EDUCAÇÃO POPULAR E MODERNIZAÇÃO SOCIOCULTURAL:

REVISTA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARA PORTUGAL E BRASIL (1857-1858)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.56

Palavras-chave:

Práticas culturais, Intelectuais, Aproximações luso-brasileiras, Imprensa, Educação popular, Instituição escolar

Resumo

Mesmo após a independência brasileira em 1822 é visível a existência de um intercâmbio entre intelectuais brasileiros e portugueses, e de iniciativas que buscavam aproximações entre os dois lados do Atlântico – todavia, numa relação permeada por conflitos e tensões. Identificamos a Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil (1857-58), idealizada e editada por António Feliciano de Castilho e Luís Filipe Leite, como o primeiro periódico que se propõe a tratar da aproximação entre Brasil e Portugal pela via da educação. Neste artigo, procede-se a uma análise sumária da evolução político-cultural do período que vai da Ilustração e Revolução Francesa às Revoluções da década de 1840, incluindo a Regeneração Portuguesa em meados do século XIX. Analisa-se, por fim, a Revista da Instrução Portugal-Brasil à luz do contexto histórico dos dois Países, mapeando-se os avanços e recuos no programa de geminação encetado por Castilho.

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REVISTA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARA PORTUGAL E BRASIL¸1857 – 1858, nº 1 a nº 8.

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

TEIXEIRA, Kadine; MAGALHÃES, Justino.
EDUCAÇÃO POPULAR E MODERNIZAÇÃO SOCIOCULTURAL:: REVISTA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARA PORTUGAL E BRASIL (1857-1858)
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 7–29, 22 Jan 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22925. Acesso em: 2 nov 2024.