DESCOLONIZANDO O OLHAR DA FILOSOFIA SOBRE A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.65Palavras-chave:
Filosofia, Educação, DescolonizaçãoResumo
Na docência em cursos de filosofia têm-se observado que alguns discentes e docentes não aceitam ou relutam em aceitar no currículo do curso, a existência de disciplinas do campo da educação, bem como secundarizam a leitura e o debate de questões educacionais no desenvolvimento das atividades acadêmicas de formação de professores. Qual a razão de nos Cursos de Filosofia ser encontrado discursos e práticas de não aceitação da educação, seja como disciplina pedagógica ou como tema de leitura e debate filosóficos? Este artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é debater as dimensões filosóficas da educação, tecer algumas reflexões sobre como a filosofia contribui para refletir criticamente sobre a educação e a importância desta, como área de conhecimento, ao ensino de filosofia, com vistas a descolonizar o olhar da filosofia sobre a educação.
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