A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ENTRE BRASIL E PORTUGAL:
UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.61Palavras-chave:
História da Educação, Brasil, Portugal, Circulação das ideias pedagógicas, teses, dissertaçõesResumo
Este trabalho tem como intuito realizar um levantamento da produção acadêmica sobre a circulação de ideias pedagógicas em teses e dissertações produzidas no Brasil e em Portugal entre 2000 e 2020. Consideramos que estes estudos representam uma importante dimensão da articulação do campo educacional luso-brasileira, constituindo trabalhos de fôlego, em geral mais aprofundados do que artigos ou resumos publicados em anais de eventos científicos. As fontes dos dados compreendem repositórios e sites que disponibilizam a produção acadêmica em ambos os países. Quanto ao aspecto teórico-metodológico, optou-se pela utilização de quatro descritores genéricos – “Educação”, “Brasil”, “Portugal” e “luso-brasileiro”. Foram realizados três mapeamentos, com caminhos metodológicos e ferramentas de busca distintas, que possibilitaram a realização de um primeiro balanço desse universo de fontes. A existência de oferta muito baixa de pós-graduações da especialidade em História da Educação contribuiu para resultados quantitativamente menores em Portugal. No caso brasileiro, há um conjunto bastante significativo de teses e dissertações, com temáticas bastante heterogêneas, que demanda análises complementares, envolvendo atividades de coorientação e composição das bancas das sessões de defesa. Trata-se de uma abordagem profícua, que pode explicitar quais pesquisadores operam um intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal. Outra possibilidade de retomada desse mapeamento está associada à realização de atividades como doutorado-sanduíche, períodos de intercâmbio e estágio, desenvolvimento de projetos, composição de grupos de pesquisa, entre outros.
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