A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ENTRE BRASIL E PORTUGAL:

UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.61

Palavras-chave:

História da Educação, Brasil, Portugal, Circulação das ideias pedagógicas, teses, dissertações

Resumo

Este trabalho tem como intuito realizar um levantamento da produção acadêmica sobre a circulação de ideias pedagógicas em teses e dissertações produzidas no Brasil e em Portugal entre 2000 e 2020. Consideramos que estes estudos representam uma importante dimensão da articulação do campo educacional luso-brasileira, constituindo trabalhos de fôlego, em geral mais aprofundados do que artigos ou resumos publicados em anais de eventos científicos. As fontes dos dados compreendem repositórios e sites que disponibilizam a produção acadêmica em ambos os países. Quanto ao aspecto teórico-metodológico, optou-se pela utilização de quatro descritores genéricos – “Educação”, “Brasil”, “Portugal” e “luso-brasileiro”. Foram realizados três mapeamentos, com caminhos metodológicos e ferramentas de busca distintas, que possibilitaram a realização de um primeiro balanço desse universo de fontes. A existência de oferta muito baixa de pós-graduações da especialidade em História da Educação contribuiu para resultados quantitativamente menores em Portugal. No caso brasileiro, há um conjunto bastante significativo de teses e dissertações, com temáticas bastante heterogêneas, que demanda análises complementares, envolvendo atividades de coorientação e composição das bancas das sessões de defesa. Trata-se de uma abordagem profícua, que pode explicitar quais pesquisadores operam um intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal. Outra possibilidade de retomada desse mapeamento está associada à realização de atividades como doutorado-sanduíche, períodos de intercâmbio e estágio, desenvolvimento de projetos, composição de grupos de pesquisa, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABDULMASSIH, Marilia Beatriz Ferreira. Programa Mais Educação e Escola a Tempo Inteiro: um olhar sobre as experiências de ampliação da jornada escolar no Brasil e em Portugal. São Paulo, 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Acesso em: 2023-08-21. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9847

AFONSO, José António. Protestantismo e educação: história de um projecto pedagógico em Portugal na transição do séc. XIX. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2007. Acesso em: 2023-08-19.

http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7101

ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. Métodos de ensino de leitura no Império brasileiro: António Feliciano de Castilho e Joseph Jacotot. 2019. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. http://10.11606/T.48.2020.tde-19112019-163229. Acesso em: 2023-08-17.

ALVES, Francione Charapa. Ação tutorial na educação superior em dois programas: PET/Brasil E PTM23/Portugal. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, 2016 http://www.repositoriobib.ufc.br/00002c/00002cc7.pdf Acesso em: 2023-08-22

ANDREUCCI, Lívia Christina. Psicomotricidade e resiliência em crianças brasileiras e portuguesas: um estudo comparativo para a melhoria no ensino-aprendizagem. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação e Psicologia. Universidade de Aveiro. Aveiro. 2013. Acesso: 2023-08-19. http://hdl.handle.net/10773/10225

AZEVEDO, Rodrigo. O ensino liceal e técnico e a sociedade no Minho (1845-1947). 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2004. Acesso em: 2023-08-19.

http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/915?mode=simple

BEDIN, Andrea Gomes. Arte e educação jesuítica nas igrejas luso-brasileiras no século XVII. 2009. Monografia (Especialização) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: [s.n.], 2009.

BUENO, Haroldo de Godoy. Educação ambiental: atitudes, crenças e preocupações ambientais de alunos do ensino médio do Brasil, Espanha e Portugal. 2015. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade) – Universidade Nove de Julho, São Paulo 2015. Acesso em: 2023-08-19.

http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1159

CÂNDIDO, Renata Marcilio. A máquina de festejar: seus usos e configurações nas escolas primárias brasileiras e portuguesas (1890-1930). 2012. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. http://10.11606/T.48.2012.tde-22062012-102610. Acesso em: 2023-08-17.

CARDOSO, Maria Luiza. Educação de crianças e jovens nas academias militares do Conde de Resende (Rio de Janeiro: 1792–1801). 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. http://10.11606/T.48.2009.tde-25092009-162313. Acesso em: 2023-08-17.

CARDOSO, Vera Lucia. Inserção de mulheres: um estudo sobre a presença feminina em escolas de educacao profissional no Brasil (Belo Horizonte) e em Portugal (Lisboa). São Paulo, 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19314 Acesso em: 2023-08-21.

