Construções filosóficas e históricas sobre conhecimento, ciência e educação: aproximações entre Immanuel Kant e Thomas Kuhn
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.1Palavras-chave:
conhecimento, ciência e educação, mudanças paradigmáticas, Kant e KuhnResumo
Neste trabalho abordam-se as reflexões de Inmanuel Kant e Thomas Kuhn sobre o conhecimento enquanto origem, possibilidades e limitações, sem perder de vista o contexto histórico, nem a influência que estas reflexões teóricas têm provocado no pensamento contemporâneo. Analisam-se a partir de Kuhn, como o conhecimento é trabalhado no campo científico e as múltiplas situações que originaram reflexões sobre a ciência normal e os paradigmas científicos desde uma perspectiva histórica. Transita-se pelas concepções existentes no ato de educar, implícitas no pensamento pedagógico kantiano e de como a concepção kuhniana de paradigma se entrecruza, ainda que contraditoriamente na sua aparência imediata, com este paradigma pedagógico idealista.
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