Pedagogias decoloniais: do giro decolonial latino-americano ao contexto científico brasileiro

Autores

Palavras-chave:

contexto latino-americano, Rede Modernidade-Colonialidade, pedagogias decoloniais

Resumo

Este é um estudo sobre pedagogia decolonial em que exploramos as origens, desenvolvimento e estado atual dessas pedagogias. A base teórica de nossa pesquisa é o que Enrique Dussel chamou de decolonização epistemológica do mundo acadêmico e intelectual. Trata-se de um estudo bibliográfico das pedagogias decoloniais na América Latina, com referência na Rede Modernidad/Colonialidad, reconhecida como a principal fonte do que entendemos como a virada decolonial. Fornece uma visão geral atualizada do referencial teórico e conceitual das pedagogias decoloniais em dissertações de mestrado e teses de doutorado brasileiras em Educação. Nossos resultados destacam os trabalhos de Enrique Dussel, Catherine Walsh e Zulma Palermo como pioneiros nesta área, com a pedagogia da libertação de Dussel vista como precursora. No Brasil, essa discussão começou a ganhar força em pesquisas de pós-graduação com Oliveira (2010). Segundo Dias (2021), as principais contribuições teóricas para o desenvolvimento de novos conceitos em pedagogias decoloniais vêm dos trabalhos de Mancilla (2014), Mota Neto (2014), Rufino Jr. (2017) e Gil (2021). Em nosso estudo bibliográfico, incluímos uma tese adicional (Pereira, 2021), por suas contribuições para as pedagogias decoloniais, bem como seu precursor, a Pedagogia Griô.

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Biografia do Autor

Alder de Sousa Dias, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor e Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto da UNIFAP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPA). É pesquisador vinculado à Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA) e segundo líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia nas Amazônias (GEPEIF).
E-mail: alder.dias@unifap.br

Damião Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (UFPA) e Pós-doutor em Filosofia (UFPA). Graduado em Filosofia. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGED) e Filosofia (PPGFIL), ambos da UFPA. Pesquisa em Filosofia, Educação e Filosofia da Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa PAIDEIA – Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação.
E-mail: damiao@ufpa.br

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-Doutor em Ciências da Educação - Espanha (2013), Doutor em Ciências Humanas: Educação pela PUC-Rio (2010). Licenciatura em Pedagogia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFPA. Lidera o Grupo de Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF) e segundo líder da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA).
E-mail: awaldir@ufpa.br

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

SOUSA DIAS, Alder; OLIVEIRA, Damião Bezerra; FERREIRA DE ABREU, Waldir.
Pedagogias decoloniais: do giro decolonial latino-americano ao contexto científico brasileiro
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–24, 18 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24620. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"