VULNERABILIDADE SOCIAL: práticas e desafios em escolas públicas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p276-302

Palavras-chave:

Programa bolsa família, Gestão escolar, Escola pública

Resumo


 O artigo caracteriza vulnerabilidade como um processo dinâmico situado entre inclusão e exclusão para então discutir características do Programa Bolsa Família pela análise de fontes variadas como legislação, relatórios e boletins. A seguir apresenta pesquisa realizada em Município da Grande Porto Alegre considerando dois níveis de práticas de gestão: (a) práticas que a rede municipal cria para lidar com situações de estudantes beneficiários do PBF; (b) práticas que equipes diretivas criam para enfrentar desafios e desenvolverem ações de gestão comprometidas com a comunidade, seus estudantes e a democratização da educação. A metodologia é de cunho qualitativo, relacionada ao interacionismo simbólico e discussão em grupo de membros de equipes diretivas de algumas escolas com grande quantidade de estudantes beneficiários do PBF. Dentre os desafios estão questões voltadas para a permanência dos estudantes nas escolas; a distorção idade-série e o manejo dos casos de infrequência. Tais desafios estão relacionados aos contextos de vulnerabilidade social, à presença de ilícitos de diversos tipos, incluindo o uso de drogas e guerra entre facções que, muitas vezes, levam as famílias a mudarem de residência.

Palavras-chave: Programa bolsa família; Gestão escolar; Escola pública.

SOCIAL VULNERABILITY: practices and challenges in public schools of basic education

Abstract 

 The article characterizes vulnerability as a dynamic process between inclusion and exclusion and then discusses characteristics of the BFP-Bolsa Família Program (Family Allowance Program), by analyzing various sources, such as legislation, reports and students report cards. Next a survey performed in a Greater Porto Alegre municipality is discussed, considering two levels of management practices: (a) practices created by the municipal network to deal with situations regarding students who are the beneficiaries of the BFP; (b) practices created by management teams to deal with challenges and develop management actions committed to the community, its students and democratization of education. The methodology is qualitative and related to symbolic interactionism and group discussion by members of the management teams of some schools where many students are BFP beneficiaries. Among the challenges are the need to get the forces of the school community to take action considering the efforts at democratization and aimed at keeping the students in school; the age-grade distortion and the management of cases of non-attendance. These challenges are related to the contexts of social vulnerability, to the presence of various kinds of illegalities, including the use of drugs and warring among the factions, that often lead families to move from their homes.

Key words: Bolsa Família Program; school management; public school.

VULNERABILIDAD SOCIAL: practices and challenges in public schools of basic education

Resumen

El artículo caracteriza vulnerabilidad como un proceso dinámico entre inclusión y exclusión para luego discutir las características del Programa Bolsa Familia a través del análisis de fuentes variadas como legislación, informes y boletines. A continuación, discute las investigaciones realizadas en municipio del Gran Porto Alegre considerando dos niveles de prácticas de gestión: (a) prácticas que crea la red municipal para atender situaciones de estudiantes beneficiarios por el PBF; (b) prácticas que equipos directivos crean para enfrentar desafíos y desarrollar acciones de gestión comprometidas con la comunidad, sus estudiantes y la democratización de la educación. La metodología es de carácter cualitativo, relacionada al interaccionismo simbólico y la discusión en grupo de miembros de equipos directivos de algunas escuelas con gran número de alumnos beneficiarios por el PBF. Entre los desafíos se encuentra la necesidad de activar las fuerzas de la comunidad escolar con miras a los esfuerzos de democratización y orientados para la permanencia de los estudiantes en las escuelas; la distorsión del grado de edad y el manejo de casos poco frecuentes. Dichos desafíos están relacionados con contextos de vulnerabilidad social, la presencia de actos ilícitos de diversa índole, incluyendo el consumo de drogas y la guerra entre facciones que, muchas veces, llevan a las familias a cambiar de residencia.

Palabras-clave: programa bolsa familia; gestión escolar; escuela pública.

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Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Programa de Pós Graduação em Educação, Unisinos, orienta doutorado e mestrado 

Pesquisadora CNPq 1 A

Doutora em Educação pela PUCRS

Pós Doutorado na Universidade do Minho, PT

 

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Publicado

2021-01-07

Como Citar

WERLE, Flávia Obino Corrêa; SILVA, Maria José Santos da.
VULNERABILIDADE SOCIAL: práticas e desafios em escolas públicas de educação básica
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 276–302, 7 Jan 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15350. Acesso em: 22 dez 2024.