CARVALHO, Guiomar de Lima. Os grupos escolares de Manaus 1890 – 1910: a escola republicana de ensino primário. 2020. (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2020. Acesso em: 2023-08-19.

http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/77089

CARRERAS GARCÍA, Judith et al. €uro-universidad. Mito y realidad del processo de Bolonia. Barcelona: Icária, 2006.

CHÁ-CHÁ, Cecília Varela. A pedagogia de João de Deus e seus continuadores: de 1877 aos nossos dias. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2017. Acesso em: 2023-08-19.

http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/48695

CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Redes de Bibliotecas Escolares em Portugal e Brasil: diálogos entre políticas públicas para a educação. 2018. Tese (Livre Docência) Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, 2018.

CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. Contribuição à história do município pedagógico no Brasil e em Portugal: estudo comparado dos casos de Uberabinha e Mafra. 2010. 267 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Acesso em: 21 ago. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614870

FERNANDES, Maria Onilma Moura. Competências em tecnologias digitais na Educação Superior no Brasil e em Portugal. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2015. Acesso em: 21 ago. 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8488

FRANÇA, Eliacir Neves. INSAES e A3ES: estudo comparado do processo da política para a criação de uma agência de regulação da educação superior no Brasil e em Portugal. 2018. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Acesso em: 21 ago. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634698

FREITAS, Antônio Alberto da Silva Monteiro de. Avaliação da educação superior: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. Acesso em: 21 ago. 2023. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14475

GALVÃO JÚNIOR, Lourival da Cruz. O futuro hoje: a formação em radiojornalismo na era da convergência das mídias. 2015. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Acesso em: 2023-08-21. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18052015-163058/publico/LourivaldaCruzGalvaoJunior.pdf

LIBERATO, Ermelinda Sílvia de Oliveira. Educação e desenvolvimento: a formação superior de angolanos em Portugal e no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Africanos) Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa. 2013. Acesso em 2023-08-19.

https://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6576

LIMA, João Pedro Sá. O Second Life© como Espaço de Formação e de Partilha de Materiais Didáticos de Educação Física. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário) – Universidade de Trás-Os-Montes. Vila Real, 2011. Acesso em 2023-08-19.

https://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:repositorio.utad.pt:10348/2260

LUCCA, José Alexandre de. A saúde escolar na educação: um recorte histórico desta modalidade de políticas no Brasil e Portugal. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Acesso em: 2023-08-21

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30092016-114258/publico/lucca_corrigida.pdf

MALHERBA, J. Notas à margem: a crítica historiográfica no Brasil dos anos 1990.

MARANGON, Ana Carolina Rodrigues. Crianças e alunos em sala de aula: a circulação do debate sobre métodos de ensino em Portugal e no Brasil (1930-1940). 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. http://10.11606/T.48.2011.tde-07042011-150351. Acesso em: 2023-08-17.

MARQUES, Ana Luiza de Vasconcelos. “O Almanach tudo desvenda... tudo ensina”: sociabilidades, mediação cultural e elementos cívico-educacionais nos impressos Brasil–Portugal (1899-1903). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15857. Acesso em: 2023-08-17.

MENEZES, Roni Cleber Dias de. Reverberações do debate decadência/atraso em Portugal e no Brasil em fins dos oitocentos: histórias conectadas. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. http://10.11606/T.48.2011.tde-16082011-151145. Acesso em: 2023-08-17.

MORAES, Cândida Andrade de. Educação social e políticas de juventude no Brasil e em Portugal: experiências de jovens afrodescendentes. 2018. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade federal da Bahia, Salvador, BA, 2018. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25671 Acesso em: 2023-08-21.

MOURA, Jamerson Kemps Gusmão. Cultura organizacional e políticas públicas: processos sociais que envolvem a política de gestão democrática da educação no Brasil e Portugal. 2017. Tese (doutorado) – UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia. Recife, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25653 Acesso em: 2023-08-21.

NABO, Olímpia de Jesus de Bastos Mourato. Educação e Difusão da Ciência em Portugal: A “biblioteca do povo e das escolas” no contexto das edições populares do século XIX. 2012. Dissertação (Mestrado Formação de Adultos e Desenvolvimento Local) – Escola Superior de Educação de Portalegre, IPP-Instituto Politécnico de Porto Alegre, Porto Alegre, 2012. Acesso em 2023-08-19.

