EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA NO BRASIL: demandas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p152-160Palavras-chave:
Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas.Resumo
Neste artigo analisamos as demandas que emergem do processo de implantação da política de inclusão na Educação Especial no Brasil.Demandas referentes a novos sujeitos; a formação e prática, que envolve o debate
sobre o currículo, e o atendimento educacional na educação inclusiva. Este estudo tem por base pesquisas realizadas em municípios do Estado do Pará e,também, o levantamento bibliográfico sobre a educação inclusiva no Brasil, incluindo análise de documentos sobre a legislação referente à política da Educação Especial.O estudo aponta que há necessidade de se evidenciar as demandas, problematizar a política, que não atende as especificidades regionais, mas sobretudo, apontar pistas, caminhos teóricos e metodológicos para a inclusão escola e social do aluno público-alvo da Educação Especial.
Palavras-chave: Educação Especial. Política de Inclusão. Demandas contemporâneas.
SPECIAL EDUCATION / INCLUSIVE IN BRAZIL: conteporary demands
Abstract: In this article we analyze the emerging demands from the implementation process of inclusion policy on Special Education in Brazil. Demands related to new subjects; training and practice, evolving the debate on
curriculum, and educational services in inclusive education. This study is based on surveys conducted in municipalities in the State of Pará and, Also the literature on inclusive education in Brazil, including document analysis on
legislation referring to the Special Education policy. The study points out that there is need to highlight the demands, problematize politics, that does not meet specific regional characteristics, but above all, point out hints, theoretical and methodological approaches to include school and social of the Special Education student audience.
Keywords: Special education. Inclusion Policy. Contemporary demands.
EDUCACIÓN ESPECIAL/INCLUSIVA EN BRASIL: demandas contemporáneas Resumen: En este artículo analizamos las demandas que surgen del proceso de implementación de la política de inclusión en la Educación Especial en Brasil. Demandas relacionadas con nuevos sujetos, la formación y práctica, que implican el debate sobre el currículo y el atendimiento educativo en la educación inclusiva. Este estudio se basa en investigaciones realizadas en municipios del Estado de Pará y también la literatura sobre la educación inclusiva en Brasil, incluyendo el análisis de documentos de la legislación sobre la política de Educación Especial. El estudio señala que existe la necesidad de poner de relieve las demandas, cuestionar la política, que no cumple con las especificidades regionales, pero, sobre todo, señalar caminos, enfoques teóricos y metodológicos para la inclusión escolar y social del alumno público clave de la Educación Especial.
Palabras clave: Educación Especial. Política de Inclusión. Demandas contemporáneas.
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