https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/issue/feedCadernos de Pesquisa2024-12-18T12:18:08-03:00Francisca Lima/Iran de Maria Nunes/César Castro/Samuel Luis Velázquez Castellanoscadernosdepesquisa@ufma.brOpen Journal Systems<p>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA</p> <p>Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.</p> <p>ISSN 2178-2229</p> <p>Periodicidade: Trimestral </p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): A3 </strong></p>https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24411O estado do conhecimento sobre a Educação Física no Novo Ensino Médio2024-09-27T13:22:25-03:00Sérgio de Oliveira Juniorsergiojrmano@gmail.comVictor Julierme Santos da Conceiçãovictorjulierme@gmail.com<p>A reestruturação curricular do Ensino Médio, iniciada pela Medida Provisória 746/2016 e formalizada pela Lei nº 13.415/2017, direciona e impacta significativamente o campo da Educação Física. Para compreender este cenário, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a produção do conhecimento em periódicos científicos, dissertações e teses sobre as implicações do Novo Ensino Médio na Educação Física. A metodologia adotada foi o Estado de Conhecimento, que guiou a pesquisa com rigor científico, permitindo compreender a linha temporal das produções científicas existentes do objeto de estudo. Foram selecionadas 11 dissertações, uma tese e 33 artigos dos Periódicos CAPES, datados de 2017 a 2024. As considerações transitórias foram construídas por meio da bibliografia propositiva do Estado do Conhecimento, com base nas análises do material encontrado. As pesquisas mostram a secundarização e a desvalorização da Educação Física no Ensino Médio, vista a redução de carga horária da disciplina em todas as 27 Unidades Federativas do Brasil. A Lei nº 13.415/2017 simplifica o objeto de ensino da Educação Física ao estabelecer “estudos e práticas”, valorizando os conhecimentos técnicos e práticos. Segundo as pesquisas, os itinerários formativos abrem brecha para a terceirização da disciplina e a entrada do “notório saber”. Assim, é necessário repensar a Educação Física no Ensino Médio, fortalecendo seu objeto de ensino e legitimando suas atribuições.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23486Mineração de texto sobre gamificação no ensino de história e inclusão: proposta de revisão sistemática2024-10-19T18:21:31-03:00Vinicius Freitas de Menezesvinistoria@hotmail.comClaudete da Silva Lima Martinsclaudetemartins@unipampa.edu.brCristiano Corrêa Ferreiracristianoferreira@unipampa.edu.br<p>A gamificação tem demonstrado sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática da literatura, realizada em dois portais de pesquisa do Brasil, a Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses e a SciELO, ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, com foco na gamificação no ensino de história e na perspectiva inclusiva da educação, conforme destacado por Koller (2014). Através dos descritores: gamificação, ensino de história, educação inclusiva e metodologias ativas, buscamos analisar como os trabalhos acadêmicos abordaram esses conceitos, identificando padrões e relacionamentos entre eles por meio da mineração de textos com a ferramenta Sobek. Embora tenhamos encontrado trabalhos sobre gamificação e história, não foram encontrados resultados que relacionassem todas as temáticas propostas: gamificação com o ensino de história e com a educação inclusiva, ressaltando a necessidade de mais pesquisas sobre essa correlação temática.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24887Escolarização e autoria negra para o enfretamento da deslegitimação da população afro-brasileira 2024-10-31T13:48:21-03:00Mariléia Santos Cruzeuluena@hotmail.com<p class="RCP-Textoresumo">Este texto visa esboçar uma reflexão sobre a escolarização e a autoria negra como elementos de resistência, que exercem importante papel na luta para reverter a desvalorização sofrida pelas pessoas de descendência africana. A metodologia utilizada envolveu análise de fontes primárias e de textos de três autores negros maranhenses, filhos de libertos, nascidos no século XIX: Maria Firmina dos Reis (1822-1917), José Nascimento Moraes (1882-1958) e Raul Astolfo Marques (1876-1918). Eles se destacaram no serviço público, na docência e ou no jornalismo, e se fizeram porta-vozes da população negra excluída socialmente, por meio da literatura. Foram observados suas biografias e seus escritos sobre a vida da população negra no período da escravidão e no pós-abolição. Sendo assim, chamamos atenção para relevância de tornar conhecidas