Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE): delineamento de uma gênese histórica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p97-123Palavras-chave:
Educação de excepcionais, História da Educação Especial, Instituição especializada, Movimento apaeanoResumo
O artigo aborda como a então designada problemática do excepcional, confi gurada no começo do século XX, possibilitou, no Brasil, a emergência da primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na década de 1950, estendendo as análises apresentadas até o começo da década de 1960, quando surgiu a Federação Nacional das Apaes. Apesar de sua longevidade e capilaridade no país, pouco se tem abordado sobre a gênese da instituição Apae, o que tem impedido de se problematizar o contexto sócio-histórico, político e cultural em que esta emergiu. Para tanto, recorreu-se às contribuições de pesquisas histórica e bibliográfica. Com os dados encontrados, pôde-se constatar que a Apae surgiu impulsionada pelos princípios do pragmatismo e do modelo liberal de cidadania estadunidenses, pautada na fi lantropia e na ótica da higidez social, bem como recebeu infl uência do trabalho de Helena Antipoff . Entre as décadas de 1950 e 1960, a instituição se ramifi cou pelo país, levando à necessidade de se criar, já em 1962, uma Federação Nacional para congregar as associações e formular diretrizes de ação, o que ampliou seu espectro de atuação e sua difusão institucional.
Palavras-chave: Educação de excepcionais. História da Educação Especial. Instituição especializada. Movimento apaeano.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE):development of a historical genesis
Abstract
The article discusses how the so-called problem of the exceptional, confi gured at the beginning of the 20th century, made possible, in Brazil, the emergence of the fi rst Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), in the 1950s, extending the analyzes presented until the beginning the 1960s, when the Federação Nacional das Apaes emerged. Despite its longevity and capillarity in the country, little has been discussed about the genesis of the Apae institution, which has prevented the problematic of the socio-historical, political and cultural context in which it emerged. To this end, we used contributions from historical and bibliographical research. With the data found, it could be seen that Apae emerged driven by the principles of pragmatism and the liberal model of American citizenship, guided by philanthropy and the perspective of social health, as well as infl uenced by the work of Helena Antipoff . Between the 1950s and 1960s, the institution branched across the country, leading to the need to create, already in 1962, a National Federation to congregate associations and formulate guidelines for action, which expanded its range of action and its institutional diffusion .
Keywords: Education of exceptional. History of Special Education. Specialized institution. Apaeano movement.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE): delineamiento de una génesis histórica
Resumen
El artículo analiza cómo el llamado problema de lo excepcional, configurado a principios del siglo XX, hizo posible, en Brasil, la aparición de la primera Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), en la década de 1950, ampliando los análisis presentados hasta el comienzo. la década de 1960, cuando surgió la Federação Nacional das Apaes. A pesar de su longevidad y capilaridad en el país, poco se ha discutido sobre la génesis de la institución Apae, que ha evitado la problemática del contexto sociohistórico, político y cultural en el que surgió. Para este fin, utilizamos contribuciones de investigaciones históricas y bibliográficas. Con los datos encontrados, se pudo ver que Apae surgió impulsado por los principios del pragmatismo y el modelo liberal de ciudadanía estadounidense, guiados por la filantropía y la perspectiva de la salud social, así como influenciados por el trabajo de Helena Antipoff. Entre las décadas de 1950 y 1960, la institución se expandió por todo el país, lo que llevó a la necesidad de crear, ya en 1962, una Federación Nacional para congregar asociaciones y formular directrices para la acción, lo que amplió su rango de acción y su difusión institucional.
Palabras clave: Educación de excepcionales. Historia de la Educación Especial. Institución especializada. Movimiento apaeano.
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