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/8402/1/Ol%C3%ADmpia%20de%20Jesus%20de%20Bastos%20Mourato%20Nabo.pdf

NETTO, Aristóteles Mesquita de Lima. Educação Sexual Brasil e Portugal em espaços escolares: aproximações a partir de documentos oficiais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016. Acesso em: 2023-08-21.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1153

NGUNGUI, Angelina Lopes Luís Aguiares. Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de "aula oficina". 2017. (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, 2017. Acesso em: 2023-08-19.

https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/45763

PAIS, António Júlio Nunes. Perspetivas sobre a modelação matemática no ensino: as experiências de Portugal e do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Didáctica e Inovação no Ensino das Ciências. Matemática) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, Faro, 2011. Acesso em 2023-08-19. http://hdl.handle.net/10400.1/3005

PINTO, Inára de Almeida Garcia. Um professor em dois mundos: a viagem do professor Luiz Augusto dos Reis à Europa (1891). 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. http://10.11606/T.48.2011.tde-16022012-103537. Acesso em: 2023-08-17.

SANTOS, Evelaine Cruz dos. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner (pedagogia Waldorf), Maria Montessori e da experiência da Escola da Ponte. Rio Claro: Tese – (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.

SANTOS, Ivanete Rodrigues dos. Conselhos de educação e participação política na semiperiferia do sistema mundial nos anos 1990: Brasil e Portugal. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2006. Acesso em: 21 ago. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632389

SCHIMONEK, Elisangela Maria Pereira. Programas governamentais para a educação em tempo integral no Brasil e Portugal: implicações sobre as desigualdades educacionais. 2017. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Acesso em: 21 ago. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632389

SILVA, Cinthia Lopes da. Mediação de sentidos: aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Física. 2008. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Acesso em: 21 ago. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378 .

SILVA, Eva Cristina Leite da. Os registros da Escola Normal, Brasil e Portugal = histórias, memorias e práticas de escrituração no início do século XX. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2010. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2010.768023. Acesso em: 2023-08-17.

SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. http://10.11606/T.48.2006.tde-30012013-135022. Acesso em: 2023-08-17.

SILVA, Vera Lúcia Gaspar de. Sentidos da profissão docente: estudo comparado acerca de sentidos da profissão docente do ensino primário, envolvendo Santa Catarina, São Paulo e Portugal na virada do século XIX para o século XX. 2004. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

SOUSA, Jonilto Costa. Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância: estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal. 2012. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. https://repositorio.unb.br/handle/10482/10797 Acesso em: 2023-08-21.

SOUSA, Marcio Jean Fialho de. A postura de Eça de Queirós à luz dos debates educacionais em Portugal. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-04022009-164221/publico/MARCIO_JEAN_FIALHO_DE_SOUSA.pdf Acesso em: 2023-08-21.

SOUZA, Régis Luíz Lima de. Formação contínua em matemática para professores dos anos iniciais no Brasil e em Portugal: caminhos para o desenvolvimento do conhecimento e da prática letiva. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Acesso em: 2023-08-21.

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-125016/publico/REGIS_LUIZ_LIMA_DE_SOUZA.pdf

TELES, Thadeu Vinícius Souza. O inglês como língua dos negócios: o caso da instrução comercial luso-brasileira (1759-1902). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/11827/2/THADEU_VINICIUS_SOUZA_TELES.pdf. Acesso em: 2023-08-17.

T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UnB, v. 10, n. 1-2, p. 181-213, 9 jan. 2012.

TRINCHÃO, Gláucia Maria Costa. O desenho como objeto de ensino: história de uma disciplina a partir dos livros didáticos luso-brasileiros oitocentistas. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Unisinos, São Leopoldo, RS, 2008. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2081 Acesso em: 2023-08-17.

VAL, Gisela Maria do. Um terremoto, uma biblioteca, um jornal: a emergência de uma nova ordem social pelos impressos luso-brasileiros nos séculos XVIII e XIX. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. http://10.11606/T.48.2016.tde-06102016-150454. Acesso em: 2023-08-17.

ZANONI, Fábio de Godoy del Picchia. A censura sem limites: as práticas de censura no cinema e seus ecos na contemporaneidade demográfica luso-brasileira (1930-1950). 2015. Tese (Doutorado em História da Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015. Acesso: 2023-08-19.

https://repositorio.ul.pt/handle/10451/18433

Downloads

Publicado

2024-01-22

Como Citar

CHIOZZINI, Daniel Ferraz; ZIEGLER, Sandra Sylvia de Santana; ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de.
A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS ENTRE BRASIL E PORTUGAL: : UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS DUAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 133–156, 22 Jan 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22143. Acesso em: 21 nov 2024.