v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal

					Visualizar v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal

Inclui o dossiê "Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal"

Publicado: 2024-01-22

Dossiê: América Latina e o Caribe/2024

  • EDUCAÇÃO POPULAR E MODERNIZAÇÃO SOCIOCULTURAL: REVISTA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARA PORTUGAL E BRASIL (1857-1858)

    Kadine Teixeira, Justino Magalhães
    7-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.56
  • ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO: UM AUTOR, SEUS ESCRITOS E UM MÉTODO DE LEITURA

    Cesar Augusto Castro, Carlota Boto, Samuel Luís Velázquez Castellanos
    31-55
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.57
  • DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO MÉTODO DE LEITURA REPENTINA, DE ANTÓNIO FELICIANO DE CASTILHO, NO BRASIL (1851-1855)

    Suzana Lopes de Albuquerque, Juliano Guerra Rocha
    57-79
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.58
  • UMA VIAGEM PEDAGÓGICA: JOÃO DE DEUS RAMOS NO BRASIL

    Elsa Rodrigues, Joaquim Pintassilgo
    81-110
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.59
  • O MÉTODO JOÃO DE DEUS E SUA DIFUSÃO: O ENSINO DA LEITURA NA AGENDA POLÍTICA FINISSECULAR PORTUGUESA

    Roni Cleber de Menezes
    111-132
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.60
  • A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ENTRE BRASIL E PORTUGAL: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI

    Daniel Ferraz Chiozzini, Sandra Sylvia de Santana Ziegler, Virgínia Pereira da Silva de Ávila
    133-156
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.61
  • "A IMAGINAÇÃO AO PODER": TENTATIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PORTUGUESA E BRASILEIRA, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

    José Pedro Amorim, Maria João Antunes, Vera Cerqueira
    157-181
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.62
  • CONTRASTES CURRICULARES DE CURSOS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL E PORTUGAL: A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM PAUTA

    Verônica Domingues Almeida
    183-203
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.63
  • CONEXÕES PEDAGÓGICAS TRANSATLÂNTICAS ENTRE PORTUGAL E BRASIL (MEADOS DO SÉCULO XIX ATÉ À DÉCADA DE 1930)

    Margarida Louro Felgueiras, Céu Basto, Juliana Rocha
    205-238
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.64

Artigos

  • INFÂNCIAS QUILOMBOLAS, CURRÍCULOS E ETNOMATEMÁTICA: DA INVISIBILIDADE ÀS POSSIBILIDADES

    Marina Graziela Feldmann, Andréia Regina Silva Cabral Libório, Gustavo Isaac Killner, Tiago Marques de Oliveira
    197-217
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.65
  • ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA

    Thaynara Nascimento Costa, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
    219-247
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.66
  • PROGRAMA VEREDAS FORMATIVAS E A INSERÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA

    Oséias Santos de Oliveira, Maria Sílvia Bacila
    249-276
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.67
  • AFASTAMENTO E ADOECIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE

    Alcione Ribeiro Dias, Vanderlei Braulino Queiroz, Marilda Gonçalves Dias Facci, Sônia da Cunha Urt
    277-299
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.68
  • CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL

    Erick Fonseca Boaventura, Adriana Maria Tonini, João Batista Rafael Antunes, Felipe Rodrigues Madeira
    301-326
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.69
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS NORMAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1961): MEMÓRIAS DE UM PERCURSO FORMATIVO

    Cristian Giacomoni, José Edimar de Souza
    327-352
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.70
  • PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA

    Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino
    353-369
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.71
  • OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Magno Clery Palma-Santos, Marlécio Maknamara
    371-399
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.72
  • POLÍTICAS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PROFESSORES NO GOVERNO TEMER (2016-2018): ALINHAMENTO COM O BANCO MUNDIAL

    Erika Ramos Januario, Jani Alves da Silva Moreira
    401-426
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.73
  • PLANEJAMENTO CURRICULAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

    Maria Narleide de Oliveira Castro, Edinaldo Medeiros Carmo
    427-452
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.74
  • A ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Amanda Costa Camizão, Patricia Santos Conde, Sonia Lopes Victor
    453-472
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.75