A formação do leitor frente às questões étnico-raciais: uma análise da literatura negra no PNLD
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v19e26893%20Palavras-chave:
educação para as relações étnico-raciais, PNLD literário, literatura negraResumo
Este estudo discute a formação do leitor frente às questões étnico-raciais, ao analisar a literatura negra indicada no PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) Literário de 2018, na categoria 4º e 5º ano, destacando quais dessas obras foram adquiridas pelas escolas da cidade de Mossoró/RN, Nordeste do Brasil, e refletindo sobre as possibilidades formativas frente ao ensino antirracista a partir das obras escolhidas. A literatura, no contexto da formação leitora, incide no fortalecimento da aprendizagem humana, pois potencializa o desenvolvimento da percepção, da criatividade, da empatia, da criticidade e das emoções. Percebemos que a disposição de um acervo literário sobre essa temática nas escolas públicas ainda não é satisfatória. A indicação das obras para acesso nas escolas depende do rigoroso controle da oferta pelas editoras, da indicação do PNLD e, finalmente, da decisão de quem as adquire, que, muitas vezes, por falta de formação adequada e de conhecimento, não opta por aquelas que são essenciais ao ensino voltado para a compreensão e a valorização das relações étnico-raciais. Além disso, há a necessidade de uma formação adequada para o professor que irá mediar e formar o leitor na perspectiva de um ensino antirracista.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia Digital - PNLD 2018 Literário. Brasília, DF: FNDE, 2018. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/Livro_Didatico_PNLD/Guias/Guias_PNLD_2018/Guia_PNLD_Literario_2018.pdf . Acesso em: 05 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 16 abr. 2025.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 05 abr. 2025.
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023. 64 p. Conteúdo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394/1996 – Lei no 4.024/1961. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/642419/LDB_7ed.pdf. Acessos em: 09 set. 2024.
BRITO, Maria da Conceição Evaristo de. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras PUC/RJ. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 8 de Fevereiro de 1996. Disponível em: https://arquivos.unb.br/arquivos/202301902592562876135775c7967ab9c/Aula_11._Dissertac807a771o_de_Mestrado-Conceic807a771o_Evaristo.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025.
CARMO, Jairo Moratório do. A inserção da cultura negra na literatura brasileira como forma de resistência: o sentimento quilombista no conto “Dublê de Ogum”, de Cidinha da Silva. Cadernos CESPUC de Pesquisa. Série Ensaios, Belo Horizonte, n. 19, p. 200–204, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/7847/6882. Acesso em: 20 mai. 2025.
DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, nº. 31. Brasília, janeiro-junho de 2008, pp. 87-110. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/bitstream/10482/9620/1/ARTIGO_SilencioEstereotiposRelacoes.pdf Acesso em: 17 dez. 2024.
DOMINGUES, Diego. KLAYN, Débora. Acervos literários na escola: concepções de literatura, livro literário e texto literário no Guia PNLD literário 2020. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(61.3): 782-796, set./dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/PXrFJ9GNnLKz8XsDyX9fGYd/. Acesso em: 05 abr. 2025.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. In.: DUARTE, E. A. e FONSECA, M. N. S. (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/arquivos/artigos/teoricos-conceituais/Artigoeduardo2conceitodeliteratura.pdf. Acesso em: 22 abr. 2025.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma voz quilombola na literatura brasileira. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos: estudos sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010. p. 132-142. .Disponível em: https://www.aladaainternacional.com/wp-content/uploads/Literatura-negra-uma-voz-quilombola-na-literatura-brasileira.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Guia PNLD Literário 2018. Brasília: FNDE, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/guia-pnld-literario-2018 . Acesso em: 13 mai. 2025.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Guia do Livro Didático. Brasília: FNDE, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico. Acesso em: 13 mai. 2025.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Editora Cortez, 1989.
PONTES, Verônica Maria de Araújo. O fantástico e maravilhoso mundo literário infantil. Curitiba, PR: CRV, 2012.
PONTES, V. M. D. A. A Formação Literária no Espaço Escolar. In: AZEVEDO, F. et al. (orgs.). Práticas de leitura e educação literária. Braga: Centro de Investigação Em Estudos Da Criança, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.