as biografias e as obras literárias de negros e negras, contribuindo com a construção de uma memória nacional mais plural, que possa impactar na promoção de uma educação antirracista para as novas gerações<strong>. </strong></p> <p class="RCP-Textoresumo"> </p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24545Professores iniciantes: os desafios docentes na educação básica2024-10-10T12:49:14-03:00Thais Pulgatti Trindadethaistrindade.ufsm@gmail.comCelso Ilgo Henzcelsoufsm@gmail.comDoris Pires Vargas Bolzandbolzan19@gmail.com<p>Neste artigo apresenta-se um recorte de pesquisa no qual o foco é mostrar quem é o professor iniciante que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul (RS), e quais suas características a partir da problematização do tema por meio da proposta político-metodológica dos círculos dialógicos. Ao longo do texto, explicitam-se as contribuições dos “Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos” para o desenvolvimento profissional de docentes em início de carreira na Educação Básica. A abordagem metodológica escolhida para ser utilizada neste estudo são os Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos, que têm as principais contribuições de Freire (1999, 2001, 2011); Freire e Shor (1986); Henz (2003, 2012, 2015, 2018) e Josso (2004, 2010). Como resultados preliminares, destaca-se que os círculos constituem-se como um espaço de acolhimento, de diálogo em que os participantes falam de seus desafios e veem que não estão sozinhos nesse processo de aprendizagem docente auto(trans)formando-se como pessoas e profissionais. Ao longo dos círculos, foram surgindo desafios e possibilidades que mobilizaram novas discussões sobre a prática docente, as quais deixaram os círculos mais dinâmicos, como um espaço de ouvir e dizer sua palavra. Nos círculos, ainda foi possível perceber que tanto os coautores quanto o pesquisador discutem e refletem sobre as falas e as vivências de cada um que ali está, e a partir disso podem produzir auto(trans)formações.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24651A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC2024-10-23T18:04:46-03:00Tania Maria Zaffari Fariastaniamariazaffarifarias@gmail.comNadiane Feldkerchernadianef@gmail.comDaniela Pederiva Pensindanielapensin2016@gmail.com<p class="RCP-Textoresumo">O início da carreira docente, aqui definido em até cinco anos de experiência, revela singularidades que perpassam a formação para a docência, a socialização profissional, o acolhimento institucional, as práticas de ensino, entre outros. Nessa inserção profissional o docente também vivencia o entusiasmo inicial, a superação de desafios e a identificação (ou não) com a docência. Com esses pressupostos, objetivamos analisar a entrada na carreira docente de professores da área de Ciências Agrárias que atuam em universidades comunitárias do Oeste de Santa Catarina. Para tal a metodologia orientou-se na abordagem qualitativa, de caráter empírico, tendo como colaboradores sete professores, iniciantes na carreira docente nos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados tendo por base o aporte teórico da pesquisa. A entrada na carreira docente revelou-se multifacetada, evidenciando facetas no tocante a identidade docente, aos aspectos positivos e aos aspectos desafiadores dessa inserção profissional. A identidade profissional dos colaboradores da pesquisa confronta o ser bacharel e o ser professor. Suas práticas de ensino entrelaçam aspectos positivos e desafiadores. A entrada de professores da área de Ciências Agrárias em universidades comunitárias do Oeste de Santa denota uma mescla entre as dimensões pessoal, profissional e institucional, os processos formativos fortalecem a consolidação da identidade e oportunizam a consolidação da carreira docente.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24366Finalização da carreira docente: características e desafios 2024-10-11T10:44:01-03:00Risia Silva Chavesrisiachaves@uesb.edu.brLúcia Gracia Ferreiralucia.trindade@uesb.edu.br<p>O estudo objetivou identificar as características e os desafios de professores em período de finalização da carreira. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, descritiva-exploratória, realizada com 67 professores da Educação Básica atuantes nas Rede Municipal de Educação do município de Itapetinga-Bahia. A produção dos dados ocorreu por meio de um questionário aplicado aos professores. A análise e tratamento dos referidos dados foi alicerçada nos autores que embasaram a pesquisa e orientada pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). Os dados produzidos foram agrupados em três categorias: 1) perfil; 2) emoções/sentimentos; 3) desafios dos professores. No transcorrer da investigação, encontramos um grupo de professores estressados e cansados, o que gerou um intenso adoecimento docente. Os resultados apontaram a necessidade de fomentar ações/políticas específicas para o docente em fim de carreira que proporcione qualidade de vida e melhores condições de trabalho, valorizando o potencial, a experiência e a relevância desses sujeitos no processo pedagógico.</p>2024-12-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24800A temática indígena nas revistas brasileira e mexicana de história da educação2024-10-19T10:54:52-03:00SONIA ARAÚJOecosufpa@gmail.comAlicia Cerecedomalixa44@hotmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo analisar produções acadêmicas sobre a temática indígena na Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), de disponibilização aberta desde 2001, e na Revista Mexicana de Historia de la Educación (RMHE), publicada ininterruptamente desde 2013. A partir dessa pesquisa, foram levantadas as seguintes questões: em que nível de frequência a temática indígena vem sendo tratada nos artigos das referidas revistas? Que eixos e/ou perspectivas permeiam esses artigos? Os dados foram coletados considerando-se as publicações ocorridas entre os anos 2001-2024. Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, aportado no modelo de pesquisa denominada de Estado do Conhecimento. Os resultados mostram que do total de 843 artigos publicados pelas revistas, apenas 17 tratam da temática indígena, o que representa, somente, 2%. As perspectivas tratadas foram organizados/as em três eixo: processos de escolarização, cultura e teórico-metodológico, que englobam reflexões sobre instituições e institucionalizações. No âmbito das instituições, trata do ensino superior, escolas multisseriadas, escolas bilingues, dentre outras. No plano da institucionalização, trata: da integração, cristianização, civilização, trabalho e bilinguismo.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24620Pedagogias decoloniais: do giro decolonial latino-americano ao contexto científico brasileiro2024-10-10T17:56:05-03:00Alder Sousa Diasalder.dias@unifap.brDamião Bezerra Oliveiradamiao@ufpa.brWaldir Ferreira de Abreuawaldir@ufpa.br<p>Este é um estudo sobre pedagogia decolonial em que exploramos as origens, desenvolvimento e estado atual dessas pedagogias. A base teórica de nossa pesquisa é o que Enrique Dussel chamou de decolonização epistemológica do mundo acadêmico e intelectual. Trata-se de um estudo bibliográfico das pedagogias decoloniais na América Latina, com referência na Rede Modernidad/Colonialidad, reconhecida como a principal fonte do que entendemos como a virada decolonial. Fornece uma visão geral atualizada do referencial teórico e conceitual das pedagogias decoloniais em dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras em Educação. Nossos resultados destacam os trabalhos de Enrique Dussel, Catherine Walsh e Zulma Palermo como pioneiros nesta área, com a pedagogia da libertação de Dussel vista como precursora. No Brasil, essa discussão começou a ganhar força em pesquisas de pós-graduação com Oliveira (2010). Segundo Dias (2021), as principais contribuições teóricas para o desenvolvimento de novos conceitos em pedagogias decoloniais vêm dos trabalhos de Mancilla (2014), Mota Neto (2014), Rufino Jr. (2017) e Gil (2021). Em nosso estudo bibliográfico, incluímos uma tese adicional (Pereira, 2021), por suas contribuições para as pedagogias decoloniais, bem como seu precursor, a Pedagogia Griô.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25113Disciplina e controles escolares em Cuba nos discursos de Ciência (1880-1898)2024-12-12T10:23:34-03:00Yoel Cordoví Núñezycordovi1971@gmail.com<p>O artigo tem como objetivo principal analisar as abordagens pedagógicas relacionadas com a disciplina e os controles escolares, a partir dos aportes de diferentes ramos das ciências que, com grado de desenvolvimento variáveis, contribuíram a perfeccional a gestão professoral das condutas nas instituições educativas cubanas. O texto se estrutura atendendo o influxo daquelas disciplinas de maior relevância no campo da pedagogia relacionado com as condutas e regulações da ordem das instituições escolares; tanto desde a sociologia, como dos aportes da psicologia -ainda no cerne- a fisiologia, a higiene e, desde logo, das próprias técnicas pedagógicas concebidas na época. Em cada secção, se assiste à compreensão das diferentes maneiras de conceber a natureza da corporeidade infantil, no como elemento