Desafios da educação na construção dos sentidos de direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.28

Palavras-chave:

direitos humanos, sentidos e significados

Resumo

Este artigo discute, tomando como referência pesquisas bibliográficas, a construção de sentidos atribuídos ao termo Direitos Humanos. O objetivo do estudo foi analisar os desafios de educação em direitos humanos na ressignificação dos sentidos e continuidade pela luta pelos direitos sociais e humanos. Ademais, defendemos, com base em Lopes (2012), que os significados de Direitos Humanos são resultados de demandas e negociações políticas e construídos contextualmente. Teoricamente, dialogamos com uma base que prima pelo descentramento conceitual, principalmente com Laclau (2011) e Lopes (2012), do termo Direitos Humanos, que pode assumir diversos significados construídos no contexto social, a partir de demandas, influências e negociações de sentidos. Chamamos atenção para o papel da educação em direitos humanos na reflexão e problematização dos significados de Direitos Humanos, principalmente de sua ressignificação e luta contra-hegemônica do termo, alertando que os sentidos são construídos por meio de conflitos e interesses aflorados discursivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Editor chefe da Revista Cientifica Eletrônica Ensino Interdisciplinar.

Erivelton Nunes de Almeida

Mestre em Ensino - UERN/UFERSA. Advogado. Professor de Direitos Humanos na Universidade Católica do Rio Grande do Norte.

Suzana Paula de Oliveira

Mestre em Ensino - UFERSA. Advogada. Professora do curso de Direito da UERN.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; ALMEIDA, Erivelton Nunes de; OLIVEIRA, Suzana Paula de.
Desafios da educação na construção dos sentidos de direitos humanos
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20408. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos