11, n. 1, p. 255-294, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/2812/pdf_1. Acesso em: 22 abr. 2021.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, ed. 79, v. 3, p. 71-94, nov. 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel. Prefácio. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel (org.). Demodiversidade: imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. (Epistemologias do Sul)

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

VIEIRA, Ângela Oliveira; FAÇANHA, Antônio Cardoso. Ocupações urbanas em Teresina no contexto da luta por moradia: o caso da Vila Irmã Dulce. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 19, n. 1, p. 22-42, jul. 2017. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/282/303. Acesso em: 22 abr. 2021.

WALSH, Catherine. Introducción: lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine (org.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Equador: Abya-Yala 2017. t. 1. (Pensamiento Decolonial.)

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

COIMBRA, Kary Emanuelle Reis.
Decolonizando a periferia: vivências e práticas do Coletivo Perifala (Teresina-PI)
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 440–469, 20 Nov 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21492. Acesso em: 22 dez 2024.