ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.66

Palavras-chave:

educação infantil, educação pré-escolar, interação

Resumo

O presente artigo analisa as interações pedagógicas estabelecidas entre dois grupos pré-escolares da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O objetivo é descrever e interpretar as percepções e as expectativas das docentes sobre as crianças, suas variações e as relações dessas percepções com a construção social de trajetórias escolares. A metodologia engloba observações etnográficas em dois grupos pré-escolares e entrevistas em profundidade com as professoras regentes. Demonstraremos que as professoras não percebem as crianças de forma equânime, de forma que foi possível dividir o corpo discente, em termos analíticos, em três grupos de crianças: aqueles percebidos positivamente, negativamente e os que recebem percepções mistas. Tais percepções orientam as ações pedagógicas das professoras, de forma que a trajetória de cada aluno e aluna é afetada pela percepção que a docente tem sobre ele ou ela. Constrói-se, portanto, desde os primeiros anos da escolarização, trajetórias de sucesso e fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaynara Nascimento Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Professora substituta no Colégio de Aplicação da UFRJ.

Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (Antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

COSTA, Thaynara Nascimento; ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha.
ESTIGMAS, RÓTULOS E CONSTRUÇÃO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA PRÉ-ESCOLA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 219–247, 21 Mai 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18771. Acesso em: 22 dez 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)