imutável, mas como construção histórica condicionada segundo os diferentes contextos económicos, políticos, sociais e culturais. O conteúdo se demarca entre os anos 1880, coincidente com o fracasso da primeira guerra de liberação em Cuba, e início de um período de intensos debates sobre o tema, e o fim da dominação espanhola em 1898. </p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24635Interculturalidade e educação na fronteira franco-brasileira: distâncias entre o normatizado e o praticado (1996-2020)2024-10-11T08:38:13-03:00Andreia Martel Torresdeiatorres.torres10@gmail.comSidney da Silva Lobatolobatossidney@gmail.com<p>Este artigo objetiva analisar os documentos norteadores das ações governamentais para a educação nas escolas situadas na fronteira franco-brasileira. Compreende-se que a interculturalidade ganha maior relevo em espaços fronteiriços, figurando inclusive nos acordos de cooperação entre países limítrofes. O presente texto se interessa por tais acordos e pela implementação de ações daí derivadas no campo educacional no estado Amapá (Brasil). O artigo estrutura-se em três seções. A primeira aborda a trajetória e as variações do conceito interculturalidade. A segunda seção analisa os documentos norteadores das ações estatais no setor educacional que têm como foco a fronteira franco-brasileira. Já a terceira seção analisa os discursos dos agentes responsáveis pela implementação de tais ações. O estudo realizado levou à inferência da existência de um hiato entre as normativas e as práticas dos agentes estatais locais no concernente à educação intercultural na fronteira.</p> <p> </p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24688Análise histórica da matemática na educação primária cubana nos séculos XIX e XX2024-10-14T11:20:41-03:00Marcelina Caridad Moreno García.moreno.marcelina@gmail.comWalfredo González Hernándezwalfredogh@gmail.com<p class="RCP-Textoresumo"><span style="color: black;">O artigo apresenta um estudo da matemática enquanto ciência e o seu ensino no ensino primário nos séculos XIX e XX. Caracteriza o ensino primário e a sua evolução ao longo desses séculos, destacando as principais personalidades da época e as suas contribuições. Os autores estabelecem como objetivo revelar as regularidades do ensino da Matemática em Cuba entre 1850 e 1959. O método de investigação utilizado é a análise documental. O estudo tem em conta as características psicológicas e pedagógicas dos alunos neste nível de ensino, em que o desenvolvimento de algumas funções psicológicas superiores só tem lugar na escola. Também são considerados os elementos fundamentais da matemática neste século: a separação da realidade e o aumento do rigor lógico na obtenção de resultados. É presentado o impacto do desenvolvimento da matemática nos séculos XIX e XX na educação primária atual. </span></p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24630Colonialidade pedagógica na Amazônia brasileira: educação para o sistema-mundo moderno/colonial2024-10-10T20:06:30-03:00Albert Alan de Sousa Cordeiroalbertscordeiro@hotmail.comRaimundo Nonato de Pádua Câncioraimundo.cancio@ufnt.edu.br<p>O objetivo deste texto, que parte de um levantamento que mapeou aspectos históricos, sociológicos, econômicos e políticos da Amazônia brasileira, é discutir como a colonialidade adquiriu uma dimensão pedagógica que se estruturou nos sistemas de ensino, buscando encobrir as complexas culturas desenvolvidas pelos diferentes povos e populações amazônicas e suas alternativas sistêmicas às sociedades neoliberais. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, centrado nas relações de poder que se impõem e se sustentam na Amazônia, mesmo após o fim dos regimes coloniais formais, sobretudo nos modos de produção do conhecimento, e nas relações antidialógicas que sustentam as políticas públicas homogeneizadoras, que configuram o que designamos de Colonialidade Pedagógica. Os dados produzidos mostram que ainda há nessa região instituições que reforçam e se orientam por padrões civilizatórios ocidentalizados, denotando a lógica colonial que persiste na desvalorização, estigmatização e subordinação dos conhecimentos das populações locais no ambiente escolar. Quando estes referenciais sociais são retratados, aparecem de forma esporádica e através da folclorização. A configuração do ambiente e a organização dos espaços, por terem como eixo conhecimentos hierarquizados, apresentam-se descontextualizados, pois estão desconectados das experiências, dos modos próprios de socialização e identidades dos diferentes povos amazônicos. Contudo, identificamos processos de resistência e luta protagonizados pelas populações locais.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24858A política higienista para a infância na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil nos séculos XIX e XX2024-10-22T20:07:37-03:00LAURA MARIA SILVA ARAÚJO ALVESlaura_alves@uol.com.brLUCIA LIONETTIiionettilucia@gmail.comWELINGTON DA COSTA PINHEIROwelingtonpinheiro@ufpa.br<p>Este artigo problematiza quais as políticas higienistas foram pensadas e implementadas para a infância, nos finais do século XIX e início do XX, na América Latina (Argentina e Brasil)? A relevância do objeto de estudo se justifica por realizar uma investigação sobre um tema caro no campo da história da educação e da infância, na intenção de revelar como se configurou o pensamento higienista no cuidado e na educação das crianças nesses representativos países. O objetivo do artigo foi discutir a política higienista para a infância na América Latina, especialmente na Argentina, na cidade de Buenos Aires, e no Brasil, no período em tela, destacando as ações e medidas no cuidado e educação da criança nos finais do século XIX e início do XX. A metodologia adotada foi de cunho histórico e do tipo bibliográfico e documental. As principiais fontes documentais utilizadas foram legislações educacionais, relatórios e impressos educacionais, no recorte temporal de 1870 a 1925. A análise das fontes possibilitou identificar que o movimento higienista na Argentina e no Brasil teve papel importante no combate à mortalidade infantil e às doenças que acometiam considerável parcela da população. No âmbito da infância, nos dois países, os médicos difundiram seus preceitos junta às famílias com orientações para as mães, assim como no contexto escolar, por meio das inspeções médico-sanitárias, que tinham como propósito limpar e moralizar o corpo da criança na direção de formar uma infância forte e saudável para contribuir com o progresso e a civilidade almejada no ideário republicado.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25219A concepção de educação popular em José Martí e Paulo Freire: um encontro entre Cuba e Brasil2024-11-20T02:21:11-03:00SONIA ARAÚJOecosufpa@gmail.comOscar Hernándezopinhez970@gmail.comDainerys Fagundodainerysnf@gmail.com<p>O artigo trata da concepção de educação popular em José Martí, de Cuba, e Paulo Freire, do Brasil. Considerados duas referências no campo da educação, José Martí, que viveu de 1853 a 1895, e Paulo Freire, que, por sua vez, viveu de 1921 a 1997, têm produção consistente na área da Educação, em particular no campo da educação popular. Mas, que relações há entre a concepção de educação popular de José Martí e de Paulo Freire? Metodologicamente, é um estudo bibliográfico, voltado para a análise de eixos teóricos que permeiam a ideia de educação popular nos autores. Os resultados demonstram que a concepção de Educação Popular, em José Martí e Paulo Freire, é marcada por um profundo humanismo, perspectivado pelo senso de justiça e luta por liberdade. A pedagogia que dá sustentação à ideia de educação em ambos os autores é a vida. A educação é defendida, por eles, como com um instrumento de luta pelo direito à existência digna.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24809Juventudes geracionais: reverberações históricas e suas representações2024-11-06T18:52:43-03:00Ivany Pinto Nascimentoivany.pinto@gmail.comLucía Lionettilionettilucia@gmail.com<p>Este artigo teve o objetivo abordar as gerações de juventudes brasileiras e argentinas na perspectiva de suas respectivas representações, ontem e hoje, de uma perspectiva histórica comparada e conectada. É abordado neste estudo, as juventudes que viveram tanto na modernidade quanto na pós-modernidade. Para isso, foram eleitos dois aspectos a saber: 1) os períodos históricos da modernidade e da pós-modernidade, marcados por eventos históricos sociais e culturais que justificaram o aparecimento de pensamentos, afetos e fazeres nas diferentes épocas e contextos; e 2) a cultura juvenil, presente em cada período por considerar que a abordagem sobre a culturas juveniles de cada época histórica assegura maior clareza sobre a dinâmica psicossocial dessas juventudes.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: jovens gerações de brasileiros e argentinos; culturas juvenis; representações; modernidade; pós-modernidade.</p>2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25460Apresentação - Dossiê Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe2024-12-18T12:18:08-03:00Sônia Maria da Silva Araújoecosufpa@gmail.com2024-12-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024